Estrutura Curricular

O objetivo do Programa é formar recursos humanos para o exercício da docência e da pesquisa no ensino superior. Para tanto, o Programa oferece aos futuros mestres e doutores conhecimentos básicos para que desenvolvam capacidades didática e criativa e senso crítico necessários para executar todas as etapas de uma investigação científica (planejar, desenvolver, interpretar e redigir textos), visando contribuir de forma relevante e inovadora ao avanço do conhecimento da área de Odontologia e também de áreas da saúde correlacionadas. Portanto, o objetivo tem grande coerência com a finalidade, mencionada no artigo 1º do Regimento da FORP/USP, de ministrar, desenvolver e aperfeiçoar o ensino da Odontologia em suas diferentes vertentes. Atingir tal objetivo implica em constante monitoramento e, se necessário, atualização das linhas de pesquisa e estrutura curricular para buscar unidade entre estas e os projetos de pesquisa e, consequentemente, as dissertações e teses desenvolvidas no Programa. Em função de sua especificidade, o Programa de Biologia Oral não é compartimentalizado em áreas de concentração e possui 03 linhas de pesquisa, (1) biomarcadores morfológicos moleculares aplicados à Odontologia, (2) fisiopatologia clínica e experimental e (3) reparo tecidual, biocompatibilidade e toxicidade, com as quais as disciplinas oferecidas e os projetos de pesquisa têm grande aderência, além de permitir a interação entre as linhas de pesquisa, conforme mostrado abaixo para as disciplinas e no item “contexto” para os projetos de pesquisa. Mantendo o foco na coerência, um item que vem sendo constantemente atualizado no Programa, é a lista de disciplinas oferecidas, motivada pela demanda de conhecimento em tópicos ainda não abordados pelas disciplinas existentes ou pelo credenciamento de novos docentes. Prova disso é que o Programa iniciou suas atividades disponibilizando 90 créditos e hoje oferece 137, distribuídos em 30 disciplinas. Desses, os estudantes de mestrado devem cumprir 30 créditos, de doutorado (portadores do título de mestre), 30 créditos e de doutorado direto, 60 créditos. Com o objetivo de orientar os pós-graduandos com relação à seleção das disciplinas a serem cursadas, atualizamos, em 2019, a estrutura curricular, distribuindo as disciplinas em 3 grupos: formação básica, formação didática e formação em pesquisa, como indicado abaixo. Os números 1, 2 e 3 indicam com quais linhas de pesquisa as disciplinas estão relacionadas. Assim, 53% das disciplinas estão relacionadas com a linha de pesquisa (1) biomarcadores morfológicos moleculares aplicados à Odontologia, 80% com a (2) fisiopatologia clínica e experimental e 73% com a (3) reparo tecidual, biocompatibilidade e toxicidade.

 

Formação básica

Disciplinas que contribuem para a aquisição de conhecimentos básicos necessários aos mestres e doutores em Biologia Oral.

 

Disciplinas

  • Biologia celular e da matriz extracelular dos tecidos mineralizados (1,3)
  • Biologia celular e da matriz extracelular na patologia periodontal (1,2,3)
  • Biologia celular e tecidual no processo de odontogênese (2)
  • Biologia molecular do tecido ósseo (1,3)
  • Biomarcadores diagnósticos (1)
  • Biologia e função das células-tronco em tecidos normais e neoplásicos (1,2)
  • Fisiopatologia do sistema estomatognático (2)
  • Histologia do periodonto (2,3)

 

Formação didática

Disciplinas que contribuem para a aquisição de conhecimentos necessários ao exercício da atividade docente. Além da disciplina específica de didática, são oferecidas disciplinas de redação e de seminários, nas quais os estudantes são preparados para a elaboração de textos científicos e apresentação oral de material previamente preparado. Os estudantes têm a oportunidade de participar do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o qual contribui para o desenvolvimento em termos de preparação e apresentação de material didático e permite a interação direta entre estudantes de Pós-Graduação e de Graduação.

 

Disciplinas

  • Didática para o curso de Odontologia (1,2,3)
  • Redação e apresentação de textos científicos (1,2,3)
  • Seminários de pesquisa em Biologia Oral (1,2,3)

 

Formação em pesquisa

Disciplinas que contribuem para a aquisição de conhecimentos necessários ao exercício da atividade de pesquisador. Esse grupo de disciplinas aborda tópicos fundamentais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, como os métodos empregados nas linhas de pesquisa do Programa, aspectos éticos e análise estatística.

 

Disciplinas

  • Análise crítica comparativa entre os diferentes métodos de reconstrução dos maxilares em implantodontia (2,3)
  • Aspectos moleculares e estruturais do esmalte dentário (1,2,3)
  • Efeito de drogas e fatores de crescimento na formação do tecido ósseo (3)
  • Engenharia de tecido ósseo (3)
  • Estatística aplicada I (1,2,3)
  • Estatística aplicada II (1,2,3)
  • Estatística aplicada III (1,2,3)
  • Ética em pesquisa (1,2,3)
  • Ética em pesquisa com seres humanos (1,2,3)
  • Metodologias aplicadas em cultura de células na Biologia Oral (2)
  • Métodos aplicados para analisar o sistema estomatognático (2)
  • Métodos de avaliação de substitutos ósseos (1,3)
  • Modelos pré-clínicos para o estudo da cicatrização óssea (2,3)
  • Planejamento experimental in vivo em cirurgia buco-maxilo-facial (2,3)
  • Seminários de pesquisa em Odontologia (1,2,3)
  • Tópicos de pesquisa em pacientes sistemicamente comprometidos (2)
  • Tópicos em pesquisa em cirurgia buco-maxilo-facial (2,3)
  • Tópicos especiais em osteoporose (2)
  • Uso do laser em baixa intensidade na área da saúde: análise de métodos de pesquisa e importância clínica (2,3)