O Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática, também denominado discalculia, refere-se a um distúrbio de aprendizagem que compromete competências relacionadas a cálculos matemáticos, enquanto demais áreas encontram-se como o esperado. Dessa forma, trata-se de uma desordem neurológica que afeta as habilidades de compreender e manipular números.
“dis” (desvio) + “calculare”(calcular, contar)
Isto é, trata-se de um distúrbio de aprendizagem que gera prejuízos em relação as competências voltadas ao calculo matemático, enquanto nas demais áreas de aprendizagem não são observadas alterações.
As dificuldades relacionadas a discalculia variam em diferentes níveis, como na compreensão e memorização de regras matemáticas, na sequencialização de números, diferenciando a esquerda e direita, compreendendo unidades de medida, atividades relacionadas a medida de tempo e tarefas relacionadas a manipulação de dinheiro.
Indivíduos com discalculia podem ser capazes de realizar operações simples, porém, não conseguem realiza-las quando necessitam compreender situações problema, por exemplo: 5 + 2=7 (realizam sem dificuldades), porém caso essa situação seja: José tem 2 laranjas e Maria 5, quanto possuem ao todo? (não conseguem compreender). Além disso, não entendem as correspondências entre números ou na conversão de quantidades.
A realização de cálculos matemáticos está presente em todo cotidiano. Por exemplo, ao realizar compras, ou quando precisa pegar um ônibus, sendo necessário calcular qual o horário que precisa sair de casa a tempo de conseguir chegar ao ponto de ônibus.
Assim, o maior desafio dos profissionais que compõem a equipe de intervenção (fonoaudiólogo, educadores, entre outros) é demonstrar ao indivíduo com discalculia que a matemática é prática e necessária.
Além disso, é importante dentro da intervenção, utilizar materiais concretos e favorecendo a autoestima daquele que está aprendendo, para motiva-lo e tornar a aprendizagem postiva e não aversiva.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM–5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Hudson, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem: Ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Sindrome de Asperger e TOC. 1º edição. Editora Vozes. 2019.
Silva, Paulo Adilson da e Santos, Flávia Heloísa dosDiscalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2011, v. 27, n. 2 [Acessado 28 Novembro 2021] , pp. 169-177. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003>. Epub 13 Jul 2011. ISSN 1806-3446. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003.