Artigos em Periódicos

15/10/2021

Permanent Education in Health: A Documentary Investigation on the Eastern Region of the City of São Paulo (2023)

By Eunice Almeida da Silva, Régia Cristina Oliveira, Ivana Brito, Fátima Madalena de Campos Lico, Nivaldo Carneiro Junior & Esteban Fernandez Tuesta

Abstract- The present article aims to present the data recorded in the PermanentEducation Municipal Plans (Planos Municipais de Educação Permanente – PLAMEP) regarding the educational activities offered to professionals working in Primary Care services under the Regional Health Coordination Office – East in the period from 2017 to 2020. The article seeks to highlight the quantity and type of areas/themes proposed; of actions offered and their periodicity. Some important issues have emerged in this survey, among them: the prevalence of more vertical methods deployed in educational actions, such as training and courses, along with a prevalent monthly periodicity of such activities; differences in the amount of educational actions proposed in the course of the period considered; a diversity of actions not circumscribed to the areas previously defined in the survey; the lack of filling in some information such as executing area and periodicity in the first years of the PLAMEP implementation; the lack of standardization and uniformity in the spreadsheets of 2017 and 2018; and an improvement in the organization of data between 2019 and 2020.Keywords: permanent education; primary care; health professionals; documentary survey

Link de acesso: https://socialscienceresearch.org/index.php/GJHSS/article/view/103728/37794

 

Validação de oficina de educação permanente em alimentação, atividade física e práticas corporais (2022)

Por Julia De Caro Costa, Douglas Roque Andrade, Patricia Constante Jaime

RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever o desenvolvimento e validação de conteúdo de um protocolo de oficina de educação permanente em saúde para a qualificação profissional em promoção da alimentação adequada e saudável e da atividade física e práticas corporais voltado aos profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde. O desenvolvimento do protocolo utilizou como referenciais teóricos o Guia Alimentar para a População Brasileira, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, a Prática Colaborativa Interprofissional e a Metodologia Crítico-Reflexiva (MCR); e foi definido com seis módulos presenciais, totalizando 30 horas de qualificação. O protocolo foi avaliado nos aspectos de clareza, pertinência e representatividade, em dois painéis de juízes para validação de conteúdo. Foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando adequadas as atividades que pontuaram IVC>0,8; e o percentual de representatividade dos referenciais teóricos em cada atividade. Todas as 32 atividades do protocolo foram validadas para clareza e pertinência; e a representatividade obteve resultados condizentes com os objetivos de cada módulo. A representatividade da MCR no protocolo como um todo foi de 86,25%. As atividades da oficina foram avaliadas como adequadas ao objetivo proposto, considerando seu referencial teórico e seu público-alvo. Esta é a primeira oficina de educação permanente em saúde validada a trabalhar em formação combinada com o Guia Alimentar e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, e pode ser aplicada para a qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde em todo Brasil.

Link de acesso: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0245 

Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática: as disciplinas do curso de Obstetrícia (2017)

Eunice Almeida da Silva, Nadia Zanon Narchi, Maria Aparecida de Jesus Belli, Maryam Michelle Jarrouge Trintinália, Nilva Teixeira. 

Este estudo tem como finalidade mostrar a estratégia de ensino utilizada nas disciplinas Administração dos Serviços de Atenção à Saúde e Estágio Curricular de Administração de Serviços de Atenção à Saúde, obrigatórias no curso de graduação em Obstetrícia da Universidade de São Paulo. O objetivo geral da estratégia foi articular o conteúdo oferecido em sala de aula às práticas em gerenciamento. Em 2014, 43 alunos cursaram as disciplinas, discutiram o conteúdo programático em sala de aula, realizaram visitas a serviços da rede privada e vivenciaram práticas de gerenciamento em serviços públicos de saúde. O objetivo específico era identificar e analisar até três situações-problema que poderiam dificultar a dinâmica de gerenciamento dos serviços públicos de saúde. A partir da análise e com base nas visitas realizadas, os alunos em grupos elaboraram um projeto visando à melhoria do gerenciamento dos serviços públicos. Os projetos deveriam responder a questão: ?É possível administrar os processos, os recursos e as pessoas nos serviços públicos de atenção à saúde de maneira a agregar-lhes valor?? Todos responderam afirmativamente, evidenciando descrições de como foram compreendidas as articulações dos conceitos discutidos em sala de aula com as dificuldades e possibilidades encontradas nos cenários das práticas.

 

Link de acesso: https://repositorio.usp.br/item/002843942

 

A formação do profissional da saúde na perspectiva da semiótica (2014)

Eunice Almeida da Silva, Anderson Vinicius Romanini. 

