Mapeamento e Categorização das ações de EP relacionadas a COVID-19, na Atenção Primária à Saúde

15/10/2021

BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Bruna Fernandes dos Santos, Caroline Gonçalves de Oliveira, Debora van Pütten Chaves, Juliana Vitória da Silva e Ramon Ribeiro de Souza

ORIENTADORA

Profª Draª Eunice Almeida da Silva

Esta investigação está inserida na Linha de Pesquisa Educação Permanente e Atenção Primária à Saúde do GIEPS.

OBJETIVOS:

Este projeto tem como principal finalidade mapear e categorizar as ações de Educação Permanente relacionadas ao enfrentamento da COVID-19, oferecidas aos profissionais que atuam na rede de Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios do Estado de São Paulo- Brasil

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS:

Realizou-se uma busca de registros de ações de Educação Permanente relacionadas à COVID-19, mensalmente, oferecidas no período de setembro de 2020 a agosto de 2021, nos sites das Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Saúde dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Os dados coletados foram categorizados e lançados em planilhas de Excel, para serem analisados, levando em consideração a data oferecida.

RESULTADOS:

No presente trabalho, pode-se observar que aproximadamente 11% dos municípios, equivalente a 71 dos 645 que compõem o Estado de São Paulo, ofereceram ações de Educação Permanente relacionadas à COVID-19 aos profissionais de saúde. A categoria de ações em EP que mais se repetiu foi a de conferências. No período de setembro de 2020 a agosto de 2021 foram mapeadas 96 ações de Educação Permanente sobre COVID 19, nos sites das Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Saúde. As ações encontradas foram categorizadas de acordo com as suas denominações, como: palestra, simpósios, congressos, capacitação, nota técnica, recomendação técnica, curso, treinamento técnico, conferência, plano operacional ou de contingência e webinar, permitindo observar os métodos mais utilizados, além dos períodos de maior incidência de dados encontrados.

Tabela 1: Ações de EP realizadas, set./20 a ago./21Fonte: Sites das Prefeituras Municipais
Tabela 2: Número de ações a classificação na qual se encaixam, set./20 a ago./21Fonte: Sites das Prefeituras Municipais
Imagem 1: Mapeamento das ações no Estado de São Paulo

CONSDERAÇÕES FINAIS:

A grande área de alcance que o sistema de saúde público do Brasil abarca mostra a necessidade de aprimoramento contínuo de profissionais para o cuidado eficiente em saúde. A importância da Educação Permanente é ainda mais clara quando contextualizada no cenário pandêmico atual, sendo assim, o mapeamento dos dados revela as tendências e prioridades educacionais das ações prestadas aos profissionais que trabalham na rede municipal de São Paulo. Outro fator a ser considerado é a análise sobre o nível de transparência das prefeituras municipais em relação à divulgação de informações, visto que seria importante os sites de órgãos públicos de saúde informarem a população sobre o aprimoramento/atualização do profissional que os atendem.

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

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GIGANTE RL, CAMPOS GWS. Política de formação e educação permanente em saúde no Brasil: bases legais e referências teóricas. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 14 n. 3, p. 747-763, set./dez. 2016.

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