Graduação

24 de julho de 2019

Iniciação Científica

Camila Basso. Desenho de políticas públicas sob a perspectiva da economia comportamental: Revisão sistemática de literatura para produção de evidências em gestão do setor público. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2020-2021.

João Vitor Marques Teodoro de Lima. Análise dos padrões de uso do Sistema Único de Saúde por segurados de planos de saúde privados, 2005-2017. Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB). EACH-USP; 2019-2020.

Julia Carvalho Adolphs Ramalho. Gestão de organizações sociais de saúde e cultura à luz do orçamento por resultado: Análise comparativa da alocação dos recursos orçamentários no terceiro setor. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2020-2021.

Leonardo Moreira. Análise do uso de valores e ressarcimento de serviços de saúde por beneficiários de planos privados no Sistema Único de Saúde 2005-2017. 2020-2021. Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). EACH-USP; 2020-2021.

Juliano Tuschtler Araújo Carvalho. Modelos de contratualização de saúde no estado de São Paulo: Estudo de caso dos Hospitais Regionais de Sorocaba e São José dos Campos. Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB). EACH-USP; 2019-2021.

Carolina Thalya Silva Paulino. Associação entre programas federais de suplementação e fortificação de alimentos com ferro em relação à ocorrência de internações por anemia ferropriva no Brasil. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2019-2020.

Lucas Akio Iza Trindade. Evolução e determinantes dos custos diretos de internações hospitalares relacionadas à hipertensão arterial em municípios brasileiros, 2008-2018. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2018-2019.

Amanda Gregorio dos Santos. Associação entre atenção básica pré-natal, atendimentos obstétricos e mortalidade materna no Brasil: Uma análise de dados do Sistema Único de Saúde entre 1998 e 2016. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2017-2018.

Guilherme Silva Lamana Camargo. Políticas públicas de educação e efeitos sobre emprego: Uma análise de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para delineamento de estratégias de desenvolvimento econômico local. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). EACH-USP; 2017-2019.

Carla Danielli Fonseca. Destinação da produção agropecuária para cadeia industrial de alimentos no Brasil: Um estudo sobre efeito na oferta de alimentos in natura para população. Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC). FSP-USP; 2016-2017.

Marcus Vinicius Engler. Adesão das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) às políticas de fomento ao empreendedorismo: estudo comparativo entre duas microrregiões no Brasil e na Suíça. Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – Modalidade Empreendedorismo. EACH-USP; 2015-2016.

Mayra Figueiredo Barata. Papel do profissional de Nutrição na gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição para promoção da saúde pública. Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação (PUB). FSP-USP; 2015.

João Paulo Meningue Machado. Os determinantes da capacidade offshore outsourcing: Análise a partir da tecnologia da informação e comunicação. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). EACH-USP; 2014-2015.

Diego Pugliese Tonelotto. Estudo sobre o Incentivo à Estratégia de Saúde da Família – QUALIS do estado de São Paulo. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2012-2013.

Beatriz Gaspar Caraça. Política nacional de saúde bucal: O estudo do eixo promoção e proteção da saúde. Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC). EACH-USP; 2011-2012.

Caroline Miranda Sampaio. Análise de estratégias na carreira política dos deputados federais paulistas no período de 1991 a 2008. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2009-2010.

Cintia Hiromi Mizuno. Políticas públicas de saúde: O papel da promoção de ações preventivas sobre a saúde no gênero masculino. Programa Ensinar com Pesquisa. EACH-USP; 2008-2009.

Felipe Gonçalves Brasil. Políticas públicas de saúde: O papel da promoção de ações preventivas sobre a saúde no gênero masculino. Programa Ensinar com Pesquisa. EACH-USP; 2008-2009.

