Site da USP
\ Universidade de São Paulo - Sites > Laboratório de Etnopsicologia > Publicações > “Máscaras do Conservadorismo em Psicanálise e Possíveis Antídotos”

“Máscaras do Conservadorismo em Psicanálise e Possíveis Antídotos”

O Dossiê Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política (RedIPPol) publicou o artigo “Máscaras do Conservadorismo em Psicanálise e Possíveis Antídotos”, de autoria do Prof. Dr. José Francisco Miguel Henriques Bairrão. Os trabalhos presentes na atual edição abrangem os temas discutidos no Encontro Preparatório do Congresso de fundação da RedIPPol em 2018, a qual consiste em uma cooperação inter-universitária entre pesquisadores brasileiros e chilenos.

A publicação está disponível neste link.

Resumo
A teoria e a prática psicanalítica costumam ser subjugadas e manietadas por formas de conservadorismo suscetíveis de incidir nos âmbitos ontológico, epistemológico, teórico, metodológico, clínico e político. Desta forma, não apenas se afastam dos seus fundamentos, como se tornam pouco úteis para o enfrentamento de desafios ético-políticos contemporâneos. Para prevenir esse risco, sugere-se uma dupla estratégia: a retomada rigorosa dos fundamentos da psicanálise e o recurso à etnopsicanálise, esta última entendida como uma disciplina complementar à primeira, pois pode contribuir para que a categoria de alteridade não seja reduzida a um mero conceito esvaziado da diversidade étnica e desatento à multiplicidade de agências.

Palavras-chave: Psicanálise e Política, Conservadorismo, Psicanálise-Metodologia, Etnopsicanálise, Etnopsicologia.