VIII Simpósio Villa-Lobos Universidade de São Paulo, Brasil

Olá!
Estamos aqui para anunciar o VIII Simpósio Villa-Lobos que ocorrerá nos dias 12 e 13 de Setembro de 2024.

Vocês podem acessar a página do evento no link:

https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/home?authuser=0

Informações:
Inscrições pelo e-mail: simposiovillalobos@gmail.com

Comunicações: inscrições abertas pelo e-mail acima.

Ouvintes: inscrições podem ser feitas no local, durante o evento.

O envio de trabalhos deve ser feito em um arquivo em formato Word. Para a inscrição, pode ser enviado um resumo expandido, com cerca de 300 a 1000 palavras, contendo a identificação do(s) autor(es), instituição com a qual mantém vínculo, além de bibliografia. Incentivamos o envio de artigos completos, para serem publicados nos anais do evento (8 a 50 páginas) – esse texto completo deve ser enviado no máximo até o final de setembro (após o evento), mas pode ser enviado antecipadamente como inscrição, dispensando o resumo expandido. Será disponibilizado um template, contendo a formatação de texto, legendas, figuras, referências, etc.

As comunicações durante o simpósio terão no máximo 20 minutos.

Solicitamos que o envio desses materiais seja feito exclusivamente através do e-mail simposiovillalobos@gmail.com.

Abraços!

Curso Gratuito ministrado pelo LAMUS: Construção do pensamento teórico da música ocidental

Prezados(as),

O Laboratório de Musicologia da USP (LAMUS) tem o prazer de convidá-los(as) para o curso de extensão “Construção do pensamento teórico da música ocidental”, que será realizado às sextas-feiras, no segundo semestre, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Para realizar sua inscrição e obter mais informações sobre o curso, acesse o link: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=860300023&cod_edicao=24001&numseqofeedi=1

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do site: https://sites.usp.br/lamus-each/fale-conosco/

Cordiais saudações,

Equipe LAMUS

Artigo: Métrica, Ritmo e Hierarquia: uma análise conceitual sobre a ritmopeia

Olá!

Anunciamos a publicação do artigo “Métrica, Ritmo e Hierarquia: uma análise conceitual sobre a ritmopeia”, no volume 9, n.1 da revista Musica Theorica, periódico da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA). No artigo, inserido na linha de Significação Musical e Estudos das estruturas discursivas na música de José Maurício Nunes Garcia, Gustavo Caum e Silva e Diósnio Machado Neto fazem uma discussão a partir das teorias sobre ritmopeia e examinam os diverso parâmetros que definem a natureza do ritmo, partindo da análise, a partir do modelo teórico-analítico elaborado por Danuta Mirka, de um hino do compositor carioca.

O 9º Volume, n. 1, da revista Musica Theorica pode ser acessado pelo link:

https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/issue/view/20

O artigo em específico pode ser acessado pelo link a seguir:

https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/300

Resumo do Artigo:

Se no século XVIII a ritmopeia foi amplamente discutida por teóricos e estetas, o século XX reaviva esse interesse em lançar luz sobre o parâmetro rítmico, frequentemente negligenciado no período intermediário. Tanto as discussões do passado quanto as contemporâneas buscam esclarecer os conceitos e as complexas interações sonoras que compõem o aspecto musical do ritmo. Este artigo visa realizar uma revisão bibliográfica e mapear a linha teórica que conduz a uma compreensão mais objetiva e clara dos parâmetros fundamentais que definem a natureza do ritmo, investigando sua relação com a métrica, a hipermétrica e os fenômenos sonoros. Para tanto, adotaremos o modelo teórico-analítico proposto por Danuta Mirka, que reconstrói a genealogia das teorias sobre ritmopeia do século XVIII e incorpora as contribuições dos musicólogos contemporâneos. A problemática será abordada a partir de um estudo de caso específico de José Maurício Nunes Garcia, estabelecendo uma conexão entre as diferentes teorias para elucidar os princípios fundamentais que regem a conceituação do ritmo. Um ponto central que perpassa todo o percurso teórico é a ideia de hierarquia como organizadora do processo estético e cognitivo. Assim, este artigo demonstra esse processo como um elemento crucial para a compreensão do ritmo e sua relação com a dimensão métrica.

Palavras-Chave: Ritmopeia. Métrica. Hipermétrica. Hierarquia. Século XVIII.

Artigo “De outras terras e outras línguas te acordar: Taiguara, a música como campo de batalha”

Olá pessoal!

