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Anunciamos a publicação do artigo “Métrica, Ritmo e Hierarquia: uma análise conceitual sobre a ritmopeia”, no volume 9, n.1 da revista Musica Theorica, periódico da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA). No artigo, inserido na linha de Significação Musical e Estudos das estruturas discursivas na música de José Maurício Nunes Garcia, Gustavo Caum e Silva e Diósnio Machado Neto fazem uma discussão a partir das teorias sobre ritmopeia e examinam os diverso parâmetros que definem a natureza do ritmo, partindo da análise, a partir do modelo teórico-analítico elaborado por Danuta Mirka, de um hino do compositor carioca.
O 9º Volume, n. 1, da revista Musica Theorica pode ser acessado pelo link:
https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/issue/view/20
O artigo em específico pode ser acessado pelo link a seguir:
https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/300
Resumo do Artigo:
Se no século XVIII a ritmopeia foi amplamente discutida por teóricos e estetas, o século XX reaviva esse interesse em lançar luz sobre o parâmetro rítmico, frequentemente negligenciado no período intermediário. Tanto as discussões do passado quanto as contemporâneas buscam esclarecer os conceitos e as complexas interações sonoras que compõem o aspecto musical do ritmo. Este artigo visa realizar uma revisão bibliográfica e mapear a linha teórica que conduz a uma compreensão mais objetiva e clara dos parâmetros fundamentais que definem a natureza do ritmo, investigando sua relação com a métrica, a hipermétrica e os fenômenos sonoros. Para tanto, adotaremos o modelo teórico-analítico proposto por Danuta Mirka, que reconstrói a genealogia das teorias sobre ritmopeia do século XVIII e incorpora as contribuições dos musicólogos contemporâneos. A problemática será abordada a partir de um estudo de caso específico de José Maurício Nunes Garcia, estabelecendo uma conexão entre as diferentes teorias para elucidar os princípios fundamentais que regem a conceituação do ritmo. Um ponto central que perpassa todo o percurso teórico é a ideia de hierarquia como organizadora do processo estético e cognitivo. Assim, este artigo demonstra esse processo como um elemento crucial para a compreensão do ritmo e sua relação com a dimensão métrica.
Palavras-Chave: Ritmopeia. Métrica. Hipermétrica. Hierarquia. Século XVIII.