Histórico e Evolução

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Biologia Oral da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP/USP), em níveis de mestrado e doutorado, entrou em funcionamento em 08/04/2015, aprovado pela CAPES com conceito inicial 04. O Programa foi criado com o objetivo de formar recursos humanos para o exercício da docência e da pesquisa no ensino superior. Para tanto, o Programa oferece aos futuros mestres e doutores conhecimentos básicos para que desenvolvam capacidades didática e criativa e senso crítico necessários para atuar no ensino e executar todas as etapas de uma investigação científica (planejar, desenvolver, interpretar e redigir textos), visando contribuir de forma relevante e inovadora ao avanço do conhecimento da área de Odontologia. O Programa é voltado para qualificar não somente os profissionais da Odontologia, mas também para aqueles de áreas da saúde correlacionadas. No quadriênio 2013-2016, o Programa foi avaliado ao final de 1 ano e 8 meses de funcionamento e manteve o conceito 04. Portanto, trata-se de um Programa jovem que vem buscando se consolidar como referência e com excelência na área básica no campo da Odontologia, além de buscar interdisciplinaridade com as demais áreas de saúde, que será agora avaliado pela primeira vez em um quadriênio completo.

A área de Biologia Oral foi criada dentro do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Reabilitação Oral) da FORP/USP em 2005 e esteve em funcionamento até 2015. Nesse período, 45 estudantes defenderam suas dissertações, sendo 27 bolsistas (14 FAPESP, 08 CAPES e 05 CNPq). A qualidade do curso foi comprovada pelas notas 05 obtidas nas avaliações da CAPES realizadas no período em que a Biologia Oral fez parte do Programa de Odontologia (Reabilitação Oral). A evolução do Programa e dos docentes evidenciou aspectos específicos de cada área que justificaram a criação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral. Com o apoio da Unidade e a concordância do Programa de Odontologia (Reabilitação Oral), foi elaborada a proposta para a criação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral na FORP/USP, em níveis de mestrado e doutorado, aprovada em todas as instâncias da USP e em seguida pela CAPES, em janeiro de 2013, com conceito inicial 04. Após a aprovação, 08 dos 13 docentes credenciados como orientadores solicitaram o descredenciamento e, portanto, foi necessária a reformulação do Programa. Nesse processo, foram credenciados 07 novos docentes, 19 disciplinas e 06 laboratórios, resultando em um Programa que iniciou suas atividades com quadro docente constituído por 12 orientadores, todos comprometidos com o ensino da Odontologia na Graduação e na Pós-Graduação. Destes, 83% eram bolsistas na modalidade Produtividade do CNPq, um aumento em relação à proposta original, a qual apresentava 62%. O número de créditos oferecidos, em disciplinas, aumentou de 81 para 90. Cumpre salientar que, os ajustes foram realizados de forma a manter o objetivo do Programa e a preservar e/ou melhorar as características da proposta inicialmente apresentada, com foco em Biologia Oral. Assim, a proposta cumpria e continua cumprindo integralmente a finalidade, mencionada no artigo 1º do Regimento da FORP/USP, de ministrar, desenvolver e aperfeiçoar o ensino da Odontologia. Atualmente, o Programa apresenta quadro docente com 15 orientadores, sendo que 7 (46,67%) compõem o núcleo duro, ou seja, orientam exclusivamente neste Programa, e oferece 30 disciplinas que totalizam 137 créditos, garantindo, dessa forma, a diversificação na formação dos seus estudantes.

Conforme já mencionado, o Programa entrou em funcionamento em 08/04/2015, com a aprovação em processo seletivo e o ingresso de 10 estudantes de mestrado e 06 estudantes de doutorado. Desde então, foram realizados a cada semestre sucessivos processos seletivos para o ingresso de estudantes de mestrado e doutorado. Ressalta-se que em 2017 já houve a titulação de mestres e doutores. Segue abaixo a relação dos ingressantes e titulados pelo Programa:

Segundo semestre/2015: ingresso de 06 estudantes de mestrado e 05 estudantes de doutorado.

Início: fevereiro de 2016.

Primeiro semestre/2017: ingresso de 08 estudantes de doutorado.

Início: julho de 2017.

Titulação /2017: foram titulados 09 mestres e 03 doutores.

