Acervo Arqueológico

NÍQUEL VERMELHO 14/CARAJÁS – PA

Os remanescentes esqueletais humanos escavados sob coordenação do Prof. Renato Kipnis do sítio Niquel Vermelho 14 encontram-se em processo de curadoria no LAAAE-USP sob a coordenação do Prof. André Strauss, do Dr. Rodrigo Elias de Oliveira e da Me. Mariana Inglez. Participaram do processo os alunos de pós-graduação Lisiane Müller e Tiago Ferraz.

As pesquisas arqueológicas iniciadas em 2005 pela Scientia Consultoria Científica em projeto encaminhado ao IPHAN sobre serviço prestado à VALE (Arqueologia Preventiva na Área do Níquel do Vermelho, PA, processo n. 1492.000013/2005-70, portaria IPHAN n. 58 de 10/03/2005), revelaram alto grau de relevância de sítios arqueológicos associados a cavidades, e a necessidade de intensificar prospecções arqueológicas em duas áreas a céu aberto com ocorrência de material arqueológico, além de se realizar prospecções em cinco novas cavidades identificadas. Em 2007, seguindo-se as recomendações de tal projeto, iniciou-se a escavação do sítio a céu aberto identificado como NV-XIV, descoberto em 2005.

O sítio arqueológico NV-XIV (UTM 22M 621128 E / 9 280080 N) localiza-se na margem direita do córrego Araras, no município de Canaã de Carajás, região sudeste do estado do Pará, e faz parte da região da Grande Carajás. Canaã de Carajás está localizada no vale do rio Parauapebas, afluente do Itacaiúnas pela sua margem direita. O rio Itacaiúnas, por sua vez, é tributário do rio Tocantins em seu alto curso, próximo ao limite montante da represa de Tucuruí.

O material arqueológico exumado contabilizou 35.433 peças. Dentre essas, os fragmentos cerâmicos representam a maioria, com 93,36% (33.079 fragmentos) e seguem em menores proporções os ossos, com 3,91% (1.385 peças), os objetos líticos com 1,61 % (569 peças) e a malacofauna, os vegetais e os carvões com 1,12% (400 peças). A maior concentração de material, se deu associada à presença e terra preta. Superfícies amplas de escavação foram realizadas em 4 setores do sítio NV-XIV, visando uma investigação mais detalhada do sítio arqueológico com o intuito de gerar dados mais precisos sobre estratigrafia, contexto arqueológico, cultural material, e restos orgânico; o que se considerou ser muito importante para uma avaliação da significância deste sítio arqueológico, além de ser fonte para geração conhecimento sobre a diversidade da ocupação pré-histórica da Amazônia.

No setor 1, a 45 cm de profundidade foi encontrado o pote cerâmico cujo diâmetro da boca era de 45 cm. Com a continuidade das escavações, outras vasilhas inteiras foram encontradas associadas a este vasilhame primeiramente exposto. Os dados estratigráficos indicam que os vasilhames foram enterrados no local.

Optou-se pela realização de uma escavação das vasilhas em condições mais controladas e não em campo. Para facilitar os trabalhos em laboratório, todos os blocos foram arbitrariamente identificados, numerados em ordem crescente conforme iam sendo expostos nas decapagens e etiquetados segundo suas respectivas sondagens e níveis. Foram igualmente envoltos em sacos de linhaça e filmes de PVC para protegê-los no transporte.

Verificou-se que o pote de maior diâmetro corresponde a uma urna funerária, com no mínimo dois indivíduos. A etapa de cura dos esqueletos está em fase de finalização por equipe de bioantrópologas do LAAAE-USP que em parceria com a Scientia, coordenou essa etapa a partir de 2017.

A equipe LAAAE-USP recebeu os remanescentes esqueletais encontrados no interior da urna funerária. Os ossos do esqueleto pós-craniano estavam parcialmente curados (algumas porções anatômicas estavam limpas, coladas e identificadas). Os dois crânios ainda estavam em bloco de sedimento, cuja escavação foi realizada nessa etapa. Realizamos a tomografia dos mesmos ainda nos blocos, visando o registro de sua forma original considerando o estado de preservação e consistência dos ossos que estão bastante frágeis. No momento da escavação do bloco de sedimento com crânios, foram realizadas coletas de sedimento do interior do crânio, além de amostras ósseas dos dois indivíduos para análise de DNA (petrosos e molares).

No momento, estamos na fase final de registros fotográficos e formatação de relatório.