Resumo: Este ensaio apresenta uma proposta de referencial teórico para a formação do profissional da área da saúde baseado na filosofia pragmática de Charles Sanders Peirce, mais especificamente na classificação dos tipos de raciocínios, na concepção de diagrama e na descrição do processo mental como uma relação triádica entre signo, objeto e interpretante (semiose). Estudos revelam que a comunicação entre o profissional da saúde e a pessoa assistida tem sido estabelecida de maneira descontextualizada; decorrente, muitas vezes, da ênfase que esse profissional atribui a realização do procedimento técnico-científico e aos protocolos pré-determinados. Propomos: 1. uma análise do processo de comunicação entre o profissional da saúde e a pessoa que requer cuidados, entendido como um processo que se pauta na ação do signo, ou semiose; 2. a elaboração de um plano de cuidado/tratamento como um processo projetivo diagramático que contempla múltiplas variáveis e que requer o auxílio dos raciocínios abdutivo, dedutivo e indutivo para realizar eficientemente seu propósito.

Link de Acesso: https://repositorio.usp.br/item/002731515

 

Las prácticas educativas en salud (pes) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil ? Colombia (2015)

Ana Maritza Gómez Ochoa, Maria Helena Salgado Bagnato, Eunice Almeida da Silva.

Resumo: Este texto estabelece aproximações comparativas sobre práticas educativas em saúde e qualidade de vida em dois países, Brasil e Colômbia. Realiza um rastreamento que dê conta das relações que se estabeleceram entre esses conceitos na primeira e segunda metade do século XX. Os conceitos promoção e prevenção em saúde contribuíram para refletir sobre as correlações de força, tensões e rupturas entre os dois períodos. Higiene, raça e nação constituíram- se como pilares para as PES nos períodos abordados nos dois países estudados, com particularidades para cada um deles, mas com o mesmo objetivo: mudança de conduta e conscientização da população. Para a segunda metade do século XX, o coletivo adquire um caráter central e a qualidade de vida é utilizada como uma estratégia para validar as ações de promoção em saúde.

 

Link de acesso: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748

 

Formação em saúde e educação continuada das profissionais do programa de ginástica da secretaria de esportes e lazer de Valinhos-SP (2020)

Caroline Giolo-Melo, Leticia de Jesus, Túlio Gamio Dias, Dimas Almeida Silva, Douglas Roque Andrade.

O presente estudo analisou a formação em saúde e formação continuada de professoras de ginástica da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos-SP. Foram entrevistadas 4 professoras, num total de 5, esta última não respondeu por participar da pesquisa. Estas cinco profissionais atendem 700 pessoas com faixa etária de 18 a 59 anos em 17 locais diferentes. A análise foi realizada através de um questionário aplicado no mês de maio de 2016, contendo 13 perguntas sobre a formação universitária e educação continuada das profissionais. Sendo as questões de um a sete de múltipla escolha, de oito a treze dissertativas. Os resultados obtidos foram os seguintes: todos os entrevistados eram do gênero feminino de 30 a 45 anos de idade, com 8 a 28 anos de formação, 3 em licenciatura plena e 1 em bacharelado. Tais alterações devem ofertar maiores oportunidades de estágio, disciplinas específicas a? área de Saúde Coletiva e Saúde Pública, pois ficou evidente no presente estudo a deficiência desses temas na graduação dessas profissionais, o que poderia repercutir na sua atuação.

 

Link para acesso: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21747

 

Formação profissional em educação física para o setor da saúde e as diretrizes curriculares nacionais (2016)

Douglas Roque Andrade, Rogério Cruz Oliveira.

Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a política de formação profissional em Educação Física para o setor da saúde e avaliar a proposta de extinção do Bacharelado. Para tanto, realizamos uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física e da Minuta debatida em Audiência Pública no Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2015, tendo sido considerados todos os trechos relacionados ao termo saúde em ambos os documentos. Concluímos que a política de formação profissional em Educação Física para o setor da saúde se encontra deficitária frente às demandas do Sistema Único de Saúde. Assim, a proposta de extinção do Bacharelado é inviável, pois os desafios à formação em Educação Física e saúde extrapolam os limites de uma única formação.

 

Link de acesso: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42255

O ensino da prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica (2007).

Joyce da Costa Silveira.