Primeiro semestre/2018: ingresso de 07 estudantes de mestrado e 06 de doutorado.

Início: segundo semestre de 2018.

Titulação/2018: foram titulados 05 mestres e 01 doutor.

Segundo semestre/2018: ingresso de 10 estudantes de mestrado, 05 de doutorado e 02 de doutorado direto.

Início: fevereiro de 2019.

Primeiro semestre/2019: ingresso de 02 estudantes de mestrado e 01 de doutorado.

Início: segundo semestre de 2019.

Titulação/2019: foram titulados 01 mestre e 07 doutores.

Segundo semestre/2019: ingresso de 08 estudantes de mestrado e 02 de doutorado.

Início: fevereiro de 2020.

Primeiro semestre/2020:  ingresso de 06 estudantes de mestrado e 02 de doutorado.

Início: segundo semestre de 2020.

Titulação/2020: foram titulados 02 mestres e 01 doutor.

No quadriênio avaliado, foram titulados 17 mestres e 12 doutores.

Em 2020 o Programa contava com cota de 05 bolsas de doutorado e 04 de mestrado da CAPES, e seus orientadores obtiveram, no ano de 2020, 02 bolsas de mestrado, 02 bolsas de doutorado e 01 bolsa de doutorado direto da FAPESP. Há ainda 05 estagiários de Pós-doutorado, sendo 02 bolsistas FAPESP, 01 bolsista PNPD e 02 não bolsistas, 01 Jovem Pesquisadora FAPESP, com auxílio à pesquisa e bolsa, e em 2015 foi finalizado um estágio de Pós-doutorado com bolsa FAPESP.

 

Resumo do quadriênio

Corpo Docente

  • 15 docentes credenciados como orientadores permanentes.
  • 07 orientadores (46,66%) são bolsistas na modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq, sendo, 02 nível 1B, 2 nível 1C e 03 nível 2.
  • 73% dos orientadores tem índice h igual ou superior a 10 na base de dados ISI Web of Knowledge e 40%, igual ou superior a 20.

 

Corpo discente

  • Em dezembro de 2020 estavam matriculados 25 estudantes de mestrado e 17 de doutorado, sendo 02 de doutorado direto.
  • Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020 foram titulados 17 mestre e 12 doutores.
  • Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020, os docentes do programa orientaram 78 alunos de iniciação científica com bolsa, sendo 48 FAPESP, 20 CNPq e 10 Pró-Reitoria de Graduação USP.

 

Produção

  • Os docentes do Programa publicaram, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020, um total de 270 artigos completos (média de 18,00 por docente). Desses, 236 foram publicados em periódicos classificados pelo Qualis-CAPES na área de Odontologia (71 A1, 71 A2, 25 B1, 27 B2, 17 B3 e 17 B4, 6 B5 e 2 C).
  • Dos 270 artigos publicados: 66 (24,72%) contam com pelo menos um autor de Instituição estrangeira e 167 (62,55%) contam com pelo menos um autor de Instituição brasileira além da FORP/USP.
  • Livros: 02.
  • Capítulos de livros: 22.
  • Resumos em anais de eventos: 274.
  • Apresentações em eventos: 237.
  • Cursos de curta duração: 61.
  • Artigos em jornais: 14.
  • Organização de evento: 11.
  • Programa de rádio ou TV: 23.
  • Serviços técnicos: 44.
  • Desenvolvimento de material didático e instrucional: 17.

 

Resumo do ano 2017

Corpo docente

  • 12 docentes credenciados como orientadores permanentes.
  • 75% dos orientadores são bolsistas na modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq.
  • 83% dos orientadores tem índice h igual ou superior a 10 na base de dados ISI Web of Knowledge e 33%, igual ou superior a 20.

 

Corpo discente

  • Até dezembro de 2017 estavam matriculados 05 estudantes de mestrado e 16 de doutorado.
  • Entre janeiro e dezembro de 2017 foram titulados 09 mestres e 03 doutores.

 

Produção

  • Os docentes do Programa publicaram, em 2017, um total de 79 artigos completos (média de 6,5 por docente). Desses, 77 foram publicados em periódicos classificados pelo Qualis-CAPES na área de Odontologia (15 A1, 23 A2, 9 B1, 8 B2, 9 B3, 6 B4, 6 B5 e 1 C).
  • Capítulos de livros (2017): 01.
  • Resumos em anais de eventos (2017): 68.
  • Artigos em jornal (2017): 02.
  • Apresentações em eventos (2017): 78.
  • Cursos de curta duração (2017): 17.
  • Organização de evento (2017): 01.
  • Programa de rádio ou TV (2017): 02.
  • Serviços técnicos (2017): 06.

