Livros

2023

Ciências ambientais: interdisciplinaridade e pluralidade investigativa

 

Este volume organizado em forma de um livro é a 15ª edição da Coletânea do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM). Nele se veem estudos elaborados no período de 2020 a 2022 por acadêmicos em nível de mestrado e doutorado, sob a supervisão de seus orientadores. O volume é denominado “Ciências ambientais: interdisciplinaridade e pluralidade investigativa” posto que traz em sete capítulos, sínteses das dissertações e teses desenvolvidas no âmbito do PROCAM e que expressam características de um Programa interdisciplinar e no qual métodos, técnicas e propostas de investigação seguem diferentes e diversas perspectivas teórico-metodológicas de, entre outras, Ciências da Vida, Ciências da Terra, Ciências Humanas e Ciências Exatas.

 

Link para Download

 

2022

Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares

 

Em tempos de emergência climática e no agravamento das injustiças ambientais, este novo volume enfatiza a importância dos olhares em torno das ciências ambientais pela diversidade de temas desenvolvidos nas pesquisas realizadas por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM). Torna-se cada vez mais relevante a transformação cultural necessária para quebrar a lacuna entre o reconhecimento da crise social e ambiental e a construção efetiva de práticas que promovam mudanças na lógica prevalecente de insustentabilidade. Isso nos alerta para a importância de fortalecer as comunidades de prática e aprendizagem social como processos e espaços/tempos que permitam a expansão do número de pessoas no exercício desse conhecimento. O desafio é ampliar os diálogos inter e transdisciplinares com temas emergentes globalmente que demandam, pela sua complexidade e urgência, permanente inovação conceitual e metodológica.

 

Link para Download

 

Ordenamento e Governança da Macrometrópole Paulista: Desafios da Pesquisa Interdisciplinar sobre Complexidade Territorial

Esta coletânea apresenta textos interdisciplinares que refletem sobre a Macrometrópole Paulista, abordando temas pertinentes, a partir de percursos teóricos e empíricos diversos, tratando da governança e dos desafios para o planejamento e as políticas públicas.

Link para compra

 

Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face à Variabilidade Climática

 

O livro apresenta abordagens inovadoras e interdisciplinares que atendem à complexidade dos tempos atuais, potencializando outras racionalidades para o envolvimento e articulação de diversos sistemas de conhecimento vinculados a seis eixos da pesquisa. O desafio da interdisciplinaridade mostra, portanto, o enorme potencial de estabelecer cortes transversais na compreensão e explicação em contextos de pesquisas, incluindo conexões entre conhecimentos face à complexidade dos processos socioambientais e à necessidade de incorporar outras formas de conhecimentos e objetos científicos híbridos sobre os temas abordados num contexto caracterizado pela complexidade, incerteza e diversidade nas multicausalidades e relações de interdependência de processos que compõem a Macrometrópole.

Link para download

 

Gobernanza adaptativa y anticipatoria del agua en contextos de crisis: análisis de Cuencas en Argentina, Brasil y Uruguay

El Proyecto GovernAgua (junio 2019 – mayo 2022) fue coordinado por el Instituto Sudamericano para Estudios sobre Resiliencia y Sostenibilidad (SARAS), con sede en Uruguay, con financiación del Instituto Interamericano para la Investigación del Cambio Global (IAI), Programa de Pequeños Subsidios: el papel de los servicios ecosistémicos en la adaptación al cambio global para el bienestar humano (SGP-HW). El proyecto fue coliderado por el Instituto de Energía y Ambiente de la Universidad de Sao Paulo (USP) en Brasil, y en Argentina por el Instituto de Matemática Aplicada San Luis (IMASL) de la Universidad Nacional de San Luis (UNSL) y por el Instituto Patagónico para el Estudio de los Ecosistemas Continentales (IPEEC-CONICET-CENPAT). Colaboraron investigadores de varios centros de investigación de renombre internacional. Los estudios de caso de GovernAgua se desarrollaron en contextos de crisis hídricas enfrentados en Valle Inferior de la Cuenca del Río Chubut y la Cuenca del Río Quinto (Argentina), las cuencas de los ríos Piracicaba-Capivari-Jundiaí y Paraíba do Sul (Brasil) y las cuencas de las Lagunas del Cisne y del Sauce (Uruguay).

