História

Em 2007, por solicitação da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), iniciou-se um trabalho de planejamento e construção de uma ação chamada, à época, de Programa de Enfrentamento ao Uso de Drogas na USP. Foi realizado, por meio de questionário enviado a todas as unidades, um levantamento de todos os serviços e atividades em andamento na USP relacionados à temática do uso problemático de álcool e outras drogas. Em 2008, com base nos resultados, foi organizado um evento onde representantes desses serviços e atividades já existentes puderam apresentar seus projetos e participar da elaboração de propostas, juntos à Reitoria, relacionadas ao desenvolvimento de um programa que atendesse as necessidades da comunidade USP ligadas à temática.

Em 2009, através da Portaria GR 4387, a Reitoria criou a Comissão de Políticas de Enfrentamento ao Uso de Álcool e Drogas na USP. Faziam parte do grupo representantes de serviços e unidades da USP interessadas e com atividades relacionadas à temática: Hospital Universitário (HU), Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) – atual Superintendência de Assistência Social (SAS) -, Instituto de Psicologia (IP), Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina (FOFITO), Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (IPQ – HCFMUSP), e Departamento de Saúde da Reitoria. O grupo se reuniu regularmente durante os anos de 2011, 2012 e 2013, e,  como resultado desse trabalho, foi criado em 2012 o Acolhe USP – Programa de Acolhimento Relacionado ao Uso de Álcool e Outras Drogas, serviço que pretende expressar as proposições da comunidade USP no campo do cuidado em saúde relacionado ao uso problemático de álcool e outras drogas.