Finalizados

Finalizados

2019 – 2019
Transitions to Sustainable Mobility – Comparison between Chinese and Brazilian initiatives
Descrição: The current mobility system regime, based on individual internal combustion engine cars, is the main contributor to climate change and other sustainability challenges, such as air pollution, road congestion and competition for public space. Despite the resistance of this model (much of it, the result of the automotive industry conservative behavior), there are many initiatives, in many different fields of mobility systems, which indicate possible future change in this persistent regime. (Manders, Wieczorek and Verbong, 2018; Orsato et. al. 2011) The relation among automotive industry and different actors involved in transitions and how to coordinate and align the different incentives for those actors, are the core of this article. The intended contribution is to address some gaps in Transitions Theory, notably, how transitions occur and who drives the process. The nature of public-private partnerships as meso-institutions (Ménard, 2014) in driving transitions would be the main theoretical contribution. Therefore, we propose to analyze and compare Brazilian and Chinese case studies regarding sustainable urban mobility transitions. To accomplish this goal, we analyze the diffusion level and different characteristics that explain the current development level of four niches: electro mobility, car sharing schemes, intermodal transportation, and innovation in public transportation. Using the multiple case study method, we compare the sustainable mobility initiatives and innovations undertaken by t automotive companies and other players in Brazil and in China. Together with researchers from Fudan University, we conducted 12 cases analysis in chinese companies – OEMs (SAIC/GM, Qoros);parts suppliers (ZF, Bosch, Aptiv), EVs companies (NIO), systems suppliers (Zebra automotive), mobility operators (hello bike, Didi, EVCard) Research centers (Shanghai Intelligent Automotive research Center).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Adriana Marotti de Mello – Coordenador / João Valsecchi Ribeiro de Souza – Integrante / Anyu Wang – Integrante.

Financiador(es): Fudan Latin American University Consortium – Bolsa.
2013 – 2016
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA – Projeto Nr.479883/2013
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as perspectivas e possíveis trajetórias de desenvolvimento de inovações no modelo de negócio na indústria automotiva instalada no Brasil, frente às incertezas (ou oportunidades) tecnológicas e sociais impostas por questões relativas à mobilidade urbana sustentável. Pretende-se identificar se há um modelo que defina o que é a mobilidade urbana sustentável e quais seus impactos no desenvolvimento de inovações de produto e modelo de negócios na indústria, projetando possíveis tendências futuras no que se refere à dinâmica de evolução no setor e a participação de atores diferentes dos atualmente presentes na indústria. A partir de revisão bibliográfica a ser elaborada e de pesquisa em bases de dados secundárias disponíveis sobre o setor, pretende-se entender quais empresas e diferentes modelos de sucesso existem no Brasil e no exterior. Com estes dados, serão elaboradas questões a serem pesquisadas no campo com importantes players do setor. O resultado esperado da pesquisa é um modelo explicativo para a evolução do modelo de negócio da indústria automobilística em direção a um novo modelo de mobilidade sustentável. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam com o debate na área de inovação na indústria automotiva e na áea de mobilidade urbana e possam servir de subsídio para auxiliar na tomada de decisão no setor privado, bem como para o estabelecimento de políticas públicas para o setor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adriana Marotti de Mello – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2012 – 2015
Estudo Prospectivo do Setor Automotivo com foco em motorização híbrida
Descrição: Este projeto tem por finalidade levantar as tecnologias emergentes relativas a motorização híbrida elétrica em automóveis e veículos comerciais, através de pesquisa em bases de patentes, e outras fontes secundárias, como o portal Inovação e do CNPq, bem como atravpés de consultas a especialistas selecionados pelo CGEE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adriana Marotti de Mello – Integrante / Marx, Roberto – Integrante / Ricardo Naveiro – Coordenador / Fabio Stalllivieri – Integrante.
2012 – 2014
Nota Técnica Veículos Híbrido Elétricos
Descrição: Este projeto é parte da ATS (Agenda Tecnológica Setorial), iniciativa vinculada ao projeto Brasil Maior do governo Federal. Visa levantar as tecnologias mais relevantes que merecem incentivo do governo brasileiro no que se refere ao esforço de desenvolvimento e produção de veículos híbridos elétricos no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roberto Marx – Coordenador / Adriana Marotti de Mello – Integrante.
Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3

2012 – 2013

Modelo de Verificação de Conteúdo Nacional na Cadeia Automotiva

Descrição: Trata-se de um serviço prestado a ABDI (Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial) visando propor metodologia para verificar e auditar a porcentagem de conteúdo nacional dos veículos produzidos no Brasil. Este número é relevante pois o programa Inovar Auto (2012) oferece subsídios as empresas que tiverem uma porcentagem mínima de sua produção realizada no país..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Roberto Marx – Coordenador / Mauricio Socio – Integrante.

Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – Remuneração.

 

2009 – 2010

Panorama Setorial e Propostas para Aumento da Competitivdade da Indústria Automotiva Brasileira

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roberto Marx – Coordenador.

 

2008 – 2009

Estudo Prospectivo Setorial Automotivo

Descrição: Trata-se de um projeto desenvolvido pelo CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, encomendado pela ABDI – Agencia Brasileira de Inovação, com vistas a definir uma agenda estratégica para o setor automotivo brasileiro, tendo em vista os próximos 25 anos.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Roberto Marx – Coordenador / Adriana Marotti de Mello – Integrante.

Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 2

 

2007 – 2008

Uma agenda de competitividade para a indústria paulista

Descrição: Uma agenda de competitividade para a indústria paulista – setor de autopeças. Projeto financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Valor de R$ 38.000,00.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Roberto Marx – Coordenador / Adriana Marotti de Mello – Integrante.

Financiador(es): Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – Remuneração.

Número de produções C, T & A: 2

 

2002 – 2005

Mudança Organizacional e Estratégias Empresariais na Indústria Automobolística

Descrição: Pesquisa sobre mudanças organizacionais na cadeia automotiva, com ênfase nas etapas de projeto do produto, distribuição de automóveis. A pesquisa é articulada com pesquisadores do GERPISA – Groupe dÉtudes et de Recherche de l´industrie et les Salariés de l´Automobile..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Roberto Marx – Integrante / Ubiratã Tortato – Integrante / Adriana Marotti – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Groupe d Etudes Et de Recherche Sur l Industrie Et Les Salaries de l Automo – Cooperação.

Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

 

2001 – 2002

Caracterização e Análise de Cadeia Automotiva Brasileira

Descrição: Análise ampla (baseada em survey e estudos de casos) das transformações pelas quais a indústria automotiva passou ao longo dos anos 90. Contou com o apoio do Sindipeças e da Anfavea para a realização do maior survey com autopeças já feito no Brasil..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Roberto Marx – Integrante / Mauro Zilbovicius – Integrante / Mário Sérgio Salerno – Integrante / Ana Valéria Carneiro Dias – Integrante / Jose Carlos de Souza Lima – Integrante / Rodrigo Soares – Integrante.

Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Remuneração.

Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2

 

1996 – 1998

Análise do processo projeto e implantação do conceito de consórcio modular na VW – Resende

Descrição: Procurou-se entender a lógica geral do projeto bem como os detalhes da sua operação para estudar o que representou esta planta em termos de modificações na indústria automotiva mundial. Tentou-se um vínculo formal com a empresa mas a mesma não se interessou, mesmo assim o projeto foi desenvolvido com contatos informais com representantes da empresa..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roberto Marx – Integrante / Mauro Zilbovicius – Integrante / Mário Sérgio Salerno – Integrante.

Número de produções C, T & A: 3