Link para download

 

Diálogos Urgentes em Tempos de Incertezas e Múltiplas Crises

O livro é fruto dos encontros remotos durante a pandemia, expressando as inquietudes comuns das gerações de pesquisadores reunidos na obra, que decidiram amenizar suas angústias elaborando ensaios, assumindo os riscos de um pensamento livre para enfrentarem coletivamente a força e a voracidade de um vírus que nunca mais permitirá que a humanidade seja a mesma. Esses encontros proporcionaram aos pesquisadores o estímulo para lidarem com uma nova forma de escrita, capaz de provocar diálogos urgentes diante das incertezas que sempre estão presentes, mas que o ser humano tenta esconder, talvez na tentativa de controlar o que se sabe ser incontrolável: a própria natureza da vida. Esta obra foi organizada em três metatemas: “Pandemia e promoção da saúde”, “Sindemia: a correlação entre pandemia e outros problemas” e “Negacionismo e caminhos de superação”. De maneira lúdica, as ilustrações do livro têm o intuito de convidar os leitores para participar dessa nova aventura que se desvela a cada dia nessa trajetória pandêmica, vislumbrando-se um novo caminho a percorrer – a necessidade urgente da religação entre arte, ciência, natureza e cultura no enfrentamento coletivo das múltiplas crises que o mundo atravessa.

Link para Download

 

2021

Dilemas Ambientais-Urbanos em Duas Metrópoles Latino Americanas: São Paulo e Cidade do México no Século XXI

Esta obra contribui para refletir sobre as intempéries naturais e os impactos ambientais ocasionados pela ação humana sobre duas grandes cidades mundiais, São Paulo e Cidade do México. Apresenta análises sobre diferentes aspectos que se tornaram grandes dilemas ambientais-urbanos em cidades que cresceram, mas que não foram estruturadas para receber a quantidade de pessoas que ali habitam ou que por ali passam todos os dias e todo o fluxo decorrente delas. Por meio dos estudos é possível perceber que a trajetória de ambas as cidades a partir da segunda metade do século XX, se aproximam quanto aos problemas e a complexidade, bem como à emergência da questão ambiental como uma dimensão transversal e urgente. 

Link para Compra

 

Inovação Para a Governança da Macrometrópole Paulista Face à Emergência Climática

Esse livro buscou dialogar sobre a contribuição das pesquisas de pós-doutorado para as oportunidades de inovação para a governança da macrometrópole paulista e é uma clara representação do esforço multi, inter e transdisciplinar empregado ao longo do desenvolvimento do projeto. Encontram-se aqui estudos com novas abordagens para lidar com as mudanças climáticas; a gestão de resíduos, água, energia e do território; o diálogo de culturas e saberes; da gestão e governança da água e da energia.

Link para Compra

 

 

10 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Caminhos e Agendas para um  Futuro Sustentável

Link para download

 

Temas Atuais em Mudanças Climáticas

“Temas Atuais em Mudanças Climáticas” traz textos e atividades didáticas para os Ensinos Fundamental e Médio elaboradas por grandes especialistas de diferentes áreas como Biólogos, Geógrafos, Sociólogos, Economistas, Oceanógrafos, Climatologistas, Jornalistas e membros do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), proporcionando uma experiência interdisciplinar atualizada, rica e com contexto.

