Diálogos Socioambientais

Apresentação

Esta publicação é uma produção do Projeto Temático FAPESP 2015/03804-9 “Governança Ambiental da Macrometropole Paulista face à Variabilidade Climática”, parte do Programa FAPESP Mudanças Climáticas Globais, coordenado pelo professor Pedro Roberto Jacobi (IEA/IEE/USP), sediado no Instituto de Energia e Ambiente (IEE), e que reune docentes de diversas unidades da Universidade de São Paulo (IEE, IO, FSP, FEA, IAG, EACH, ECA, IEA), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e dos programas de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) e de Políticas Públicas (PGPP) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

 

2024

Segurança Alimentar

A 18ª edição, do sétimo ano (volume 7), da revista “Diálogos Socioambientais”, convida José Raimundo Sousa Ribeiro Junior (Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC), para abordar o tema da Segurança Alimentar. Nesta edição, se evidencia os dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os quais mostram que a produção atual de alimentos é suficiente para atender às necessidades mundiais. No entanto, apesar disso, houve um aumento significativo no número de pessoas em situação de fome no mundo, evidenciando que a fome é um fenômeno estrutural.

O número da revista ocorre após os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19, que intensificaram a fome em muitos lugares. Os textos reunidos nesta edição proporcionam um debate rico e diversificado sobre a fome e outros problemas relacionados à alimentação, abordados por diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

2023

Racismo Ambiental


 

Dimensões humanas das Mudanças Climáticas: um diálogo Austrália-Brasil

Este volume apresenta uma contribuição direta do projeto “COPPLANNING: planejamento e participação com base na comunidade para transição com baixas emissões de carbono: um estudo comparativo global Sul-Norte centrado nas comunidades tradicionais e das primeiras nações” financiado (Processo 2019/23559-0) pela agência de fomento FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob coordenação da professora Silvia Helena Zanirato, com sede na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), e pela professora Kristen Lyons, da University of Queensland, Austrália.

2022

Segurança Hídrica, Emergência Climática, Governança e Vulnerabilidade Social

Esta publicação é uma produção do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental (GovAmb) sediado no Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP), e do Laboratório de Planejamento Territorial, sediado na Universidade Federal do ABC. Ela nasceu vinculada ao Projeto Temático FAPESP 2015/03804-9 “Governança Ambiental da Macrometropole Paulista face à Variabilidade Climática -MacroAmb”, parte do Programa FAPESP Mudanças Climáticas Globais, coordenado pelo professor Pedro Roberto Jacobi (IEE/IEA/USP), e que reúne docentes de diversas unidades da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Cursos de Graduação na Universidade São Judas Tadeu. Com o título “Diálogos Socioambientais na Macrometrópole” foram publicados 12 números. Agora, ao final do temático, o projeto editorial se amplia por novos territórios e temas e isso resulta em uma mudança de título. A partir do número 13, a revista passa a se chamar “Diálogos Socioambientais”.


O Oceano e a Sociedade

O movimento pela Cultura Oceânica nos lembra que temos um único oceano global, que conecta todas as pessoas e povos, ligando passado, presente e futuro. A disseminação da cultura oceânica faz parte da agenda global de preocupação com o oceano e busca sensibilizar a população mundial para a necessidade de conservação, restauração e uso sustentável do oceano. A importância de propagarmos a cultura oceânica e de atuarmos em prol do oceano foi reforçada com a proposição da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021 a 2030) pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de seu órgão de Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2017. Conhecida como Década do Oceano, seu objetivo é fomentar “a ciência que precisamos para o oceano que queremos” por meio da colaboração entre diversos setores da sociedade, promovendo um movimento que gere mudanças estruturais em nossos modos de vida e em nossa relação com o oceano, a fim de diminuir nosso impacto sobre ele. Os objetivos, resultados esperados e desafios da Década do Oceano pretendem auxiliar na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, especialmente o ODS 14: “Vida na Água”, que visa “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”, com metas relacionadas à despoluição marinha, à restauração de ecossistemas, ao combate à acidificação do oceano e à promoção da pesca sustentável.


Transformando la Gobernanza del Agua en América del Sur

Esta edição é uma parceria da revista com o projeto GovernAgua. O projeto GovernAgua visa analisar as crises como oportunidades de mudança e transformação para melhorar a gestão e governação da água, e ajudar diferentes grupos, indivíduos e instituições a estarem mais bem preparados para possíveis crises.

Foi uma proposta de investigação inovadora, tanto devido às questões que procura responder como porque se concentra numa região que está sub-representada em estudos comparativos de governação da água. Além disso, combina metodologicamente abordagens de governação adaptativas e antecipatórias, adequadas para lidar com a incerteza e complexidade das bacias hidrográficas. O projeto visa reforçar as capacidades de antecipação dos diferentes intervenientes na bacia (por exemplo, instituições governamentais, organizações da sociedade civil, produtores, etc.).

2021

Kátia Canil e o seu legado

 


Eventos Climáticos Extremos: Conscientização, Impactos e Atores Sociais


Nexos: para a sustentabilidade

É com satisfação que anunciamos o lançamento de mais um número da revista de divulgação científica Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista em parceria com o Professor Leandro Giatti (FSP/USP), como editor convidado.
Com o tema Nexo: para a sustentabilidade, esta edição apresenta “diversos saberes e potencialidades que contribuem com dilemas e perspectivas associadas ao nexo água-energia-alimentos, contribuindo para questões contemporâneas e para a busca do desenvolvimento sustentável.”
O lançamento será nesta sexta-feira, dia 30/04/2021 às 17h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube Macroamb.

2020

Territórios da Energia


Riscos e Desastres: compartilhando responsabilidades

A publicação Diálogos Socioambientais traz nessa edição o tema Riscos e Desastres: compartilhando responsabilidades, com artigos e uma entrevista que abordam conceitos, experiências, boas práticas, e ações participativas a partir de olhares das áreas das geociências, engenharia, direito, ciências sociais, educação, comunicação, mudanças climáticas; e planejamento e gestão. Os autores representam instituições de ensino, pesquisa, órgãos públicos federal, estadual e municipal que exercem um diálogo interdisciplinar, multiescalar e interinstitucional, o que evidencia que o tema riscos é transversal e de interesse de toda sociedade.


Serviços Ecossistêmicos na Macrometrópole Paulista


[Dossiê: COVID-19]

2019

Os desafios do planejamento na diversidade: a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte


Planejamento territorial na Macrometrópole: entre atores e instrumentos


Barragens e Mineração na Macrometropole: impactos dos desastres de Mariana e Brumadinho


Transformando relações entre sociedade e resíduos


Revelando a Macrometrópole Paulista

Periodicidade: trimestral