Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP Nota CAPES: 6
FacebookInstagram

Convênios e Parcerias Internacionais

CONVÊNIOS

1 UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO (UNAM) – FACULTAD DE ODONTOLOGÍA
Em 2017, o Prof. Dr. Higinio Arzate, Chefe do Laboratório de Biologia Celular e Molecular da UNAM, ministrou conferência aos alunos e docentes do curso de Pós-Graduação em Odontopediatria sobre o tema “Human cementum proteins-derived peptides: their potential on tissue regeneration”.
Durante sua visita, foram estabelecidas parcerias, por meio de proposta de realização de pesquisas multicêntricas.
Em 2018, foi firmado convênio entre a Faculdade de Odontologia de Ribeirão da Universidade de São Paulo e a UNAM, com a finalidade de cooperação acadêmica para fins de coorientação de alunos de doutorado e Dupla Titulação, tendo como responsáveis a Profa. Dra. Raquel Assed Bezerra Segato (Brasil) e os Profs. Drs. Edgar Arturo Zenteno Galindo e Higinio Arzate (México).

 

2 UNIVERSITY OF ILLINOIS AT CHICAGO – USA
Visando a cooperação acadêmica para fins de intercâmbio de estudantes, docentes/pesquisadores e membros da equipe técnica-administrativa, em 2018 foi firmado convênio com a University of Illinois at Chicago, tendo como responsável a Profa. Dra. Raquel Assed Bezerra da Silva, docente do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria.

 

3 UNIVERSIDAD NACIONAL DE TUCUMÁN (ARGENTINA) E DE CÓRDOBA (ARGENTINA)
Desde outubro/2004 estão sendo desenvolvidos projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria e da Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), com a participação da Profa. Dra. Marta Estela Saravia (docente da área de Microbiologia da Universidad Nacional de Tucumán e egressa do PPG em Odontopediatria) e do Prof. Claes-Gorän Emilson (Department of Cariology, Institute of Odontology the Sahlgrenska Academy at Gothenburg University – Suécia).
Em 20/12/2013, foi renovado o convênio entre a FORP/USP e a Universidad Nacional de Tucumán – Argentina, sendo a Profa. Léa Assed B. da Silva a coordenadora no Brasil, e a Profa. Marta Estela Saravia a coordenadora na Argentina.

 

4 UNIVERSIDAD MAYOR DE SAN MARCOS (PERU)
Em 2018, iniciou-se cooperação acadêmica entre o PPG em Odontopediatria da FORP/USP e a Universidad Mayor de San Marcos (Peru). O Programa já recebeu vários estudantes do Peru em visitas monitoradas e alunos para cursar o Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria.

 

PARCEIRIAS INTERNACIONAIS

1 UNIVERSITY OF WASHINGTON – DENTAL SCHOOL (USA)

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria mantêm intercâmbio com a University of Washington – Dental School, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, visitas e ministração de cursos.

 

2 UNIVERSITY OF COLORADO (USA)

No ano de 2009, a Profa. Raquel Assed Bezerra Segato, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria, realizou estágio de Pós-Doutorado no The Forsyth Institute – Harvard University, Cambridge/USA, com bolsa FAPESP, sob a supervisão do Prof. Ricardo A. Battaglino, no Department of Cytokine Biology. Em 2010, o Prof. Ricardo A. Battaglino, atualmente vinculado à University of Colorado, Denver/USA, foi credenciado no Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria, como um dos responsáveis pela disciplina “Reabsorções Dentárias”, que tem sido ministrada sistematicamente.

 

3 THE SAHLGRENSKA ACADEMY AT GOTHENBURG UNIVERSITY – DEPARTAMENTO DE CARIOLOGIA DO INSTITUTE OF ODONTOLOGY (SUÉCIA)

Em 2006, foi iniciado intercâmbio com o Prof. Claes-Göran Emilson (Institute of Odontology, The Sahlgrenska Academy at Gothenburg University) para desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração com docentes do PPG em Odontopediatria.

 

4 UNIVERSITAT DE BARCELONA (ESPANHA)

Em 2007, foram iniciados trabalhos de pesquisa em colaboração com a Universidade de Barcelona, por meio da Profa. Patrícia Gatón Hernández (Disciplina de Odontopediatria – Universitat de Barcelona), e com a Profa. Esther Ruiz de Castañeda Regojo (Espanha). Em 2008, a Profa. Dra. Patrícia Gatón Hernández foi credenciada no Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria, como uma das responsáveis pela disciplina “Pesquisa Clínica em Odontopediatria II”, que tem sido ministrada sistematicamente.

