Resumo:
O sistema educacional brasileiro tem enfrentado grandes problemas, entre eles a dificuldade para se consolidar a alfabetização. Estudos apontam que as causas estão relacionadas principalmente à insuficiente estimulação das habilidades consideradas essenciais à aquisição da leitura e escrita. Embora dependa de um amplo conjunto de aptidões, a consciência fonológica é relatada como uma das mais relevantes a esse processo. Porém, há desconhecimento da maioria dos professores brasileiros sobre o tema e consequentemente poucos investimentos são realizados no ambiente escolar. Ainda que realizados, direcionam-se quase exclusivamente a atividades silábicas, menosprezando o fato de que em um sistema alfabético de escrita as letras representam fonemas e não sílabas. Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar a aplicabilidade de um programa de estimulação da consciência fonológica, abrangendo habilidades fonêmicas, para escolares no primeiro ano do ensino fundamen…
Resumo:
Introdução: A prematuridade é um assunto de extrema importância em todo o mundo, e prioridade de Saúde Pública por se tratar da causa mais recorrente de morte neonatal e a segunda causa principal de mortalidade em crianças menores de 5 anos. E considerada prematura, ou pré-termo, a criança nascida antes de 37 semanas gestacional, pode estar relacionada a diversos fatores: sociodemográfico, obstétricos, psicológicos e genéticos. Observa-se que bebês prematuros estão sob maior risco para déficits no desenvolvimento em relação aos bebês a termo, tendo a criança prematura maiores chances de apresentar problemas no desenvolvimento cognitivo, atencional e dificuldades de autorregulação, que permanecem durante a infância, associando-se a dificuldades de aprendi…
Resumo:
Em meio às diversidades existentes nas salas de aula, destacam-se os alunos com Transtornos de Aprendizagem e Dislexia, uma população com necessidades específicas de aprendizagem. O desenvolvimento integral destes estudantes possibilita o aprendizado e o estabelecimento de relações de convivência em sociedade. Para isso, os professores devem ser capazes de reconhecer, identificar precocemente a presença destas alterações e, juntamente com uma equipe multidisciplinar, trabalhar em estratégias que contemplem um ensino adaptado e ajustado às crianças disléxicas. Entretanto, a literatura revela que muitos professores possuem conhecimento superficial sobre a dislexia e os aspectos que envolvem a aprendizagem, devido ao pouco conhecimento ofertado nos cursos de formação básica e dificuldade de acesso aos cursos de formação continua…