O grupo

Missão

No Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) dedicamo-nos ao estudo da temática da violência envolvendo crianças e adolescentes, sejam como vítimas em situações caracterizadas como maus-tratos domésticos, sejam como autores em situações de violação de leis, especificamente as criminais. Considerando que ambas as problemáticas impactam negativamente o desenvolvimento infantil e, em essência, constituem-se em violação de direitos, ambas impõem a ação de políticas públicas e instituições. Buscamos compreender como essas problemáticas se desenvolvem, estudando seus mecanismos e fatores associados. Nesse contexto, coloca-se a questão do que as instituições e os profissionais precisam fazer diante de problemáticas tão complexas.

 

O GEPDIP busca dispor de informações robustas e sistematizadas que possam apoiar práticas profissionais de intervenção psicossocial em nível de prevenção e de tratamento do problema dos maus tratos infantis e da delinquência juvenil, sempre norteadas pela noção de proteção integral às crianças e aos adolescentes, tendo por base a garantia dos direitos desse segmento.

 

Sob coordenação da Profª. Drª. Marina Rezende Bazon, são realizadas pesquisas nessa área em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Além de atividades de formação de profissionais e de extensão.

 

Veja mais fotos acessando nossa galeria!