Link para Download

 

Amazônia: Alternativas à Devastação

Link para download

 

Paranapiacaba: Conflitos, Saberes e Perspectivas de Desenvolvimento na Macrometrópole Paulista

Link para download

 

2020

Adaptation and Public Policies in the São Paulo Macro Metropolis: A Science-Policy Approach

Link para download

 

Educar para a Sustentabilidade: Visões de Presente e Futuro

 

Link para download

 

A Ciência e os Temas Emergentes em Ambiente e Sociedade

Link para download

 

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Desafios para o Planejamento e a Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista

Link para download

 

 

2019

Planejando o Futuro Hoje: ODS 13, Adaptação e Mudanças Climáticas em São Paulo

Um dos maiores desafios do Objetivo 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visa concretizar medidas urgentes para reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países do planeta. Em São Paulo, como em todo o sul global, território mais vulnerável, em que os impactos já são sentidos com mais robustez, tais ações são urgentes. Não se trata mais de planejar o futuro, mas de colocar em prática ações hoje!

Link para download

 

2018

 

Water Conflicts and Hydrocracy in the Americas

This book develops an international comparative approach to water conflicts in several American cities (USA, Mexico, Brazil, Peru, Bolivia). Struggles for water can be related to different issues: increase in water prices, installation of water catchment systems, negotiations of commissioning contracts, promotion of municipal plans for water delivery, etc. Such conflicts tend to structure coalitions which, in turn, influence policy-making; they impact local orders that are embedded at multiple levels of social practices; they involve most of the environmental and political institutions of a city or a country. In order to understand how these hydrocracies work, this book proposes a new framework of analysis taking into account the beliefs of the protagonists of the conflicts, their positions in the policy networks and their social characteristics.

Link para Download

 

Caminhos do Conhecimento em Interdisciplinaridade e Meio Ambiente

 

A 12ª edição da coletânea do PROCAM, que consta de 16 artigos elaborados por alunos de Mestrado e Doutorado, apresenta-se como um conjunto de textos que caracterizam as múltiplas reflexões que compõem o quadro de pesquisas desenvolvidas nas suas diversas linhas de pesquisa dentro do arcabouço da Ciência Ambiental.

Link para Download

 

Riesgos, Gobenanza Y Conflictos Socioambientales

La alta probabilidad de ocurrencia de riesgos y peligros causados por los proyectos de desarrollo en América Latina, han generado una gran preocupación social, así como una ingente producción académica y científica para dar cuenta de las consecuencias sociales y naturales que se han evidenciado y materializado en problemas y conflictos socioambientales. Estas contradicciones han constituido una de las principales fuentes de tensión para la sociedad, las políticas públicas y sus formas de gestión, debido a que la capacidad de las autoridades públicas, organismos privados y sociedad civil se ha visto sobrepasada para prevenir, gestionar y enfrentar tanto riesgos como peligros. Ante el problema esbozado, el libro que materializamos aboga por la necesidad, especialmente desde el trabajo académicocientífico, de observar cómo una sociedad moderna produce y reproduce riesgos, peligros, problemas y conflictos, qué perciben y construyen como riesgo los diferentes actores sociales, cómo actúan e intervienen instituciones como ciudadanía ante ellos, a qué marcos teóricos y conceptuales remiten, así como las políticas, diseños de intervención y las formas de gobernanza respecto de los formatos de desarrollo y los proyectos que estos traen consigo, con la finalidad de aportar conocimiento y ayudar a gobernar los riesgos y peligros que se expresan en conflictos en torno a la relación sociedad-naturaleza.

Link para Download

 

Lacunas de Conhecimento em Adaptação às Mudanças Climáticas

Link para Download

 

Água, Saneamento e ODS 6 no Brasil

2017

Água e Sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções

 

Atualmente, mais de um bilhão de pessoas – ou seja, um em cada sete habitantes do planeta – carecem de acesso adequado à água potável. Os hidrólogos preveem que a disponibilidade de água doce enfrentará uma dupla pressão: por um lado, o crescimento populacional, potencializado pelas práticas intensas de consumo, que aumentará a demanda por comida e energia; e, por outro lado, o impacto das mudanças climáticas. Conforme indicadores do IPCC, aproximadamente 80% da população mundial sofre sérias ameaças quanto a sua segurança hídrica e mais de 40% da população do planeta viverá, a curto prazo, em regiões afetadas por stress hídrico.