 

Resumo do ano 2018

Corpo Docente

  • 11 docentes credenciados como orientadores permanentes.
  • 2 docentes credenciados como orientadores específicos.
  • 61,54% dos orientadores são bolsistas na modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq.
  • 83% dos orientadores tem índice h igual ou superior a 10 na base de dados ISI Web of Knowledge e 33%, igual ou superior a 20.

 

Corpo discente

  • Em dezembro de 2018 estavam matriculados 06 estudantes de mestrado e 19 estudantes de doutorado.
  • Entre janeiro e dezembro de 2018 foram titulados no Programa 05 mestres e 01 doutor.

 

Produção

  • Os docentes do Programa publicaram, em 2018, um total de 73 artigos completos (média de 5,61 por docente). Desses, 67 foram publicados em periódicos classificados pelo Qualis-CAPES na área de Odontologia (25 A1, 20 A2, 6 B1, 7 B2, 3 B3, 5 B4 e 1 C).
  • Capítulos de livros: 12.
  • Resumos em anais de eventos: 51.
  • Apresentações em eventos: 54.
  • Curso de curta duração: 19.
  • Artigos em jornais: 04.
  • Programa de rádio ou TV: 02.
  • Serviços técnicos: 24.
  • Organização de evento: 05.

 

Resumo do ano 2019

Corpo Docente

  • 14 docentes credenciados como orientadores permanentes.
  • 50% dos orientadores são bolsistas na modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq.
  • 83% dos orientadores tem índice h igual ou superior a 10 na base de dados ISI Web of Knowledge e 33%, igual ou superior a 20.

 

Corpo discente

  • Em dezembro de 2019 estavam matriculados 15 estudantes de mestrado e 18 de doutorado, sendo 02 de doutorado direto.
  • Entre janeiro e dezembro de 2019 foram titulados 01 mestre e 07 doutores.

 

Produção

  • Os docentes do Programa publicaram, em 2019, um total de 49 artigos completos (média de 3,50 por docente). Desses, 42 foram publicados em periódicos classificados pelo Qualis-CAPES na área de Odontologia (19 A1, 11 A2, 4 B1, 4 B2, 1 B3 e 3 B4).
  • Capítulos de livros: 02.
  • Resumos em anais de eventos: 82.
  • Apresentações em eventos: 54.
  • Cursos de curta duração: 13.
  • Artigos em jornais: 05.
  • Organização de evento: 04.
  • Programa de rádio ou TV: 01.
  • Serviços técnicos: 05.
  • Desenvolvimento de material didático e institucional: 01.

 

Resumo do ano 2020

  • 15 docentes credenciados como orientadores permanentes.
  • 07 orientadores (46,66%) são bolsistas na modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq, sendo, 02 nível 1B, 2 nível 1C e 03 nível 2.
  • 73% dos orientadores tem índice h igual ou superior a 10 na base de dados ISI Web of Knowledge e 40%, igual ou superior a 20.

 

Corpo discente

  • Em dezembro de 2020 estavam matriculados 25 estudantes de mestrado e 17 de doutorado, sendo 02 de doutorado direto.
  • Entre janeiro e dezembro de 2020 foram titulados 02 mestres e 01 doutor.

 

Produção

  • Os docentes do Programa publicaram, em 2020, um total de 69 artigos completos (média de 4,60 por docente). Desses, 50 foram publicados em periódicos classificados pelo Qualis-CAPES na área de Odontologia (12 A1, 17 A2, 6 B1, 8 B2, 4 B3 e 3 B4).
  • Capítulos de livros: 07.
  • Livros: 02.
  • Resumos em anais de eventos: 73.
  • Apresentações em eventos: 51.
  • Cursos de curta duração: 12.
  • Artigos em jornais: 03.
  • Organização de evento: 01.
  • Programa de rádio ou TV: 18.
  • Serviços técnicos: 09.
  • Desenvolvimento de material didático e institucional: 16.