Competências sócio-emocionais e comportamento antissocial em adolescentes-meninas expostas a experiências adversas: análise comparativa entre Chile e Brasil (SAFe)
Ou
Socio-emotional competencies and antisocial behavior in adolescents-girls exposed to adverse experiences: comparative analysis between Chile and Brazil (SAFe)
Resumo:
- A partir da possibilidade de acordo de cooperação entre grupos de pesquisa brasileiro, por intermédio de financiamento FAPESP, da Universidad de la Frontera (UFRO), em Temuco, Chile, uma equipe do GEPDIP – Grupo de Estudos de Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) – integrou esse projeto colaborativo.
- A pesquisa avalia a exposição a experiências adversa em adolescentes de segmentos socialmente vulneráveis da população, visando verificar seu desdobramento em termos de condutas sociais (anti e pró-sociais) e o papel das habilidades socioemocionais (empatia e autocontrole), nesse processo.
- Há especial interesse pelos processos de resiliência, pelos efeitos do gênero e da cultura.
- Visando a realização de estudos comparativos entre os países participantes, esta pesquisa segue uma metodologia/procedimentos padronizados (um desenho explicitamente comparativo), acordados entre os pesquisadores brasileiros e chilenos.
Conheça a equipe:
Prof. Dr. André Vilela Komatsu | Currículo Lattes
Profª Drª Marina Rezende Bazon | Currículo Lattes
Rafael Franco Dutra Leite | Currículo Lattes
Pâmela Virgínia dos Santos | Currículo Lattes
Mais sobre o projeto:
- A América Latina é a região com maiores índices de violência no mundo e crianças e adolescentes são os principais grupos afetados pela violência, às vezes como vítimas, às vezes como perpetradores.
- Os jovens compõem, assim, um segmento vulnerável à violência.
- Políticas de proteção social para este segmento específico da população parecem essenciais, especialmente para aqueles de classe socioeconômica mais baixa, que vivem em áreas periféricas de cidades, frequentemente expostas à violência comunitária.
- Em parceria com uma equipe de pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidad de La Frontera, no Chile, o projeto SAFe tem como objetivo avaliar os efeitos de experiências adversas na infância no desenvolvimento de comportamentos sociais, focalizando processos de resiliência que podem estar atrelados às competências socioemocionais.
- A comparação transcultural entre Brasil e Chile torna a pesquisa inovadora, pois se poderá também verificar o quanto a cultura favorece ou desfavorece certos processos de risco ou de proteção.
- No Brasil, o Grupo de Estudo de Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) tem trabalhado com dados de amostras de adolescentes de Ribeirão Preto e Franca, cidades do estado de São Paulo.
- Além disso, o projeto colabora para a adaptação de instrumentos tanto para a realidade brasileira quanto para a chilena. Alguns dos instrumentos utilizados não eram adaptados para a população pesquisada.
- Como há o investimento FAPESP, isso contribuiu para a implementação de inovações na metodologia de coleta de dados, por meio do desenvolvimento de aplicativos para o uso de tablets na coleta – em substituição às coletas de dados com lápis e papel.
Resultados esperados
- O conhecimento que será produzido, pautado em evidência científica, pode vir a subsidiar políticas de proteção à infância e à adolescência na América Latina – uma vez que o enfoque comparativo entre as duas realidades, a chilena e a brasileira, ajuda a conhecer mais sobre a realidade latinoamericana.
- Políticas sensíveis ao gênero;
- Políticas sensíveis às diferenças culturais;
- Políticas positivas que focalizem prioritariamente processos de resiliência;
Informações sobre armazenamento e compartilhamento de dados podem ser obtidas em: https://dmptool.org/public_plans