Projeto ISRD

Participação brasileira no International Self-report Delinquency Study (ISRD 4)

Resumo:

Os jovens necessitam de proteção especial contra a violência e têm direito à felicidade (ONU 1990) e é por isso que estamos dispostos a investir na produção de conhecimento que ajude no aperfeiçoamento das políticas de juventude, visando a construção de melhores sistemas educacionais e o fortalecimento das famílias e das comunidades.
Pesquisas com jovens de diferentes países, nos ajudam a compreender melhor essa fase da vida e perceber aquilo que é particular de cada cultura, o que é importante para desenvolver boas políticas.
O International Self Report Study é um estudo internacional e colaborativo que tem como objetivo descrever e explicar as experiências de jovens com a violência – infrações e vitimizações – , e desenvolver recomendações de prevenção e intervenções. Os resultados deste projeto serão utilizados para identificar novas áreas importantes de atuação, para reduzir a ocorrência de traumas e danos a crianças e jovens, bem como seus impactos.
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP), da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) tem uma que é responsável pela realização do International Self-Report Delinquency 4 (ISRD4) Study, no Brasil.

 

Conheça a equipe:

Prof. Dr. André Vilela Komatsu Currículo Lattes

Profª Drª Marina Rezende Bazon | Currículo Lattes

Me. Rafaelle C. S. Costa | Currículo Lattes

Ana Beatriz do Prado Schiavone Currículo Lattes

Me. Isabela Sbravatti Ferrari | Currículo Lattes

 

Mais sobre o projeto: 

 

Em países como o Brasil, onde as situações de violência envolvendo adolescentes como autores e como vítimas de violência, podem ser consideradas, em alguma medida, como endêmicas (Murray & Atilola, 2020), há que se investir na coleta mais sistemática de dados sobre os fenômenos da delinquência e da vitimização. Com o objetivo de colaborar nessa direção, o Grupo de Estudos de Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) passou a integrar a rede colaborativa do ISRD, nesta edição, e é a equipe responsável pela realização do International Self-Report Delinquency 4 (ISRD4) Study no Brasil.

O ISRD é o maior estudo internacional e colaborativo, entre pesquisadores de diferentes países, sobre delinquência e vitimização, na população adolescente. No contexto de globalização, estudos transculturais, com delineamento explicitamente comparativo (isto é, planejados desde o início, para viabilizar comparações entre países) têm se mostrado uma estratégia viável e útil para produção de conhecimento que atenda à necessidade dos formuladores de políticas públicas, de estarem informados sobre diferentes tipos de soluções para problemas comparáveis. 

A primeira edição do ISRD ocorreu entre 1991 e 1992, em 13 países, entre Europa e Estados Unidos. Mais de uma década depois, entre 2006 e 2008, a segunda edição foi conduzida (ISRD2), desta vez em 31 países. A terceira edição (ISRD3), organizada entre 2012 e 2019, aconteceu em 35 países. As atividades da quarta e atual edição do ISRD (ISRD4) tiveram início em 2020, com a colaboração entre 44 países. 

Os objetivos gerais deste amplo estudo são: 1) observar e comparar diferenças, similaridades e tendências em delinquência e vitimização na população de jovens de diferentes países; 2) explorar e testar questões teóricas relevantes a essas problemáticas, visando oferecer apontamentos baseados em evidências para a elaboração de políticas públicas. 

Isso é viabilizado a partir de três principais forças dos estudos ISRD. Primeiro, ele faz uso do método de autorrevelação, que há muito tem sido considerado uma medida mais válida e confiável para delinquência e para vitimização, em comparação a dados oficiais. Em segundo lugar, ele estabelece a aplicação de um instrumento de pesquisa padronizado e uma coleta de dados multinacional, que permite o estudo de semelhanças e diferenças entre países e testes de teorias, (controle social, tensão, aprendizagem social, bem como teorias baseadas no conceito de oportunidades). Terceiro, o ISRD é um projeto com continuidade, atualmente iniciando sua quarta edição (ISRD4), o que permite o rastreio de padrões de delinquência e de vitimização, ao longo do tempo, ou seja, a detecção das tendências estatísticas (Haen-Marshall et al., 2020). 

Os estudos no escopo do ISRD estabelecem a aplicação de um questionário comum, o qual vem se aperfeiçoando ao longo dos anos, mediante sua aplicação em edições anteriores.  O Questionário ISRD4 (Marshall et al., 2020) é composto por três módulos. 1) Um módulo com questões obrigatórias e básicas, que devem se manter a cada edição do estudo; 2) Um módulo com questões obrigatórias e flexíveis, que são alteradas a cada nova edição do estudo, de acordo com temas atuais (nesta edição, As questões flexíveis abordarão delitos e vitimização online/no ambiente virtual) ; 3) Um módulo com questões opcionais, que podem ser propostas por cada país, de acordo com temáticas relevantes em seu contexto sociocultural (Marshall et al., 2020). No caso do Brasil, as questões opcionais são referentes a indicadores de problemas de saúde mental, com base em revisão de literatura realizada pelos pesquisadores do GEPDIP (ver Costa et al., 2021)

 

 

Referencias: 

Costa, R. C., Buoso, F. P., Romano, T. V. M., & Bazon, M. R. (2021). Contribuições da literatura internacional para o cuidado em saúde mental de adolescentes em conflito com a lei no Brasil. DESIDADES: Revista Electrónica de Divulgación Científica de la Infancia y la Juventud, (29), 100-116.

Haen-Marshall, I., Birkbeck, C. H., Enzmann, D., Kivivouri, J., Markina, A., & Steketee, M. (2022). International self-report delinquency (ISRD4) study protocol: background, methodology, and mandatory items for the 2021/2022 survey.

Murray, J., & Atilola, O. (2020). Determinants of youth crime in low-income and middle-income countries. The Lancet Child & Adolescent Health4(2), 96-98. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(19)30378-5