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Teses e Dissertações


PEREIRA, Eliane Candida. Formação continuada de professores para a educação inclusiva: pela superação do pragmatismo reflexivo – contribuições da perspectiva histórico-cultural. 2021. Tese (Doutorado em Educação, Linguagem e Psicologia) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/T.48.2021.tde-23062021-141629. Acesso em: 2022-07-11.

FONTES, Aline Cristine de Moraes. A mediação da arte teatral na formação da consciência política: contribuições do enfoque histórico-cultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Psicologia) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. doi:10.11606/D.48.2022.tde-17052022-132746. Acesso em: 2022-05-18.

FREIRE, Sandra Braga. A última cavaleira do apocalipse: um enredo caótico do ensino de filosofia da escola pública do estado de São Paulo no ensino médio. 2021. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

Nery, Vanderlei Elias. A campanha Diretas Já e a transição brasileira da ditadura militar para a democracia burguesa. 2012. 193 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

LOPES, Mara Aparecida de Castilho. Ensinar: “então, é função de quem?” Atuação do professor interlocutor na educação de surdos da rede estadual paulista. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.48.2015.tde-27102015-093026. Acesso em: 2021-06-23.

CALEJON, Laura Marisa Carnielo. Manejo de crises e dificuldades adaptativas de universitários. Tese de Doutorado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, Säo Paulo; s.n; 1996. 244 p. ilus, tab.

BARBOSA, Maria Flávia Silveira. Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/T.48.2009.tde-09092009-162831. Acesso em: 2021-06-23.

BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições do enfoque histórico-cultural para o ensino e aprendizagem. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/T.48.2006.tde-05122007-145210. Acesso em: 2021-06-23.

CARREIRO, Eduardo Augusto. Ecoturismo: influência na educação física. 2003. vi, 104 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003. Disponível em: .

Nery, Vanderlei Elias. Os efeitos da reorganização do ensino fundamental em São Paulo no trabalho docente e nas estratégias familiares (1995-1998). 2000. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

MAREGA, Ágatha Marine Pontes. A criança de seis anos na escola: transição da atividade lúdica para a atividade de estudo. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Marta Sueli de Faria Sforni. Maringá, 2010.

Barbosa, Ana Paula. Significações de funcionários da educação sobre a sua formação por meio do Profuncionário: o impacto em sua atividade profissional. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

LOPES, Mara Aparecida de Castilho. Concepções de surdez de adultos surdos que utilizam língua de sinais. 2010. 123 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. Disponível em: .

FREIRE, Sandra Braga. A mediação do conhecimento teórico-filosófico na atividade pedagógica: um estudo sobre as possibilidades de superação das manifestações do fracasso escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/D.48.2016.tde-19102016-152111. Acesso em: 2021-07-01.

PEREIRA, Eliane Candida. Os processos formativos do professor de alunos com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/D.48.2016.tde-19102016-141825. Acesso em: 2021-07-01.

VIEIRA, Karla Cremonez Gambarotto. A pessoa cega e a formação em música: contribuições da musicografia braille para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. 2020. MS-Educação (PPGE). Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba, Educação, Piracicaba, 2020.

NASCIMENTO, Cristina Justino do. As contradições na atividade do lazer para a formação do sujeito: uma análise sob a ótica do enfoque histórico-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Mudança Social e Participação Política) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/D.100.2018.tde-02052018-201237. Acesso em: 2021-07-01.

LEITE, Júlio César Pereira. Educação e trabalho: o Programa Jovem Aprendiz sob o olhar dos beneficiários da política. 2021. Monografia (TCC) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

MARTIN, Daniela Luiz. Novo Ensino Médio e desafios para uma educação integral no Brasil: Análise das contradições existentes. Monografia (TCC) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

CARVALHO, Vinicius Ferreira de. Democracia na Escola: Limites e Possibilidades a partir do Estudo de Caso na Escola do Camarão – Ilhabela/SP. 2023. Dissertação (Mestrado em Mudança Social e Participação Política) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. doi:10.11606/D.100.2023.tde-25042023-212418. Acesso em: 2023-07-23.