Link para Download

 

Direito Constitucional Ecológico

 

O escopo da presente obra é de apresentar ao debate da comunidade científica estudos, ensaios teóricos, debates conceituais sobre à temática voltada ao direito constitucional ecológico em suas diversas perspectivas. O livro não apresenta resultados das pesquisas, vez que as mesmas não se encontram concluídas. O grupo de pesquisadores sentiu a necessidade de juntar, numa obra, opiniões e entendimentos de pesquisadores de distintas isntituições sobre o tema pesquisado, possibilitando, assim a ampliação das discussões, tanto na área do direito, bom como em outras áreas do conhecimento, sendo que o livro articula pesquisadores de diversas universidades do Brasil. Destaca-se que a contribuição e os textos da presente obra, são tanto de mestrando, doutorandos, doutores e pós-doutores, momento em que o conhecimento pesquisado é socializado perante a comunidade acadêmica permitindo o debate e a apresentação de possíveis soluções as problemáticas apresentadas. Como se pode observar, pelos títulos dos capítulos e suas exposições, todos estão articulados sobre o tema central, temas de direito constitucional ecológico e permeiam a discussões éticas e jurídicas na sociedade moderna de consumo. Do mesmo modo, espera-se que, com a presente obra, se possa outorgar a comunidade acadêmica, material crítico sobre o tema da pesquisa, capaz de construir novos caminhos e avultar novas soluções para as problemáticas socioambientais apresentadas no contexto da sociedade moderna de consumo.

Link para Download

 

Água, Recurso Hídrico: Bem Social Transformado em Mercadoria

 

No momento em que no Brasil e no Mundo aumentam as preocupações com a água, especialmente em decorrência das crises (de gestão) hídricas, de destruição de vidas e de rios, como no vale do Rio Doce, de propagação de doenças de veiculação hídrica e de escassez de água em vários locais, os professores Edvaldo Cesar Moretti, Eduardo Salinas Chávez e Claudio Antonio Di Mauro nos brindam com o livro Água, Recurso Hídrico: bem social transformado em mercadoria. Como um manancial de conhecimentos e de boas ideias e de práticas, este livro traz contribuições de vários professores e pesquisadores que atuam no Brasil e em outros países. Os autores apresentam questões e reflexões críticas sobre o predomínio da visão economicista neoliberais na relação humana com as águas, com os seus impactos negativos, conflitos, exclusões e sofrimentos decorrentes. E expõem experiências para subsidiar o enfrentamento da cultura predominante e criação de nova consciência cósmica nas mentes humanas.

Link para Download

 

2016

Políticas Socioambientais e Participação

A partir de uma abordagem em torno da complexidade das causas que originam os problemas socioeconômicos e ecológicos da sociedade global, não só se reforçam as necessárias relações entre economia, tecnologia, sociedade e política. Há quase 25 anos, desde a conferência Rio 92, a interdepêndecia entre o desenvolvimento socioeconômico e as transformações no meio ambiente definem as possibilidades de crescimento, destacando a importância de iniciativas e formas inovadoras que levem em conta a existência de interlocutores e paricipantes sociais relevantes. Este 10º volume da coletânea PROCAM reúne artigos que debatem o tema da participação de forma contemporânea sob diversas perspectivas, desde mais teóricas até estudos de caso.

