LabMicro em Cananéia
O primeiro campo arqueológico de 2025 do Laboratório de Microarqueologia (LabMicro) já aconteceu!
Este trabalho de campo foi na cidade de Cananéia, SP, e procurou prospectar e encontrar maneiras de viabilizar a catalogação e chegada aos sítios arqueológicos da região. Durante uma semana, a equipe do LabMicro utilizou do equipamento LiDAR (do acrônimo da língua inglesa Light and Detection Ranging) para mapear e examinar mais profundamente dois sítios: o Sambaqui do Nóbrega e o Sambaqui Patos, ambos localizados na Ilha Comprida.

Fotografia tirada com Drone DJI Terra da porção de floresta da Ilha Comprida, próximo ao Sambaqui do Nóbrega
A equipe sobrevoou o Sambaqui do Nóbrega e o fotografou ostensivamente a fim de conseguir tirar maior proveito do equipamento LiDAR, que funciona emitindo luz e captando ela novamente em sua reflexão, criando então um sistema de inúmeros pontos. Estes pontos depois são processados em aplicativos especializados e por um técnico treinado, para que no fim possam ser criados mapas de elevação focalizando o próprio sambaqui. Já no Sambaqui Patos, o drone e o LiDAR também foram utilizados, porém com menos sobrevoos por conta do acesso difícil que precisou ser feito de barco.

Equipe LabMicro aprendendo com Renan Torrico, o técnico especializado nos drones e no equipamente LiDAR
Além das fotos para mapeamento, o drone também pôde registrar a paisagem em alguns momentos, como após a chegada e estabelecimento da equipe na parcela de terra firme próxima ao Sambaqui Patos.
Logo mais o LabMicro realizará mais um campo arqueológico, voltaremos com registros!