Webinários MAC USP – Processos Curatoriais – Rede São Paulo

Data: 22/9 a 27/10/2020, terças-feiras, das 14h30 às 18h00
Transmissão ao vivo pelo canal do MAC USP no Youtube

Comumente, a curadoria é entendida como o momento de extroversão
dos acervos musealizados. O desafio aqui proposto visa ampliar essa compreensão ao refletir sobre a curadoria como processo de produção de conhecimento que envolve diversos saberes, perspectiva alinhado à pesquisa em desenvolvimento
pelo MAC-USP com apoio FAPESP “Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento” (Projeto temático processo nº 2017/07366-1).

A curadoria é, assim, reconhecida como um conjunto de ações que se desenvolve
em diversas etapas e abrange desde a aquisição/coleta de obras, passando pela documentação, catalogação, conservação, pesquisa, educação e extroversão
por diferentes meios.

22/9 – O ciclo curatorial no MAC USP – assista no Youtube
Essa sessão abordará o projeto curatorial  da mostra de longa duração Visões
da Arte no Acervo do MAC USP. Serão  apresentadas ações das diferentes equipes,
desde a definição do conceito curatorial,  conservação, documentação, educação até a produção e o suporte da biblioteca.

• 14H00 (ABERTURA) – Ana Magalhães (MAC USP)
  • 14H30 (MESA 1) – Helouise Costa (Curadoria], Rejane Elias (Conservação),
    Fernando Piola (Documentação)
  • 16H30 (MESA 2) – Evandro Nicolau (Educativo), Lauci Bortoluci (Biblioteca),
    Ana Farinha (Produção)

MEDIADORA: Beatriz Cavalcanti [MAC USP] DEBATEDORES: Julia Abs e Josias Padilha [PGEHA] RELATORA: Marisa Bueno [PPGMus]

29/9 – Pesquisa e curadoria de arte na USP – assista no Youtube
Essa sessão tratará o modo pelo qual acervos, arquivos e coleções embasam projetos de pesquisa e em que medida esses projetos empregam estratégias curatoriais.

• 14H30 (MESA 1) – Tadeu Chiarelli (ECA USP), Agnaldo Farias (FAU USP), Ricardo Fabbrini (FFLCH USP)
  • 16H30 (MESA 2) – Dária Jaremtchuck (EACH USP), Rogério de Almeida (FE USP), Eduardo Morettin (ECA USP)

MEDIADORA: Marta Bogéa (FAU USP / MAC USP)
DEBATEDORES: Antonio Herci (PGEHA) e Gustavo Brognara (PPGMus)
RELATOR: Daniel Tapia (PGEHA)

6/10 – Pesquisa e curadoria em museus e coleções da USP – assista no Youtube
Essa sessão discutirá o papel da pesquisa e da curadoria nos museus estatutários e coleções da USP, bem como em um de seus institutos e duas unidades de ensino. Serão apresentadas, também, algumas das modalidades de extroversão de seus
respectivos acervos.

• 14H30 (MESA 1) – Paulo César Garcez Marins (MP USP), Camilo Mello Vasconcellos (MAE USP), Maria Isabel Landim (MZ USP)
  • 16H30 (MESA 2) – Ana Paula Cavalcanti Simioni (IEB USP), Mônica Junqueira de Camargo (FAU USP), Elizabeth Azevedo (ECA USP)

MEDIADOR: Rodrigo Queiroz (FAU USP / MAC USP)
DEBATEDORAS: Juliana Bittencourt Bovolenta (PPGMus) e Mélodi Ferrari (PGEHA)
RELATOR: Demócrito Mangueira Nitão Júnior (PPGMus)

13/10 – Pesquisa e curadoria em museus da cidade de São Paulo – assista no Youtube
Essa sessão terá como foco as especificidades do ciclo curatorial em diferentes museus da cidade de São Paulo. Os curadores convidados compartilharão suas experiências com acervos institucionais de diferentes tipologias e exposições de longa duração.

• 14H30 (MESA 1) – Felipe Chaimovich (FAAP), Fernando Oliva (MASP), Valéria Piccoli (Pinacoteca SP)
  • 16H30 (MESA 2) – Daniel Rincon Caires (Museu Lasar Segall), Henrique Siqueira (Museu da Cidade de São Paulo), Márcio Farias (Educador Independente)

MEDIADORA: Helouise Costa (MAC USP)
DEBATEDORAS: Isabel Rodrigues (PPGMus) e Joseane Alves Ferreira (PGEHA)
RELATOR: Antonio Rodrigues (PGEHA)

20/10 – Pesquisa e curadoria em institutos culturais – assista no Youtube
Essa sessão reunirá instituições culturais, de caráter museológico, que mobilizam seus arquivos para conceber um programa curatorial de exposições temporárias. As apresentações devem contribuir para uma reflexão na qual a história/memória institucional e/ou tais arquivos definem um programa curatorial, ou são
a fonte primordial de uma proposta de exposição.

• 14H30 (MESA 1) – Heloísa Espada (Instituto Moreira Salles SP), Priscila Arantes (Paço das Artes / PUC SP), Ana Pato (Memorial da Resistência)
  • 16H30 (MESA 2) – Sofia Fan (Itaú Cultural), Juliana Braga de Mattos (SESC SP), Jacopo Crivelli Visconti (Fundação Bienal de São Paulo)

MEDIADORA: Ana Gonçalves Magalhães (MAC USP)
DEBATEDORES: Luiza Giandalia Ramos (PPGMus) e Diogo Gomes dos Santos (PGEHA)
RELATOR: John Keven Nunes Silva (PPGMus)

27/10 – Pesquisa e curadoria nas Instituições de Ensino Superiorassista no Youtube
Essa sessão tratará da produção acadêmica dos programas de graduação e pós-graduação na tradução estética que possibilita a criação de um campo reconhecível para a curadoria na pesquisa centrada ou não em acervos.

• 14H30 (MESA 1) – Sônia Salzstein Goldberg (ECA USP), Gabriel Zacarias (UNICAMP), Letícia Coelho Squeff (UNIFESP)
  • 16H30 (MESA 2) – Sérgio Romagnolo (UNESP), Cauê Alves (PUC SP / MAM SP),
    Jane de Almeida (PUC SP/Universidade Mackenzie)

Realização: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – www.mac.usp.br