Link para Download

 

Conhecimento Interdisciplinar, governança Ambiental e Sociedade

 

A busca de respostas na interdisciplinaridade deve-se à constatação de que os problemas que afetam e mantêm a vida no nosso planeta são de natureza global e de que suas causas não podem restringir-se apenas aos fatores estritamente biológicos: pois revelam dimensões políticas, econômicas, institucionais, sociais e culturais. O desafio da 8 conhecimento interdisciplinar, governança ambiental e sociedade interdisciplinaridade precisa ser visto como um processo de conhecimento que busca estabelecer cortes transversais na compreensão e explicação em contextos de pesquisas, gerando desdobramentos nos processos de ensino e de intervenção na realidade. A ênfase do PROCAM, desde seu início em 1990 com foco centrado nos estudos interdisciplinares, reforça a necessidade de colocar em debate temas que têm, nos diferentes tipos de incerteza, a necessidade de multiplicar conhecimentos e diálogos.

Link para Download

 

2015

Ciência das Mudanças Climáticas e sua Interdisciplinaridade

O diversificado conjunto de textos apresentado neste livro propõe aos leitores uma reflexão pautada pela premissa de que a emergência da questão ambiental induz um processo mais complexo do conhecimento e do saber para entender os processos materiais, enfatizando a visão de complexidade e incerteza. As transformações sociais em curso demandam cada vez mais concepções interdisciplinares para orientar estratégias de pesquisa e de formação de políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Link para Download

 

Aprendizagem Social e Áreas de Proteção Ambiental

Este livro é o produto de um projeto de pesquisa cuja finalidade foi contribuir para melhorar a compreensão sobre as formas de geração, transferência e apropriação de conhecimento das instituições acadêmicas pelas diferentes instâncias e órgãos de gestão ambiental, enquanto articulação essencial para a Governança Ambiental. Tem como objetivo avanças quanto à discussão da participação dos centros de ensino e pesquisa na tradução do conhecimento científico junto aos membros dos conselhos gestores, construção de uma linguagem comum em torno dos problemas que cada realidade vivencia e o desenvolvimento de ferramentas de facilitação e negociação. O foco é a articulação entre a gestão do conhecimento, a elaboração de estudos técnicos e a capacitação para a gestão compartilhada, como facilitadores da Aprendizagem Social em Áreas de Proteção Ambiental.

Link para Download

 

2014

As múltiplas Dimensões do Desenvolvimento e os Desafios de Políticas Sustentáveis

Ao falarmos em Governança Ambiental nos referimos a uma conceito que trasncende um simples conjunto de formatos de gestão. Podemos desdobrá-la em sua dimensão instrumental, sua dimensão de compartilhamento baseada na participação ampliada em todos os processos, o que demanda o envolvimento ativo de todas as partes interessadas (stakeholders) em agendas pautadas pela bsca de cooperação e consenso. Os textos aqui apresentados resultantes de dissertações e Teses de Doutorado defendidas entre o segundo semestre de 2019 e o início de 2012 representam a continuidade de uma proposta da PROCAM de publicar os trabalhos elaborados pelos nossos alunos, enfatizando a dimensão interdisciplinar e diversidade que são marca do programa desde sua criação há 22 anos. Apresentam-se os resultados de 20 dissertações de Mestrado e cinco Teses de doutorado.

Link para Download

 

2013

Governança da Água no Contexto IberoAmericano

Em 2012, por ocasião do Fórum Mundial da Água, a ONU publicou um documento no qual alertava para os temas alimentação, urbanização, governança e mudanças climáticas como objetos de enorme atenção em virtude dos futuros riscos, incertezas e escassez que ameaçam o abastecimento de água no mundo. Neste contexto, é interessante observar como os países ibero-americanos e suas políticas de gestão da água estão respondendo a esses novos desafios por meio de práticas de governança ambiental. A governança da água representa um enfoque conceitual que propõe caminhos teóricos e práticos alternativos que façam uma real ligação entre as demandas sociais e sua interlocução em nível governamental. Geralmente a utilização do conceito inclui leis, regulação e instituições, mas também considera políticas e ações de governo, iniciativas locais, e redes de influência, incluindo mercados internacionais, o setor privado e a sociedade civil, que são influenciados pelos sistemas políticos nos quais se inserem.

