O Transtorno específico da aprendizagem

Segundo o DMS-5, está relacionado a dificuldade de aprendizagem ou de outras habilidades que podem ser desenvolvidas no meio acadêmico. As dificuldades podem aparecer em um ou mais campos. Como na leitura, escrita e cálculos matemáticos.

Características

DSM-5

  Podem ser identificadas dificuldades de aprendizagem e limitação no  desenvolvimento de habilidades acadêmicas.

  Essas dificuldades de aprendizagem apresentam-se no anos escolares, porém,  podem não se manifestar completamente até que as exigências pelas habilidades acadêmicas 

  As habilidades acadêmicas comprometidas estão abaixo do esperado para sua idade, afetando seu desempenho cotidiano e profissional.

  Essas dificuldades de aprendizagem não podem ser explicadas por outros comprometimentos como, dificuldade intelectual, acuidade visual, entre outros

Etiologia

Sua etiologia ainda é discutível, levanta-se a possibilidade de sua causa estar relacionada a origem genética, porém, mesmo com maior tendência hereditária, podem ser levantados outros fatores que podem interferir no desenvolvimento e desempenho dessas habilidades, como fatores ambientais, sendo eles, ocorrência durante o parto por exemplo, ou disfunções neurológicas.

Dificuldade de Aprendizagem ou Transtorno Específico da Aprendizagem?

     O desempenho escolar depende e se correlaciona com diferentes questões, como aspectos emocionais, físicos, e também de relações. Quando são observados comprometimentos ambientais, como metodologias de ensino, dinâmica familiar ou ambientes pouco estimuladores, podem ser observadas as dificuldade escolares, que independem de questões neurobiológicas do indivíduo, mas sim de fatores externos. O Transtorno específico da aprendizagem é caracterizado pela interferência direta de aspectos intrínsecos ao indivíduos, ou seja, depende de alterações neurobiológicas, que podem estar relacionadas a hereditariedade ou disfunções neuronais.  

Habilidades acadêmicas alteradas

Nesse caso, tem-se a o prejuízo na precisão na leitura de palavras, velocidade ou fluência da leitura e compreensão da leitura. Sendo que para cada caso esse quadro pode ser modificado

Dislexia

Podem ser observadas dificuldades em relação a  precisão na ortografia,
precisão na gramática e na pontuação,
clareza ou organização da expressão escrita, variando de caso a caso

Disortografia

Referente a prejuízos na matemática, como comprometimento do senso numérico,
memorização de fatos aritméticos,
precisão ou fluência de cálculo e
Precisão no raciocínio matemático. Para cada caso esse quadro pode ser modificado

DISCALCULIA

Prevalência

A ocorrência do transtorno específico da aprendizagem varia entre  adultos e crianças , mas permanece entre 4 a 15%, estando prevalentemente presente entre crianças em idade escolar. O prejuízo pode ser observado nos domínios acadêmicos da leitura, escrita e matemática. 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM5. Porto Alegre: Artmed, 2014.