Guilherme Gonçalves Bohmer. Ações de combate à desnutrição: A implantação de programas de transferência de renda e seus efeitos sobre a saúde infantil. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). EACH-USP; 2006-2007.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso

2022

Andreza Ruiz Moreno Alves. Associação entre indicadores de saúde relacionados aos transtornos de aprendizado entre crianças e adolescentes nos municípios brasileiros, 1996-2019. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Gustavo Biandi Moro. Políticas públicas de saúde e ações privadas para promoção da atividade física no Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Lucas Pereira Sperandio. O limite das concessões à iniciativa privada no saneamento básico brasileiro: Um estudo analítico à luz da onda mundial de remunicipalização dos serviços de água e esgoto. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Luiza Pennachin Gutierrez. Processo de incorporação do emicizumabe para tratamento de hemofilia tipo A no Sistema Único de Saúde (SUS): Análise de diferenças entre planejamento e implementação orçamentária. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

2021

Beatriz Ujvari Mendes. Análise de sobrevida de pacientes com câncer de próstata no estado de São Paulo: Efeito da escolaridade e agilidade de início do tratamento sobre custos e desfechos em saúde. Bacharelado em Farmácia e Bioquímica – Universidade de São Paulo.

Carolina Thalya da Silva Paulino. Associação entre programas federais de suplementação e fortificação de alimentos com ferro em relação à ocorrência de internações por anemia ferropriva no Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Clara Israel Cardoso Martins. O Programa de Alimentação Escolar na cidade de São Paulo: Uma análise sobre o papel do Estado no acesso dos escolares à alimentação orgânica e de origem agroecológica. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

David Alan Rodrigues de Souza. Evolução e fatores associados às hospitalizações relacionadas à desnutrição e suas sequelas no Sistema Único de Saúde entre 2008 e 2020. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Júlia Carvalho Adolphs Ramalho. Gestão de Organizações Sociais de saúde e cultura à luz do Orçamento por Resultado: Análise comparativa da alocação dos recursos orçamentários no terceiro setor. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Juliano Tuschtler Araújo Carvalho. Modelos de contratualização de saúde no estado de São Paulo: Estudo de caso dos Hospitais Regionais de Sorocaba e São José dos Campos. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Marina Kiyoko Yamaguchi Kume. Políticas de saúde bucal nos municípios de São Paulo de 2008 a 2020: Efeitos da fluoretação da água e outras medidas preventivas. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Vinicius Bezerra Medeiros. Cost-benefit and cost-effectiveness analysis of physical activity programs in primary health care: A systematic review. Bacharelado em Educação Física Universidade de São Paulo.

2020

Anna Carolina Saes Ferreira. Rotulagem nutricional frontal em embalagens de alimentos processados: Panorama e evolução da regulamentação internacional. Bacharelado em Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo.

Lucas Akio Iza Trindade. Fatores sociodemográficos associados ao comportamento em saúde e estilo de vida entre adultos brasileiros: Análise de dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis – VIGITEL 2008-2017. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2019

Calebe Bueno Alves Coelho. Políticas públicas de educação: Formação de capital humano como fator associado ao desenvolvimento socioeconômico no município de Araçatuba. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Carla Danielli Fonseca; Maria Laura Bicudo Ting. Evolução de indicadores de estilo de vida e potencial influência de políticas públicas na saúde da população brasileira, 2006-2017. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

Flavia Emiko Kojima. Gestão da alimentação escolar em creches municipais de Mogi das Cruzes: Limites e desafios ao papel do nutricionista. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

Ishmaiha Hyunki Kim; Luiza Schenker Guimarães. Análise do perfil nutricional e alegações em saúde de alimentos congelados e resfriados: Estudo de caso múltiplo no município de São Paulo. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

Jéssica Medeiros Mota. Sistemas públicos de saúde: Uma comparação entre Inglaterra, Costa Rica e Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Juliana La Farina Rodovalho. Estratégias em marketing de alimentos: Análise comparativa de sinalização front of pack em diferentes países. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

Thomas Piva Figueiredo. Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo: Um olhar sobre distribuição dos médicos das equipes do programa nos distritos, 2010-2018. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2018

Ana Carolina Nemézio Rainho. Análise das informações nutricionais na comunicação ao consumidor entre cereais matinais de empresas multinacionais de alimentos atuantes no Brasil. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

Erick Augusto Eguchi. Análise de custos e desfechos em saúde associados a protocolos de tratamento multiprofissional da obesidade no Sistema Único de Saúde. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

Felipe Lima Santos. Políticas públicas de alimentação e nutrição no Brasil: Uma análise dos potenciais impactos na saúde da população infantil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Giovana Cantelli Gallassi. Orçamento da Seguridade Social: Uma análise da evolução na distribuição de recursos para assistência social e potenciais efeitos no desenvolvimento econômico. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Marta Natalina Fedel. Competência e autonomia das instituições públicas na regulação do setor de saúde no Brasil: Estudo de caso da atuação da ANVISA na polêmica da fosfoetanolamina. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Nicole Samanta Dantas Reis. Avaliação do conteúdo de alimentação e nutrição publicado na mídia social Instagram por influenciadoras digitais. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

 

2017

André Bento Chaves Santana. Análise de dados de consumo alimentar para avaliação da qualidade da dieta em populações de baixa renda no Brasil. Bacharelado em Nutrição – Universidade de São Paulo.

