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Ações da fonoaudiologia na escola: programa de estimulação da consciência fonológica em escolares do 1° ano do ensino fundamental

FREIRE, Thais; CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Ações da fonoaudiologia na escola: programa de estimulação da consciência fonológica em escolares do 1° ano do ensino fundamental. 2018.Universidade de São Paulo, Bauru, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102018-211605/publico/ThaisFreire_Rev.pdf >.

Resumo:

O sistema educacional brasileiro tem enfrentado grandes problemas, entre eles a dificuldade para se consolidar a alfabetização. Estudos apontam que as causas estão relacionadas principalmente à insuficiente estimulação das habilidades consideradas essenciais à aquisição da leitura e escrita. Embora dependa de um amplo conjunto de aptidões, a consciência fonológica é relatada como uma das mais relevantes a esse processo. Porém, há desconhecimento da maioria dos professores brasileiros sobre o tema e consequentemente poucos investimentos são realizados no ambiente escolar. Ainda que realizados, direcionam-se quase exclusivamente a atividades silábicas, menosprezando o fato de que em um sistema alfabético de escrita as letras representam fonemas e não sílabas. Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar a aplicabilidade de um programa de estimulação da consciência fonológica, abrangendo habilidades fonêmicas, para escolares no primeiro ano do ensino fundamen… 

Prematuridade como fator de risco para o transtorno de aprendizagem: uma revisão integrativa

SILVA, Luiz Claudio Daniel; DUARTE, Janaina Luciane; CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Prematuridade como fator de risco para o transtorno de aprendizagem: uma revisão integrativa. Anais.. Bauru: [s.n.], 2020.

Resumo:

Introdução: A prematuridade é um assunto de extrema importância em todo o mundo, e prioridade de Saúde Pública por se tratar da causa mais recorrente de morte neonatal e a segunda causa principal de mortalidade em crianças menores de 5 anos. E considerada prematura, ou pré-termo, a criança nascida antes de 37 semanas gestacional, pode estar relacionada a diversos fatores: sociodemográfico, obstétricos, psicológicos e genéticos. Observa-se que bebês prematuros estão sob maior risco para déficits no desenvolvimento em relação aos bebês a termo, tendo a criança prematura maiores chances de apresentar problemas no desenvolvimento cognitivo, atencional e dificuldades de autorregulação, que permanecem durante a infância, associando-se a dificuldades de aprendi…

Dislexia e a formação de docentes: elaboração de um curso à distância para professores do ensino regular

PINI, Wanessa Cavaglieri Santos; CRENITTE, Patricia Abreu Pinheiro. Dislexia e a formação de docentes: elaboração de um curso à distância para professores do ensino regular. 2019.Universidade de São Paulo, Bauru, 2019. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-26082019-195300/ >.

Resumo:

Em meio às diversidades existentes nas salas de aula, destacam-se os alunos com Transtornos de Aprendizagem e Dislexia, uma população com necessidades específicas de aprendizagem. O desenvolvimento integral destes estudantes possibilita o aprendizado e o estabelecimento de relações de convivência em sociedade. Para isso, os professores devem ser capazes de reconhecer, identificar precocemente a presença destas alterações e, juntamente com uma equipe multidisciplinar, trabalhar em estratégias que contemplem um ensino adaptado e ajustado às crianças disléxicas. Entretanto, a literatura revela que muitos professores possuem conhecimento superficial sobre a dislexia e os aspectos que envolvem a aprendizagem, devido ao pouco conhecimento ofertado nos cursos de formação básica e dificuldade de acesso aos cursos de formação continua…