Este estudo teve como objetivo descrever os elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto normal na prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Para isso, o estudo foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, para identificar aspectos do processo de formação profissional que se interpõem à prática assistencial da enfermagem obstétrica. Tal perspectiva teórico-metodológica mostrou-se adequada para esta investigação, pois possibilitou identificar aspectos relativos ao processo de ensino-aprendizagem na assistência ao parto normal, prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica, a fim de conhecer a contribuição da especialização para a prática baseada em evidências científicas. O estudo foi realizado no Município de São Paulo. Fizeram parte da amostra dez instituições de ensino superior (universidades, centros universitários e faculdades) que têm cursos de graduação em enfermagem e oferecem ou ofereceram a especialização em enfermagem obstétrica. O período compreendeu os anos de 1995 a 2005. Foram entrevistados nove coordenadores, e dez professores dessas instituições. As entrevistas seguiram um roteiro específico para os coordenadores e outro aos professores. As falas dos entrevistados foram agrupadas em: “O trauma perineal e sua prevenção” e “Elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto e do cuidado perineal”. Constatou-se que o conhecimento científico, teórico e prático é indispensável e que o ensino não pode estar desvinculado à prática. Esta prática deve ser feita em laboratório, com todo o equipamento necessário para que o aluno adquira habilidade na reparação do trauma perineal e, também, deve propiciar a experiência no cuidado da mulher durante o parto.

 

Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7132/tde-12062007-110751/publico/Joyce_Silveira.pdf

 

Percepção de gerentes sobre o papel gerencial em unidades básicas de saúde após capacitação na região sul da cidade de São Paulo (2005).

Fátima Madalena de Campos Lico, Maricene Ceravolo de Melo Ferreira, Cleide Lavieri Martins, Rosilda Mendes.

Resumo: No processo de consolidação do SUS, na cidade de São Paulo, a descentralização compreendeu a criação de 39 Distritos de Saúde e a capacitação em gerência de unidades básicas de saúde surgiu como uma das propostas de reorganização dos serviços. O I Curso de Especialização em Gerência de Unidades Básicas de Saúde do SUS / SMS-SP – GERUS – foi desenvolvido, em 2002, na região sul da cidade, pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Os objetivos deste estudo foram conhecer as percepções dos gerentes sobre o papel da gerência das unidades básicas de saúde, numa região de mananciais, populosa, com problemas de infra-estrutura e de exclusão social e analisar as contribuições do GERUS no desenvolvimento de capacidades dos gerentes. Foi empregada abordagem qualitativa, a coleta de dados foi feita por meio de grupo focal, análise dos relatórios produzidos e auto-avaliações. Foram definidos três eixos de análise: ser gerente no contexto da descentralização; o papel da gerência em unidades básicas de saúde; e as contribuições do GERUS para o fortalecimento do papel gerencial. Pôde-se observar que o GERUS possibilitou a ampliação da visão do papel gerencial e o desenvolvimento das competências técnicas para a reorganização dos serviços, trazendo ganhos pessoais e para a instituição. Há, contudo, problemas que uma capacitação em seu âmbito na medida que estes problemas transcendem um processo pedagógico dessa natureza exige que, concomitantemente à capacitação, haja um compromisso político com as mudanças.

Link de acesso: https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000100009

 

A estratégia de Educação Permanente para a produção de redes de cuidado na atenção à saúde da pessoa em situação de violência na cidade de São Paulo (2017)

Fátima Madalena de Campos Lico, Suely Yuriko Miyashiro Tápias, Elaine Aparecida Lorenzato, Maria Lúcia Aparecida Scalco, Nelson Figueira Junior.

Resumo: Esse artigo descreve o processo educativo que envolveu os profissionais das seis coordenadorias regionais de saúde, da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo (SMS-SP), dos Núcleos de Prevenção das Violências e da rede intersetorial, para a implantação da linha de cuidado e construção da rede de atenção integral à saúde da pessoa em situação de violência. Apresenta a relevância da Educação Permanente em Saúde como uma estratégia para potencializar os espaços de gestão de forma descentralizada, integrando os gestores e técnicos da SMS-SP, das Organizações Sociais e da rede intersetorial. Esse processo teve início em 2015, com a formação de um comitê executivo, responsável pela gestão e condução de um curso de aprimoramento e do processo educativo. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de ações educativas, fundamentado na metodologia da problematização. Participam do processo 1300 profissionais, possibilitando o fortalecimento de uma rede integrada de cuidado às pessoas em situação de violência; a consolidação dos fluxos assistenciais; de vigilância e competências de cada um dos níveis do cuidado; a criação de espaços de diálogo que estimulem iniciativas de promoção de saúde e identificação de estratégias de proteção e de garantia de direitos.

