Pesquisa

A equipe do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) desenvolve pesquisa em diversas áreas do conhecimento incluindo grandes projetos temáticos baseados em equipes multidisciplinares, projetos desenvolvidos por alunos de pós-graduação e iniciação científica. Além dos projetos de pesquisa coordenados por seus integrantes, o LAAAE também colabora em diversos projetos em conjunto com instituições parceiras. Nesta página você encontra a relação de projetos do LAAAE com títulos e resumos de linguagem não técnica. Ao clicar em cada projeto você encontra maiores informações, incluindo aspectos formais acadêmicos.  

Projetos Multidisciplinares

DATAÇÃO DE PINTURAS RUPESTRES DO PERUAÇU PELO MÉTODO URÂNIO-TÓRIO

O Brasil possuí um dos mais ricos registros de arte rupestre de todo o mundo. Entretanto, a cronologia dessas pinturas é praticamente desconhecida devido à inexistência de técnicas capazes de gerar datações absolutas. Avanços recentes nas técnicas de datação de calcita tem o potencial de alterar este cenário. O presente projeto te com como principal objetivo coletar amostras de calcita formada sobre pinturas rupestres encontradas no Vale do Rio Peruaçu na tentativa de determinar uma cronologia absoluta para os painéis da região.

ESCAVANDO A MEGA-FAUNA EXTINTA COM MÉTODOS ARQUEOLÓGICOS – A GRUTA CUVIERI

Até o final da Idade do Gelo, cerca de 12 mil anos atrás, a região que hoje é o Estado de Minas Gerais era habitada por mamíferos enormes tais como a preguiça-gigante e o tigre dente de sabre. Entender como viviam esses animais extintos e a causa de sua extinção é um dos objetivos centrais deste projeto de pesquisa que tem como foco escavações de um rico depósito fossilifero localizado na região de Lagoa Santa, Minas Gerais: a Gruta Cuvieri.

MICRO-ARQUEOLOGIA DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO:  12 MIL ANOS DE HISTÓRIA HUMANA NO BRASIL

Projetos de Pós-Graduação

DIETA DE POPULAÇÕES PRÉ-COLONIAIS NO LITORAL DO BRASIL

Adaptações costeiras foram fundamentais na história das populações humanas em todo o planeta. No Brasil, sítios arqueológicos estão distribuídos ao longo de praticamente todo o litoral, datados entre 7 mil e 600 anos antes do presente. Os recursos marinhos, principalmente os peixes e moluscos, foram elementos fundamentais da dieta de populações litorâneas por milhares de anos. Essa pesquisa busca investigar o modo de vida de ocupantes do litoral no passado a partir da identificação da dieta. Para isso, utilizamos um método biogeoquímico, que identifica assinaturas isotópicas em ossos e dentes de séries esqueletais humanas e vestígios de fauna.

Projetos de Iniciação Científica