Discalculia

 O Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática, também denominado discalculia,  refere-se a um distúrbio de aprendizagem que compromete competências relacionadas a cálculos matemáticos, enquanto demais áreas encontram-se como o esperado. Dessa forma, trata-se de uma desordem neurológica que afeta as habilidades de compreender e manipular números. 

 

dis” (desvio) + “calculare”(calcular, contar)
 Isto é,  trata-se de um distúrbio de aprendizagem que gera prejuízos em relação as  competências voltadas ao calculo matemático, enquanto nas demais áreas de aprendizagem não são observadas alterações.

Como é caracterizada a discalculia?

Indivíduos com discalculia apresentam, em testes de inteligência, desempenhos superiores nas funções verbais comparativamente às funções não verbais. Ou seja, são sujeitos que revelam um ritmo execução de atividades lento, que usa muitas vezes dedos para contar. Podem demonstrar-se ansiosos , desmotivados e têm receio de fracassar.

Caracterização da discalculia

   As dificuldades relacionadas a discalculia variam em diferentes níveis, como na compreensão e memorização de regras matemáticas, na sequencialização de números, diferenciando a esquerda e direita, compreendendo unidades de medida, atividades relacionadas a medida de tempo e tarefas relacionadas a manipulação de dinheiro.

   Indivíduos com discalculia podem ser capazes de realizar operações simples, porém, não conseguem realiza-las quando necessitam compreender situações problema, por exemplo: 5 + 2=7 (realizam sem dificuldades), porém caso essa situação seja: José tem 2 laranjas e Maria  5, quanto possuem ao todo? (não conseguem compreender). Além disso,  não entendem as correspondências entre números ou na conversão de quantidades.

   A realização de cálculos matemáticos está presente em todo cotidiano. Por exemplo, ao realizar compras, ou quando precisa pegar um ônibus, sendo necessário calcular qual o horário que  precisa sair de casa a tempo de conseguir chegar ao ponto de ônibus.

   Assim, o maior desafio dos profissionais que compõem a equipe de intervenção (fonoaudiólogo, educadores, entre outros) é demonstrar ao indivíduo com discalculia que a matemática é prática e necessária.

   Além disso, é importante dentro da intervenção, utilizar materiais concretos e favorecendo a autoestima daquele que está aprendendo, para motiva-lo e tornar a aprendizagem postiva e não aversiva. 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Hudson, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem: Ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Sindrome de Asperger e TOC. 1º edição. Editora Vozes. 2019.

Silva, Paulo Adilson da e Santos, Flávia Heloísa dosDiscalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2011, v. 27, n. 2 [Acessado 28 Novembro 2021] , pp. 169-177. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003>. Epub 13 Jul 2011. ISSN 1806-3446. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003.