Bruno Zanardo Milanez. Servizio Sanitario Nazionale (SSN): Evolução do modelo de gestão e financiamento do sistema público de saúde italiano. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Erica Mutsumi Hamamura. Análise do potencial de ação nutrigenômica e epigenética do ácido fólico como base para avaliação da política pública de fortificação de alimentos. Bacharelado em Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo.

Gabriela Fernandes Camacho. Análise de indicadores de composição e assistência básica de equipes da Estratégia de Saúde da Família em nível regional, 1998-2015. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

João Paulo Meningue Machado. Avaliação da qualidade de serviços de saúde pelos usuários no Brasil: Uma análise da evolução do sistema de saúde nacional, 1998-2013. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Karina Silva Gigliozzi. Transição demográfica no Brasil: Análise de indicadores de assistência à saúde do idoso no contexto do Sistema Único de Saúde. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Maicira Gallucci Lopes. Viabilização da informatização do sistema público de saúde no município de Santo André, São Paulo. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Victor Hugo Tatsukawa. Mercado de medicamentos genéricos no Brasil: Uma análise do efeito concorrencial baseada nos estudos de caso do bortezomibe e tadalafil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2016

Adriana Barbosa Neto. Regulação em saúde no Brasil: O papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar no segmento de seguros de saúde. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Alinne Ferreira Motta. Efeito dos programas federais de suplementação de ferro sobre indicadores municipais de atendimento hospitalar e mortalidade por anemia ferropriva, 2005-2016. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Philippe de Morais Gama. Subsídios cruzados nos acordos diplomáticos de previdência social: Brasil, Espanha e Portugal. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Rafael Ribeiro Mendes Coelho. Avaliação de custos e resultados do planejamento de comunicação para gestão estratégica da prescrição farmacêutica: Estudo de caso da Farmadoctor São Miguel. Bacharelado em Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo.

 

2015

Aline Del Giudice Penha. Análise farmacoeconômica do processo de desospitalização utilizando ertapeném em pacientes com infecção do trato urinário. Bacharelado em Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo.

Bruno Menon Nascimento. Decreto 7.508/2011 – O desafio da contratualização interfederativa para fortalecimento do modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Caique Cardoso Alberto. Financiamento governamental no setor de saúde: Análise das implicações da PEC 55/2016 sobre planejamento e execução de gastos federais. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Diego Pugliese Tonelotto. Modelos de gestão dos sistemas públicos de saúde: Estudo comparativo entre Brasil, Portugal e Espanha. Duplo Diploma Bacharelado em Direção e Gestão Pública – Universidade de Vigo / Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo. [Coorientação em parceria com Prof. Dr. Celso Cancela Outeda].

Marcus Vinicius Bollini Engler. Políticas de estímulo e fomento às micro, pequenas e médias empresas: Uma análise de dados macroeconômicos com estudo de caso comparativo entre Brasil e Suíça. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Rodrigo Souza Neves. Sob a mira do Estado: um panorama evolutivo da legislação relacionada às políticas públicas sobre armas de fogo no Brasil (1500-2017). Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2014

Luís Paulo Barros Mamprin. Project finance: Um estudo de caso de financiamento de projetos de infraestrutura em instituição financeira no Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Priscilla Molino de Oliveira. Histórico e evolução das políticas públicas para saúde mental no Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Vitor Bini Teodoro. A cirurgia bariátrica como uma política pública de combate à obesidade e de redução de custos nos sistemas públicos de saúde: Uma comparação entre Brasil e Espanha. Duplo Diploma Bacharelado em Direção e Gestão Pública – Universidade de Vigo / Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo. [Coorientação em parceria com Prof. Dr. Xosé María Mahou Lago].

