Projeto SAFE

Competências sócio-emocionais e comportamento antissocial em adolescentes-meninas expostas a experiências adversas: análise comparativa entre Chile e Brasil (SAFe)

Ou 

Socio-emotional competencies and antisocial behavior in adolescents-girls exposed to adverse experiences: comparative analysis between Chile and Brazil (SAFe)

 

Resumo: 

 

  • A partir da possibilidade de acordo de cooperação entre grupos de pesquisa brasileiro, por intermédio de financiamento FAPESP, da Universidad de la Frontera (UFRO), em Temuco, Chile, uma equipe do GEPDIP – Grupo de Estudos de Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) – integrou esse projeto colaborativo. 
  • A pesquisa avalia a exposição a experiências adversa em adolescentes de segmentos socialmente vulneráveis da população, visando verificar seu desdobramento em termos de condutas sociais (anti e pró-sociais) e o papel das habilidades socioemocionais (empatia e autocontrole), nesse processo.
  • Há especial interesse pelos processos de resiliência, pelos efeitos do gênero e da cultura
  • Visando a realização de estudos comparativos entre os países participantes, esta pesquisa segue uma metodologia/procedimentos padronizados (um desenho explicitamente comparativo), acordados entre os pesquisadores brasileiros e chilenos. 

Conheça a equipe: 

Prof. Dr. André Vilela Komatsu Currículo Lattes

Profª Drª Marina Rezende Bazon | Currículo Lattes

Rafael Franco Dutra Leite | Currículo Lattes

Pâmela Virgínia dos Santos | Currículo Lattes

 

Mais sobre o projeto:

 

  • A América Latina é a região com maiores índices  de  violência  no  mundo e  crianças e adolescentes são os principais grupos afetados pela violência, às vezes como vítimas, às vezes como perpetradores.
  • Os jovens compõem, assim, um segmento vulnerável à violência.
  • Políticas de proteção social para este segmento específico da população parecem essenciais, especialmente para aqueles de classe socioeconômica mais baixa, que vivem em áreas periféricas de cidades, frequentemente expostas à violência comunitária.
  • Em parceria com uma equipe de pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidad de La Frontera, no Chile, o projeto SAFe tem como objetivo avaliar os efeitos de experiências adversas na infância no desenvolvimento de comportamentos sociais, focalizando processos de resiliência que podem estar atrelados às competências socioemocionais. 
  • A comparação transcultural entre Brasil e Chile torna a pesquisa inovadora, pois se poderá também verificar o quanto a cultura favorece ou desfavorece certos processos de risco ou de proteção. 
  • No Brasil, o Grupo de Estudo de Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) tem trabalhado com dados de amostras de adolescentes de Ribeirão Preto e Franca, cidades do estado de São Paulo.
  • Além disso, o projeto colabora para a adaptação de instrumentos tanto para a realidade brasileira quanto para a chilena. Alguns dos instrumentos utilizados não eram adaptados para a população pesquisada.
  •  Como há o investimento FAPESP, isso contribuiu para a implementação de inovações na metodologia de coleta de dados,  por meio do desenvolvimento de aplicativos para o uso de tablets na coleta – em substituição às coletas de dados com lápis e papel.

 

Resultados esperados

 

  • O conhecimento que será produzido, pautado em evidência científica, pode vir a subsidiar políticas de proteção à infância e à adolescência na América Latina – uma vez que o enfoque comparativo entre as duas realidades, a chilena e a brasileira, ajuda a conhecer mais sobre a realidade latinoamericana.
    • Políticas sensíveis ao gênero;
    • Políticas sensíveis às diferenças culturais;
    • Políticas positivas que focalizem prioritariamente processos de resiliência;