Professores Pós-Doutores

15/10/2021
Professores Pós-Doutores
Eunice Almeida da Silva

Possui graduação em Enfermagem, mestrado em Ciências Sociais, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professor doutor 2 do curso de graduação em Obstetrícia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Líder do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais para área da Saúde (GIEPS). Coordenadora do Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde-SP-Brasil. Membro da International Network for Health Workforce Education. Bolsista do Programa ‘Movilidad Profesorado’ da Fundación Carolina-Espanha, 2020-2021.

Site pessoal: https://uspdigital.usp.br/especialistas/especialistaobter?codpub=b7a0d8b6b36b

Régia Cristina Oliveira

Possui Graduação em Ciências Sociais (1998) pela Universidade de São Paulo -USP, Mestrado em Sociologia (2002) pela Universidade de São Paulo -USP, Doutorado em Sociologia (2006) pela Universidade de São Paulo – USP; Pós doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2010) – Unifesp; Pós doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do grupo de Pesquisa (CNPq) Juventude e Sociedade. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia da Juventude; Sociologia do Trabalho; Sociologia e Antropologia do Corpo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: juventude, adolescência, infância e ciclos de vida; corpo e emoção; corpo, saúde e doença. Atualmente é docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH/USP, atuando na graduação e no Programa de Pós graduação em Estudos Culturais. 

Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7471523959548681

Luiz Silveira Menna Barreto

Docente do departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP entre 1980 e 2005, e desde 2005 docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Mestre e doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo em 1981, com Pós-Doutorado na Université de Franche-Comté, França em 1987. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo em novembro de 2008 e Titular em 2009. Atua na grande área de Neurociências e Comportamento e na área específica de Cronobiologia. Orientador credenciado nos programas K”Neurociências e Comportamento”(I.Psicologia/USP) e : Estudos Culturais (EACH/USP). Atualmente é professor aposentado atuando na categoria “Sênior” na EACH/USP a partir de 2017. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: CRONOBIOLOGIA, CICLO VIGILIA/SONO, ADOLESCENTES, SONO, HUMANO, RITMO BIOLOGICO, ATIVIDADE LOCOMOTORA, CIRCADIANO, RITMO CIRCADIANO, ENSINO DE NEUROCIÊNCIAS E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Bolsista de produtividade do CNPq de 2003 a 2006 (1D) e de 2006 a 2009 (1C) e de 2011 a 2015 (1D). Desde 2017 professor aposentado atuando como Professor Sênior na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/6262673963010890

Ricardo Gonçalves Barreto

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989), Mestrado e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1999 – 1995). Desenvolveu pós-doutorado na EACH-USP sobre o conceito de Cultura em Antonio Gramsci, Raymond Williams e Antonio Candido (2017-2019). Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Teoria Literária e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, modernismo brasileiro, literatura brasileira, literatura comparada, formação do leitor literário, currículo.

Site pessoal: https://www.escavador.com/sobre/5052494/ricardo-goncalves-barreto


Edemilson Antunes de Campos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutorado Sandwich (Antropologia Urbana) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2002-2003), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005), Pós-Doutorado junto ao Centre de Recherche Médicine, Sciences, Santé et Société (CERMES) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (2008-2009 e 2013) e Livre-Docência pela USP, área: Sociedade, Saúde e Educação, especialidade: Ciências Sociais e Saúde (2015). Atualmente é professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e professor e orientador do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP . Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP entre 2007 e 2010. Atualmente, é membro do CEP EACH/USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde, Antropologia do alcoolismo, Antropologia do Nascimento, Antropologia do Cuidado em Saúde e em Pesquisa Qualitativa em Saúde, com livros e artigos publicados sobre os seguintes temas: alcoolismo e grupos de mútua-ajuda; grupos de doentes; antropologia do nascimento; processo saúde-doença na perspectiva cultural; modos de subjetivação e o processo saúde/doença nas sociedades contemporâneas.

Site Pessoal: https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/9048/edemilson-antunes-de-campos

Natalucia Matos Araújo de Carvalho

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1993), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de São Paulo (1995), Mestra em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo (2004), Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2009) e Pós-doutorado em curso na Escola de Enfermagem da USP. Tem experiência na área de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Atuou como Enfermeira assistencial na UTI Pediátrica e Neonatal do HU-USP entre 1995 e 1996, Enfermeira assistencial no Centro Obstétrico do mesmo Hospital entre 1996 e 2006. De 1996 a 1998 atuou como Enfermeira assistencial no Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Amador Aguiar e Supervisionou o Alojamento Conjunto deste Hospital entre 1999 e 2000, nesse período ajudou na implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança com conquista do título no

Natalucia Matos Araújo de Carvalho

 ano 2000. Desde 2007 atua como Docente no Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Idealizadora e Líder do GPESPO – Grupo de Pesquisa e Estudo em Simulação Clínica e Práticas Obstétricas, vinculado ao CNPq, Coordenadora do Projeto para Implementação de Laboratório didático interdisciplinar de simulação clínica na EACH-USP, Membro da Diretoria ABENFO/SP Gestão 2022-2024. Atua principalmente com os temas: Gravidez, Parto, Trauma perineal, Corpo e Sexualidade no período gravídico-puerperal.

Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/3918275542938871