 

2013

Erik Keiti Hieda. Impacto do Estatuto do Desarmamento em saúde pública: Uma análise de indicadores de mortalidade e morbidade por causas externas no estado de São Paulo. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Rafael Freitas Santos. Avaliação econômica do uso de fentanil e sufentanil para analgesia pós-operatória em cirurgias oncológicas entre adultos no Sistema Único de Saúde. Bacharelado em Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo.

Natália Rocha Silva. Financiamento público na saúde: Uma análise dos gastos realizados pelos municípios brasileiros entre 2000 e 2010. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2012

Beatriz Gaspar Caraça. Análise da Política Nacional de Saúde Bucal: O estudo do eixo promoção e proteção da saúde. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Cinthia Granja Silva. Análise comparativa das características dos sistemas de saúde nas Américas. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Daniel Eduardo Neves. Análise dos impactos da produção, comercialização e consumo de transgênicos no Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Glaucia da Silva Gomes Ribeiro. Custo do diabetes mellitus no sistema público de saúde brasileiro: Uma análise de políticas públicas de prevenção, educação e controle. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Marcela Simões. Política brasileira de produção e distribuição de medicamentos antirretrovirais: Uma breve comparação de preços no Brasil e na América Latina. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Marcos Oliveira Rodrigues. Sobre a evolução da taxa de mortalidade infantil no município de São Paulo. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2011

Caroline Miranda Sampaio. Análise de estratégias na permanência em carreira política dos deputados federais paulistas no período de 1991 a 2008. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Diego Minoda Monteiro. Saúde pública e direito privado no Sistema Único de Saúde: Universalidade, integralidade e dispêndio em medicamentos no Programa Nacional DST/AIDS. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Juliana Gomes da Silva. Orçamento público em saúde: Uma análise do cumprimento da Emenda Constitucional 29/2000 nos estados brasileiros. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Karina Soares da Vitória. Análise de indicadores do Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional no Brasil entre 2007 e 2009. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Maisa Miotto. Coaching no setor público: A aplicação na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Brasil à luz da prática no governo federal dos Estados Unidos da América. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Thiago Von Zeidler Gomes. Análise da associação entre qualidade da infraestrutura na malha rodoviária brasileira e ocorrência de acidentes. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2010

Antonio Augusto Mesquita Gonçalves. Reforma do Estado: Entre a formulação e a implementação de uma política pública. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Cintia Hiromi Mizuno. O custo da obesidade no Brasil: A importância da avaliação econômica na tomada de decisão em políticas públicas de prevenção em saúde. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Danielli Guirado Pereira. Políticas públicas de alimentação e nutrição: Uma análise do ICMS na tributação de alimentos no Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2009

Igor Nogueira de Camargo. Previdência social no Brasil: Origem, desenvolvimento e análise introdutória do fator 95/85. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo. [Coorientação em parceria com Prof. Dr. Luís Eduardo Afonso (FEA-USP)].

Josino Fernandes Costa Junior. Políticas públicas de defesa da concorrência: O caso da indústria alimentícia do Brasil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

2008

Amanda Alves Tibério. Hospitais gerenciados por Organizações Sociais de Saúde e administração direta: Um estudo comparativo. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Daniel de Oliveira Pereira. Políticas públicas relacionadas à doação e realização de transplantes. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Erica Macedo Souza. O processo de terceirização da saúde no Estado de São Paulo: Estudo de caso do Hospital Geral do Grajaú. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Maurício da Silva Correia. Análise da influência da terceirização de serviços públicos sobre o processo de monitoramento e avaliação de políticas públicas: O caso da merenda escolar na cidade de São Paulo. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Paula Trottmann. O trabalho infantil, a assistência social e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

Ruben Diego Malta Ferreira. Evolução da disponibilidade de alimentos a partir da produção agrícola mundial. Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas – Universidade de São Paulo.

 

Outras Orientações e Supervisões

Monitoria

João Victor de Almeida. Desafios em gestão de políticas públicas no Brasil e sua vinculação aos fundamentos da economia. Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação. EACH-USP; 2022.

Leonardo Moreira. Da Introdução à Economia para Economia do Setor Público: Atividades de recuperação do ensino de economia em Gestão de Políticas Públicas. Programa de Apoio Pedagógico. EACH-USP; 2022.

Marcus Vinicius Engler. Monitoria da disciplina Introdução à Economia (ACH3531). Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação. EACH-USP; 2015.