MMA, MCTI e MEC lançam publicação sobre educação e justiça climática para crianças e jovens

Os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) lançaram conjuntamente o caderno “Nós no clima da mudança: caminhos de educação e justiça climática”, voltado à educação ambiental de crianças e adolescentes.

A publicação parte do reconhecimento de que vivemos em um “novo regime climático”, caracterizado pelo aumento de eventos extremos, pandemias e desastres intensificados pela mudança climática. De forma didática, o material apresenta as causas e consequências desse fenômeno, destacando também o conceito de justiça climática – especialmente no contexto brasileiro, onde, só em 2024, mais de um milhão de meninas e meninos tiveram suas rotinas escolares interrompidas por enchentes e secas.

O caderno valoriza os saberes dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, enfatizando que a natureza não deve ser vista apenas como fonte de recursos, mas como um sistema vivo, que exige cuidado, respeito e equilíbrio. A obra reforça que os impactos climáticos não são distribuídos de forma igual: crianças, idosos, pessoas com deficiência e populações que dependem diretamente da natureza estão entre os mais vulneráveis.

Diante desse cenário, o caderno propõe a construção de uma nova cultura climática, por meio da integração entre conhecimentos científicos, saberes populares e ancestrais. O material foi elaborado para apoiar estudantes do Ensino Fundamental II na criação de projetos escolares para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), cujo tema em 2025 é “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.

A iniciativa convida escolas e comunidades a se organizarem de forma solidária e crítica, enfrentando os desafios da mudança climática com ações coletivas, educação transformadora e protagonismo juvenil.

Leia a publicação completa em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma/cemadennosnoclima24abr_paginas_SIMPLES.pdf