QUEM SOMOS

O presente projeto de formação articula docentes da Universidade de São Paulo de 6 unidades acadêmicas do Campus Capital. Cada unidade colabora com suas expertises na confecção e execução da proposta, a saber:

EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Unidade proponente) concentra o maior número de docentes e estudantes. Conta com uma equipe de seis docentes vinculados ao Ciclo Básico responsável pela formação humana dos estudantes do conjunto das graduações ga EACH; as carreiras de Gerontologia; Gestão de Políticas Públicas; Obstetrícia; Têxtil e Moda e aos Programas de Pós Graduação em Estudos Culturais e Mudança Social e Participação Política. A equipe trabalha temas relacionados a todos os ODS citados na proposta. o Docente Coordenador integra o corpo docente da EACH. Docentes: Alessandro Soares da Silva (Coord); Bibiana Graeff; Dária Jaremtchuk; Gustavo Menon; Graziela Serroni Perosa; Martin Jayo; Régia Cristina Oliveira; Soraia Ansara.

O CELACC foi criado em 1996, o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (Celacc) é um NAP- Núcleo de Apoio à Pesquisa da Universidade de São Paulo. O núcleo é coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira (ECA/USP).  O Celacc integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e os seus projetos abordam as seguintes linhas de pesquisa: 1 – Comunicação e Cultura na América Latina e 2 –Processo de Produção, Circulação e Fruição de bens culturais na América Latina. Os projetos desenvolvidos são financiados pelos órgãos de fomento à pesquisa como FAPESP, CAPES e CNPq. Atualmente o Celacc oferece três cursos de Pós-Graduação (lato-sensu), seguindo as seguintes áreas: ‘Mídia, Informação e Cultura’; ‘Gestão de Projetos Culturais’ e ‘Cultura, Educação e Relações Étnico- Raciais’. Mais informações: http://celacc.eca.usp.br/?q=pt-br

O CCMA – Centro Cultural Maria Antônia (PROCEU), conta com a participação de sua vice-Diretora, aportará os recursos de difusão do projeto e sua expertise em atenção à comunidade externa por meio de cursos de extensão. Também nos possibilitará melhor integração com as ações já desenvolvidas pela PROCEU no âmbito da promoção de direitos humanos. Docente: Dária Jaremtchuk.

A ECA – Escola de Comunicação e Artes conta com um docente do departamento de Jornalismo e estudantes de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, com pesquisadores doutores vinculados ao Centro de Estudos Latino-Americanos em Comunicação. O docente é também o vice-Coordenador da Proposta, Dennis de Oliveira. A equipe da ECA tem focado, em particular, em estudos que articulam Direitos Humanos, Igualdade de Gênero, Raça e Comunicação.

A FD – Faculdade de Direito integra a equipe com um docente e um Pós-Doutorando Voluntário. Ambos têm trabalhado os ODS no plano de direitos humanos e dado particular atenção ao tema dos imigrantes, refugiados e LGBTs. A dimensão jurídica dos Direitos humanos é fundamental para a transformação e enfrentamento das desigualdades, geração de igualdade de gênero e promoção da paz. A participação da FD também oportuniza a participação de docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Direito (Direitos Humanos). Docente: Guilherme Assis Almeida.

A FFLCHFaculdade de Filosofia, Letras e História , aporta um importante contribuição na análise do território no qual o projeto será implementado. Por meio dos estudos das territorialidades relacionadas com as questões de gênero, Raça/Etnia LGBTs e Imigração é possível entender como as ODS destacadas nesse projeto ganham vida nas dinâmicas da cidade e dos territórios que a formam. E isso nos possibilita mapear as dinâmicas desses grupos na Cidade de São Paulo. Integra a equipe uma docente e estudantes de doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Docente: Fernanda Padovesi Fonseca

O IEB – Instituto de Estudos Brasileiros com sua larga tradição de investigação sobre o Brasil, contribui para entendermos aspectos culturais da dinâmica nacional. De modo particular, o instituto associa-se aos docentes da EACH e da FFLCH para aprofundar as dinâmicas da Cidade, visto que esta tem sido a temática que mais tem sido trabalhada pelo docente que representa essa unidade. Docente: Jaime Tadeu Oliva.