Link de acesso: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/09/1016901/bis-v18n2-educacao-comunicacao-128-138.pdf

 

O processo de enfermagem na sistematização da assistência: fundação centro de controle oncológico do Amazonas

Emillia C. Gonçalves Santos, Hindira Alana de Souza Barbosa, Nathália França de Oliveira, Priscilla Mendes Cordeiro.

Resumo: Deflagrar um processo de sistematização propiciando condições para a execução da implantação da  Sistematização  da  Assistência  de  Enfermagem  (SAE)  na  Fundação  Centro  de  Controle  de  Oncologia  do Estado do Amazonas por meio do Processo de Enfermagem. Foi sinteticamente traçado um perfil da realidade  em  que  os  enfermeiros  estão  inseridos  bem  como  um  levantamento  dos  diagnósticos  de Enfermagem mais frequentes baseados nas situações- problema e patologias encontradas em concomitância com  levantamento  de literatura. Enfermeiro  visto  como  um  burocrata  da  assistência  sem interesse  importante  em  efetivamente  melhorar  sua  prática  por  meio  da  execução correta  do  processo  de Enfermagem, configurando-se como gerentes de setor que propiciam meios para que os demais profissionais de  saúde  desenvolvam  suas  atividades  a  contento,  sem  gerenciar  o  cuidado  por  meio  do  processo  de Enfermagem  clinicamente  pleno  e  prioritário  em  suas  atribuições  cotidianas. É  factível  a progressiva implantação do Processo de Enfermagem.

Link de acesso: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1085

Envelhecimento, cultura e sociedade (2019).

Andrea Viude Castanho

RESUMO: Este artigo discute a participação do eixo envelhecimento, cultura e sociedade no projeto político-pedagógico do Curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo ? EACH/USP. O envelhecimento é discutido à luz do pensamento complexo. A heterogeneidade da velhice encontra-se presente ao longo de toda a discussão, com ênfase nos aspectos socioculturais do envelhecimento.

 

Link de acesso: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2528/1612

Instrumento para Avaliação das Necessidades de Educação Permanente dos Gerentes da APS Santa Marcelina (2012).

Adriana Germano Marega Machado, Fernanda Ferreira Marcolino

Resumo: A Atenção Primária à Saúde ? APS Santa Marcelina, instituição parceira da Prefeitura do Município de São Paulo, atua em consonância com os princípios do SUS, sendo assim, busca superar seus principais desafios, tendo como pano de fundo as políticas de saúde vigentes no cenário brasileiro, dentre os quais está o desenvolvimento de pessoas para atuarem neste contexto. Esta pesquisa destaca a necessidade de continuidade da formação de pessoas que gerenciam os serviços de saúde. A Gestão Estratégica de Pessoas da APS Santa Marcelina está organizada como um sistema que oportuniza a Movimentação, a Valorização e o Desenvolvimento de Pessoas com ênfase no alinhamento do perfil de competências. A relevância desta pesquisa destaca-se pela oportunidade de contribuição das lideranças, quanto às suas necessidades de educação permanente em saúde ? EPS no âmbito das Unidades Assistenciais. Objetivo: Elaborar um instrumento para identificação das necessidades de Educação Permanente voltado para as lideranças da APS Santa Marcelina. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter experimental visando a criação, pelos profissionais da Área de Desenvolvimento de Pessoas, de um instrumento de caracterização do perfil profissional dos gerentes das unidades de saúde vinculadas à APS Santa Marcelina, com uma parte voltada para o levantamento do que eles consideram como necessidades de EPS a serem desenvolvidas. Resultados: Chegou-se a um questionário semi-estruturado, contemplando 7 questões fechadas, 6 voltadas à formação e experiência do profissional enquanto gerente da APS é uma questão contemplando 15 temáticas relacionadas às Políticas Públicas de Saúde e Institucionais da APS Santa Marcelina a serem respondidas por ordem de prioridade, uma vez que as políticas citadas não se sobrepõe, tendo caráter complementar umas às outras. O questionário encerra-se com duas perguntas abertas onde o gestor pode sugerir outras temáticas não contempladas e propostas quanto à forma de viabilizar futuras atividades pedagógicas. Considerações finais: Chegou-se a construção de um instrumento que contempla o reconhecimento da formação do gerente da APS Santa Marcelina, assim como projeta a possibilidade de estabelecer prioridades no planejamento das ações de EPS, uma vez que se analisada a percepção do gestor teremos a proporção das temáticas divididas por grau de interesse ou necessidades levantadas pelo instrumento.