 

5 UNIVERSIDADE DE AARHUS (DINAMARCA)

Em 2010, a Profa. Maria Bernadete Sasso Stuani, docente do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria, concluiu estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Aarhus – Dinamarca, sob a supervisão da Profa. Dra. Birte Melsen. Em 2011, o Prof. Dr. Michel Dalstra, da Universidade de Aarhus – Dinamarca, foi credenciado como um dos responsáveis pela disciplina “801.5708 Metodologias Científicas em Pesquisas Ortodônticas”.

 

6 UNIVERSITY OF PITTSBURGH, SCHOOL OF DENTAL MEDICINE – DEPARTMENT OF ORAL BIOLOGY (USA)

Em dezembro de 2013, a Dra. Erika Calvano Kuchler, então da University of Pittsburgh, School of Dental Medicine, Department of Oral Biology-USA, visitou o Departamento de Clínica Infantil para discutir e elaborar projetos de pesquisa em colaboração entre as duas Instituições. Em agosto de 2014, a Dra. Erika iniciou estágio de pós-doutorado com bolsa “Atrações de jovens talentos” do CNPq, sob a supervisão da Profa. Dra. Léa Assed B. da Silva, docente do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP. Dessa forma, estabeleceu-se o intercâmbio de pesquisa com a University of Pittsburgh e, em 2015, foram iniciados projetos em colaboração, na linha de pesquisa de Genética Humana. Em 01/05/2016, a Dra. Erika Calvano Kuchler foi contemplada pela FAPESP com o “Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador em Centro Emergente” (Proc. 2015/06866-5) para desenvolver o projeto “Avaliação do papel do estrógeno no desenvolvimento dentofacial”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria. Além de ministrar disciplinas, a Dra. Erika Calvano Kuchler (docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP) orienta e coorienta alunos no Programa. Os projetos tem sido realizados em colaboração dom o Prof. Dr. Alexandre R. Vieira, da University of Pittsburgh.

 

7 YEDITEPE UNIVERSITY – DEPARTMENT OF PEDIATRIC DENTISTRY (TURQUIA)

Em 2015, iniciou-se a colaboração científica com a Profa. Dra. Zerrin Abbasoğlu, da Yeditepe University, para a realização de trabalhos de pesquisa, em colaboração entre as duas Universidades.

 

8 UNIVERSITY OF REGENSBURG – DEPARTAMENTO DE ORTODONTIA (ALEMANHA)

Em 2017, iniciou-se a colaboração científica com o Prof. Dr. Christian Kirschneck e com o Prof. Dr. Petter Proff, do Departamento de Ortodontia da Universidade de Regensburg para o desenvolvimento de projetos de pesquisa realizados em colaboração entre as duas Universidades.

 

9 ALBERT EINSTEIN MEDICAL CENTER (USA)

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria desenvolvem projetos de pesquisa em colaboração com o Prof. Frederic Barnett, desde 2012.

 

10 UNIVERSITY OF NORTH CAROLINA AT CHAPEL HILL (USA)

Em 2016, foram iniciadas pesquisas em colaboração com a Profa. Dra. Julie Marchesan, da University of North Carolina at Chapel Hill, com a ida de uma aluna de Doutorado (Katharina Morant Holanda de Oliveira) para desenvolver estágio com bolsa “Auxílio Mobilidade Santander – Edital da Pró-Reitoria de Pós-Graduação 4/2016”.

No período de 01/08/2016 a 31/07/2017, o Prof. Fábio Lourenço Romano (docente permanente do Programa) realizou estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Ortodontia da University of North Carolina, em Chapel Hill, EUA, sob a supervisão do Prof. Dr. Tung Thanh Nguyen.

 

11 UNIVERSITY OF ALBERTA (CANADÁ)

Em 2019, o Prof. Dr. Carlos Flores-Mir, Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de Alberta (Canadá), visitou a FORP/USP para ministrar palestras para docentes e alunos do Programa e convidados e, na oportunidade, foi discutido o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa.

Com o ingresso do Prof. Dr. Murilo Fernando Neuppamann Feres como Docente Permante no Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria em 2020, deu-se início à oficialização de Convênio para intercâmbio de estudantes, docentes/pesquisadores e membros da equipe técnico-administrativa entre o Programa e a University of Alberta – Canadá, instituição onde o docente realizou seu estágio de Pós-Doutorado. A experiência adquirida pelo docente durante o seu estágio no exterior está, atualmente, direcionada ao desenvolvimento de estudos clínicos e de revisões sistemáticas e metanálises, além de ministração de disciplina “8015730 – Odontologia Baseada em Evidências: Produção, Interpretação e Transferência para a Prática Clínica”, com participação do Prof. Dr. Carlos Flores Mir, atuando como um dos responsáveis da disciplina.


Accessibility