Autoavaliação do Programa

O Programa iniciou seu processo de autoavaliação em 2019, estruturado em um questionário elaborado com a participação dos docentes para ser aplicado aos estudantes do Programa. O questionário, é totalmente voltado para o planejamento estratégico do Programa porque leva em consideração as propostas feitas pelos estudantes para que o Programa passe por modificações para oferecer melhor suporte para sua formação didática e científica.

 

Neste quadriênio o processo de autoavaliação foi baseado em um questionário aplicado anualmente aos estudantes do Programa. O questionário, é totalmente voltado para o planejamento estratégico do Programa porque leva em consideração as propostas feitas pelos estudantes para que o Programa passe por modificações para oferecer melhor suporte para sua formação didática e científica. Exemplos de mudanças no Programa estimuladas pelas respostas dos estudantes ao questionário.

 

Em 2019, o Programa instituiu seu processo de autoavaliação por meio de questionário aos estudantes para avaliar os seguintes aspectos:

1) Como você avalia sua comunicação com os docentes do Programa?

2) Como você avalia sua comunicação com a coordenação do Programa?

3) Como você avalia sua comunicação com a secretaria do Programa?

4) Como você avalia o suporte da coordenação / secretaria ao gerenciamento do Programa?

5) Como você avalia a contribuição da interação do Programa com o ensino de Graduação para sua formação?

6) Como você avalia a contribuição do Programa de extensão que você participou para sua formação?

7) Como você avalia seu acesso à infraestrutura do Programa necessária para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa?

8) Como você avalia a ministração das disciplinas para sua formação?

9) Como você avalia o incentivo do seu orientador para produção científica e participação em congressos e cursos?

10) Como você avalia o suporte de seu orientador no desenvolvimento de sua dissertação / tese?

11) Como você avalia o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para melhorar sua formação como docente?

12) Quais mudanças no Programa você sugere para melhorar sua formação como docente?

13) Quais mudanças no Programa você sugere para melhorar sua formação como pesquisador?

14) Apresente críticas e sugestões para melhorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa.

15) Apresente críticas e sugestões para melhorar o suporte administrativo do Programa.

 

Este questionário está voltado para a autoavaliação tendo como base a opinião dos estudantes do Programa. A compilação das respostas mostra que, no geral, os estudantes estão satisfeitos com o Programa e com a formação que tem sido oferecida. Como exemplo de modificação resultante da avaliação dos estudantes, tem-se a reorganização da cronologia de oferecimento de algumas disciplinas para que a sequência de assuntos abordados apresente uma escala gradual de complexidade. A autoavaliação por parte do corpo docente tem sido feita de forma dinâmica e regular por meio de reuniões da CCP com os orientadores, nas quais diversos assuntos voltados para o planejamento estratégico do Programa são abordados e que em 2020 teve como foco a busca de estratégias para aumentar a disponibilização de bolsas para os estudantes. Como resultado dessa avaliação, as normas para a distribuição de bolsas de cotas do Programa foram reformuladas, criando-se métodos para estimular docentes e estudantes a solicitar bolsas para a FAPESP, uma vez que foi detectado que o Programa tem um corpo docente e discente com potencial para pleitear um número maior de bolsas daquela agência de fomento do que tem atualmente. Tanto discentes quanto docentes destacam em suas avaliações a produção intelectual robusta do Programa, que apesar de ser um Programa jovem, tem em seu quadro docentes altamente qualificados do ponto de vista científico. Esta avaliação positiva é justificada pela lista de produção e de destaques apresentada neste relatório, fruto da alta capacidade dos orientadores em obter verbas junto às agências de fomento e da qualidade do corpo discente. Quanto aos critérios de credenciamento e descredenciamento de docentes, estes fazem parte do regulamento de funcionamento do Programa e são fortemente baseados na capacidade do docente de orientar e produzir conteúdo científico de qualidade com seus orientados. Atualmente, mesmo atendendo a todos os critérios, tem-se buscado credenciar novos docentes que tenham disponibilidade de dedicação exclusiva ao Programa.