Media

Influência da tonalidade da pele em diagnósticos é diminuída por meio de reconstrução de imagem

Fevereiro - 2024

Desenvolvimento recente da medicina, a imagem fotoacústica é uma técnica usada no diagnóstico por imagem que combina luz e ultrassom. Nesse método, um laser é apontado para o tecido-alvo, que absorve a luz e produz ondas sonoras, captadas por um aparelho de ultrassom, que produz a imagem que será analisada pelos médicos.

Estudos sobre absorção da luz pela pele geram inovações em diagnósticos médicos

Fevereiro - 2024

Em todo o mundo, cientistas têm demonstrado como a pigmentação da pele influencia a ação de diagnósticos e tratamentos de saúde baseados em luz, adotados, por exemplo, em fisioterapia e odontologia. Desse esforço, fazem parte pesquisadores e professores do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que pesquisam não só a influência do pigmento melanina, presente na pele humana, na absorção da luz emitida por equipamentos ópticos, como propõem algoritmos para realizar essa medição, visando o uso em aplicativos para avaliar a circulação e oxigenação do sangue e dos tecidos, entre outras funções.

Medical imaging struggles to read dark skin. Researchers say they’ve found a way to make it easier

Outubro - 2023

Traditional medical imaging – used to diagnose, monitor or treat certain medical conditions – has long struggled to get clear pictures of patients with dark skin, according to experts. Researchers say they have found a way to improve medical imaging, a process through which physicians can observe the inside of the body, regardless of skin tone.

High-quality diagnostic imaging – for all skin tones

Outubro - 2023

Photoacoustic (PA) imaging is a non-invasive diagnostic technique that can visualize anatomic structures – such as arteries and blood vessels – up to several centimetres deep into tissue. But while this imaging modality works well for people with lighter skin tones, it cannot create as clear images from patients with darker skin.

Sistema desenvolvido na USP pode otimizar técnica para tratar câncer

Dezembro - 2022

Com o avanço da tecnologia, novas formas de tratamento para diversas doenças vêm surgindo. A hipertermia magnética, terapia que utiliza nanotecnologia no tratamento do câncer, é um exemplo. Durante o procedimento, nanopartículas se direcionam para as células cancerosas e são irradiadas em um campo magnético alternado, onde a temperatura entra em elevação até destruí-las

Imagem fotoacústica pode transformar exames oncológicos com procedimento não-invasivo

Abril - 2022

Uma nova tecnologia promete aumentar o bem-estar dos pacientes oncológicos em exames de imagem para fins diagnósticos ou de acompanhamento de tratamentos. A imagem fotoacústica é de tipo híbrido, uma vez que combina laser e ultrassom para visualizar o interior do corpo, e surge como alternativa não-invasiva aos métodos convencionais. Na maioria de suas aplicações, a fotoacústica não necessita contraste e tampouco usa radiação ionizante.

Grupo da USP desenvolve nanomateriais para diagnóstico e tratamento direcionado de tumores

Dezembro - 2021

Trabalho conduzido pelo Instituto de Física de São Carlos está inserido no ramo da nanomedicina teranóstica, considerada uma das fronteiras da nanotecnologia

Estudos apontam novas perspectivas para o uso de ultrassom em oncologia

Outubro - 2020

Dois estudos realizados na Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, trazem novos horizontes para o uso de aparelhos de ultrassom. Comuns nos campos da gastroenterologia, cardiologia, obstetrícia e ginecologia, esses equipamentos, que emitem odas ultrassônicas para diagnóstico em órgãos e tecidos no interior do corpo humano, poderão, alidos a fibras ópticas e nanopartículas de óxido de ferro, identificar e até destruir tumores cancerígenos por hipertermia.

Simuladores ajudaram na separação de gêmeas siamesas

Dezembro - 2018

O Hospital das Clínicas (HCRP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP foi notícia, nos últimos meses, ao se tornar o primeiro hospital no Brasil a realizar, com sucesso, a cirurgia de separação de gêmeos siameses craniopagus. Foram cinco cirurgias até que Maria Ysabelle e Maria Ysadora, gêmeas de dois anos que nasceram unidas pela cabeça, fossem totalmente separadas.

Simuladores para a medicina

Setembro - 2016

Bonecos que imitam bebês e reproduções de partes do corpo humano produzidos em impressoras 3D inovam o ensino e o planejamento de cirurgias

Pesquisadores desenvolvem busto para treinamento de biópsia de tireoide

Outubro - 2015

Para melhorar o treinamento dos médicos na realização de biópsias para diagnóstico de lesão da tireoide, pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP acabam de desenvolver o simulador de pescoço, um busto palpável chamado phantom antropomórfico, com toda a morfologia humana e as características das imagens de ultrassonografia mais comuns em procedimentos de biópsia.