Acervo Arqueológico

LAPA PINTADA – Montes Claros (MG)

A região de Montes Claros (MG) foi alvo de intervenções arqueológicas pontuais ao longo do século XX, realizadas tanto por amadores quanto por profissionais associados a diferentes instituições. Apesar desse caráter intermitente e localizado das intervenções, os resultados apontaram sempre para um alto potencial arqueológico da região.

Através de um levantamento de informação oral com moradores da cidade de Montes Claros realizado em abril de 2009 pela equipe do Prof. Lucas Bueno da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC) e Pesquisador Associado do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE-USP), foram recuperadas partes da coleção esqueletal formada pelas intervenções realizadas por grupo de amadores na Lapa Pintada nas décadas de 1950 e 1960.

Esta coleção é composta por diversos fragmentos de crânio em diferente estado de conservação. Há um total de 56 vestígios, que representam 7 indivíduos. Atualmente esse material se encontra guardado na reserva técnica do LAAAE-USP, a curadoria foi realizada por nossa doutoranda Mariana Inglez, e vem sendo analisado por uma equipe de bioarqueólogos sob a coordenação do Prof. Danilo Bernardo da Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS) e Pesquisador Associado do LAAAE-USP.