Link para Download

 

2012

Novos Paradigmas, Práticas Sociais e Desafios para a Governança Ambiental

As relações entre Estado e Sociedade Civil podem efetivar alianças e cooperação, entretanto muitas iniciativas são permeadas por conflitos que decorrem das assimetrias sociais e das desiguais formas de organização e participação dos diversos atores envolvidos. Observa-se que nos processos de descentralização e cogerenciamento dos recursos naturais; nos arranjos onde atores interagem de forma cooperativa representando diversos segmentos – poder público, sociedade civil organizada e iniciativa privada – existe alguma forma de sinergia entre o Poder Público e a sociedade, que estabelece um capital social que tem importância nas relações entre os diversos segmentos. E, os impactos das práticas participativas na gestão, apesar de controversas, apontam para uma nova qualidade de cidadania, que abre novos espaços de participação sócio-política, além de influenciar qualitativamente na transformação do estado atual da Governança Ambiental no Brasil.

Link para Download

 

Pegada Hídrica: Inovação, Corresponsabilização e os Desafios de sua Aplicação

A mudança na estratégia da gestão da água promove o surgimento de novas questões que redefinem como a água e seu usp são entendidos pelos vários agentes sociais, assim como os possíveis impactos sobre os arranjos institucionais e fluxos de poder que se alteram como resposta da sua apropriação e entendimento. A partir do reconhecimento da existência dos fluxos de água virtual por meio da distribuição de bens de consumo em diferentes escalas, a água passa a ser entendida, não apenas como um recurso natural local, mas também de dimensão global. Essa nova abordagem enfatiza a questão da água a partir de novas ferramentas, como a pegada hídrica, e seu impacto na forma em que os atores sociais se movimentam e influenciam o sistema de gestão de recursos hídricos. Este livro se propõe a explorar tais questões a partir da perspectiva de autores brasileiros e estrangeiros que trabalham na área de governança da água, serviços ecossistemicos e processos de produção e têm como objetivo apresentar uma série de discussões em torno do tema da pegada hídrica, da sua aplicação e seu impacto sobre as práticas de governança.

Link para Download

 

2009

Coleta Seletiva com Inclusão Social

Apesar de apresentarem aspectos positivos, nos últimos anos, programas de coleta seletiva compartilhada têm enfrentado desafios que ameaçam sua sustentabilidade e que afetam principalmente os grupos organizados de catadores que tem parceria com prefeituras. Em tempos de forte crise de emprego e de busca de novas oportunidades de negócio, o mercado de recicláveis atraiu novos atores. Multiplicou-se o número de catadores avulsos e de caminhões de empreendimentos informais de sucata. Por outro lado, a oscilação do dólar repercutiu no valor dos recicláveis e vem dificultando sua venda, pois gerou importação de insumos por preços mais baixos. Estas mudanças, proporcionadas pela lógica de mercado, não podem ser ignoradas pelos formuladores dos programas de coleta seletiva com gestão compartilhada.

Link para Download

 

2002

Construindo a Ciência Ambiental

Este livro traz informações inéditas sobre problemas ambientais contemporâneos tanto brasileiros como internacionais: florestas, mananciais em áreas metropolitanas, aquicultura, regiões costeiras, uso de agrotóxicos, mudanças tecnológicas e nos processos de trabalho, poluição por automóveis, são alguns dos temas abordados. Muitos destes trabalhos têm forte conteúdo de denúncia e ao mesmo tempo – é uma característica básica da ciência ambiental – procuram estudar diferentes modalidades de participação pública na gestão do meio ambiente e formular propostas para o crescimento econômico não esteja associado, como ocorre hoje de maneira dominante, à devastação do patrimônio natural, biológico e paisagístico.

Link para Download