É com muito prazer que anunciamos a publicação do artigo “De outras terras e outras línguas te acordar: Taiguara, a música como campo de batalha”, que se relaciona a linha de pesquisa “Significação Musical e Teoria Crítica aplicadas às Dimensões Sociopolíticas, Culturais e Decoloniais da Música Brasileira” do LAMUS (Laboratório de Musicologia) da EACH-USP Leste, coordenada pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto.

O artigo é uma produção conjunta de Aldo Luiz Leoni, Fernando Tavares e Diósnio Machado Neto do LAMUS e resultado dos encontros do Grupo de Estudos sobre o Rock, feitos quinzenalmente pelo grupo. O artigo saiu no Dosier: “Álbumes del exilio: música popular, política y experiencias” no Volume 6 Número 1 (2024) da Revista Contrapulso, disponível no link:

https://contrapulso.uahurtado.cl/index.php/cp/issue/view/10

O artigo pode ser encontrado neste link:
https://contrapulso.uahurtado.cl/index.php/cp/article/view/240/105

Segue abaixo o resumo do artigo:
Este trabalho aborda a vigilância ideológica e de costumes dos aparelhos do Estado durante a Ditadura Militar no Brasil, especialmente na música. Destaca-se o caso de Taiguara, um compositor que ao tentar reiteradamente defender pessoalmente suas canções acabou criando no meio censório uma reputação de inconformista. Isso eventualmente se agravou à medida que o regime militar passou não só a cercear canções sobre costumes, mas também conteúdo considerado subversivo. Assim a carreira do músico em paralelo à escalada da repressão desde o Golpe de 1964 estabelece um nexo de causalidade. A vigilância começa a se evidenciar mesmo durante os festivais musicais televisionados na década de 60 nos quais o músico tinha presença constante. Isso iria causar os dois períodos de exílio de Taiguara, o primeiro na Inglaterra e o segundo na Tanzânia. O álbum Imyra, Tayra, Ipy(1976) foi o auge da perseguição, pois, mesmo tendo passado na peneira censória foi recolhido às pressas logo após sua distribuição. Além da discussão sobre o exílio e a censura enfrentados por Taiguara, são analisadas soluções musicais e letras do compositor nesse contexto. A postura crítica e a defesa de pautas que hoje seriam classificadas como progressistas destacaram-no como um artista em busca de liberdade de expressão.
Palavras-chave: Taiguara, exílio, ditadura militar brasileira, censura, Imyra Tayra Ipy.

Vocês podem assistir ao lançamento do dossiê no canal do Youtube, através do link:

https://www.youtube.com/watch?v=hzcKO30Fsak

Para quem quiser saber mais informações sobre o LAMUS, pode acessar o site:
https://sites.usp.br/lamus-each/

Abraços e até a próxima!

Conheça mais sobre o LAMUS

“O axioma da musicologia é que ela investiga a arte sonora. Sua epistemologia se desenvolve na interdisciplinaridade dada na compreensão da condição humana. Isso inicia pela definição dessa condição em contextos históricos e geográficos. No entanto, seu foco, contemporâneo, está em entender a arte sonora e musical como expressão multifacetada no espaço e no tempo, refletindo a diversidade cultural e humana. A teoria que desenvolvemos de forma autoral se fundamenta na ideia de inflação cósmica, pois postula que as trocas musicais ocorrem por meio da densificação de parâmetros musicais, mas principalmente a partir de gestualidades, logo “Teoria das Gestualidades Inflacionárias”. Dentre os diversos projetos de pesquisa que emanam dessa abordagem, destacam-se os estudos decoloniais da música e as análises de significado relacionadas ao repertório da tradição erudita europeia no contexto brasileiro.” Diósnio Machado Neto

O Laboratório de Musicologia da EACH-USP é um espaço dedicado à pesquisa da música em suas dimensões sócio-históricas, com ênfase na música da tradição ocidental. Atualmente desenvolve duas linhas de investigação: (1) os processos discursivos da música no Brasil colonial (na área de significação musical); (2) música e bandas no Estado de São Paulo.

As linhas de pesquisa do Laboratório são:

  • Estudos de Significação Musical
  • Estudos Discursivos na Músical do Brasil colonial
  • Estudos dos processos pedagógicos da música
  • Estudos sobre Bandas de Música no Brasil

O Lamus também busca desenvolver material didático para o ensino da História da Música, trabalhando na produção de e-videos para as disciplinas de Música Brasileira e História da Música. Em seu quadro, o Lamus conta com pós-doutorandos, doutorandos, mestrando e alunos de graduação. Está localizado na Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

LATTES DO GRUPO DE PESQUISA LAMUS-EACH

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5539472041828509