 

Link de acesso: http://conferencias.redeunida.org.br/ocs/index.php/congresso2012/CRU10/paper/view/6964

 

O acontecimento SUS na APAE Bento Gonçalves/RS: rumo à educação em saúde (2011)

Paulina Alejandra Almazán Valdebenito, Adriana Germano Machado.

Resumo: A educação como campo de saber está permeada por múltiplos acontecimentos que se dão no cotidiano dos espaços educativos e esta pesquisa, especificamente, se dá no âmbito de uma escola especial. É a partir do olhar hermenêutico de uma fisioterapeuta que serão desenvolvidos alguns temas vinculados ao ingresso das políticas de saúde (o chamado ?acontecimento SUS?) no contexto institucional da APAE Bento Gonçalves, com implicações no convívio diário de todas as pessoas que circulam neste lugar. Trata-se de mudanças na cultura institucional e de transformações nas práticas de cuidado que envolvem modos de existir, conviver e aprender. Percorrerei as referências teóricas que aproximam a educação e a saúde, na busca de compreender como o enlace das macropolíticas desses dois campos interfere sobre as micropolíticas do cotidiano, onde as práticas concretas dão materialidade à história social e política brasileira. Assim, a partir de uma atitude etnometodológica, inspirada na antropologia interpretativa de Geertz e dos pensamentos sobre processo de singularização de Guattari, esta pesquisa participante se dá na busca de sentidos, por uma pesquisadora implicada diretamente com a APAE de Bento Gonçalves, tentando compreender os efeitos do encontro entre a educação e a saúde nas práticas cotidianas. O cuidado emerge como categoria potencialmente integradora das áreas e uma formação profissional continuada que leve em conta as práticas cotidianas aparece como necessidade da própria vocação institucional humanista de cuidado e assistência.

 

Link de acesso: http://hdl.handle.net/11690/594

 

Gestão da prática clínica (2012)

Laís Helena Ramos, Eliana Campos Leite Saparolli, Adriana Germano Marega Machado, Mônica Antar Gamba, Marcelo Marcos Piva Demarzo, Cristina Alves de Oliveira, Daniel Almeida Gonçalves, Erico Marcos de Vasconcelos, Maristela Vilas Boas Fratucci.

Resumo: Desde a criação do SUS, os princípios de integralidade e equidade estiveram na pauta dos planejamentos das ações de atenção à saúde em todos os níveis do sistema. A atenção básica (e mais especificamente a ESF) requer, por parte de médicos, enfermeiros e odontólogos, mudanças na perspectiva de suas respectivas práticas clínicas cotidianas visando uma assistência que atenda estes princípios, centrando o foco na pessoa e não no agravo. Assim, a unidade apresenta abordagens teóricas que debatem as mudanças na assistência das três profissões envolvidas para que a discussão possa ocorrer tanto numa perspectiva multiprofissional e todos conheçam o processo de transformação para uma clínica ampliada e integral bem como possa permitir um aprofundamento das questões próprias de cada categoria profissional.

 

Link de acesso: http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/179

 

Análise das atividades de educação permanente para profissionais da atenção primária à saúde

Eunice Almeida da Silva, Régia Oliveira, Douglas Andrade, Andréa Viude

Resumo: Atividades de Educação Permanente foram estabelecidas nos serviços que prestam atendimento ao sistema público de saúde brasileiro, mas até o momento não foram desenvolvidas ferramentas para avaliar o impacto dessas atividades no desempenho dos profissionais. O objetivo deste artigo é descrever um estudo diagnóstico das atividades de Educação Permanente oferecidas aos profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde, em uma região de baixa renda da cidade de São Paulo- Brasil. Por meio de uma análise documental e de entrevistas com 50 profissionais de diferentes categorias, obteve-se como resultado a falta de evidências das finalidades das atividades de Educação Permanente; do alinhamento com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; da definição do método para levantar a necessidade das atividades e do método para avaliar o impacto das atividades no desenvolvimento profissional. Os resultados também revelaram que há um empenho, por parte dos serviços, em oferecer atividades educativas de Educação Permanente para os profissionais. Porém, muitas vezes, não são planejadas e nem aferidas. Diante desses resultados implementou-se um Observatório com vista a conhecer, apoiar, monitorar, avaliar e fornecer subsídios conceituais, metodológicos e pedagógicos às ações educativas. Como o município de São Paulo é representativo de muitas áreas metropolitanas no Brasil e em outros países, ainda que tenha suas especificidades, acredita-se que esta proposta possa ter correspondência ou mesmo se aplicar aos sistemas públicos de saúde de outros lugares.

Link de acesso: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/6642