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Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP Nota CAPES: 6
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Histórico e Objetivos

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria (FORP/USP) oferece Cursos de Mestrado e Doutorado, com objetivo principal de formar indivíduos pró-ativos para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, incluindo a docência e a pesquisa.

O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria foi criado em outubro de 1998, com matrícula dos alunos em fevereiro de 1999, e o Curso de Doutorado, em junho de 2005, com matrícula dos alunos em fevereiro de 2006.

O Programa conta com 24 docentes, sendo 33% bolsistas de Produtividade em Pesquisa (CNPq) e 100% com projetos de pesquisa vigentes financiados (FAPESP, CNPq, CAPES E USP). O corpo docente apresenta projeção nacional e internacional, pela excelência de suas publicações científicas em periódicos qualificados e pela publicação de 6 livros (5 nacionais e 1 internacional).

O Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria obteve conceito 6 na Avaliação da CAPES, no quadriênio de 2010-2012, nota que permanece até hoje.

Um pouco sobre nós…

A Pós-Graduação na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FORP/USP), teve início em 1983, com o Programa de Reabilitação Oral, nível Mestrado, estendendo-se para o Doutorado em 1987. A Unidade permaneceu apenas com o curso de Pós-Graduação na área de Reabilitação Oral até 1997, quando os cursos de Residência Odontológica que desenvolveram suas atividades de 1985 a 1993, progressivamente cederam lugar a novos cursos de Pós-Graduação, nas áreas de Odontologia Restauradora (Endodontia e Dentística Restauradora), Biologia Oral, Reabilitação Oral, Periodontia (Periodontia e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial) e Odontopediatria.

A Disciplina de Odontopediatria do Departamento de Clínica Infantil da FORP/USP, preocupada em colaborar na formação de novos docentes e pesquisadores, colaborar com o avanço do conhecimento em sua área de atuação, incentivar o aumento da sua produção científica qualificada e elevar a captação de recursos externos advindos de agências de fomento, estruturou o processo de implantação de Curso de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, na Área de Odontopediatria. O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria foi criado em outubro de 1998, com matrícula dos alunos em fevereiro de 1999. Como todo curso novo, o Mestrado iniciou suas atividades com nota 3, junto à CAPES. No entanto, ao término do primeiro triênio completo, o Programa recebeu nota 5. Em 2006, o curso de Doutorado teve início com nota 5. Esse conceito foi mantido até 2010, quando foi atribuída a este Programa a nota 6, pela CAPES e que permanece até os dias atuais.

Em 2018, a USP iniciou um novo processo de Avaliação Institucional, Departamental e Docente. Esse sistema de avaliação é centrado em projetos acadêmicos que incluem um plano de ações que define objetivos e metas para cincos anos. Após sua inserção no sistema informatizado da USP, a Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA) avaliou e aprovou os referidos projetos. O primeiro ciclo de cinco anos envolve o período de 2018 a 2022. Os objetivos, metas e ações do PPG em Odontopediatria da FORP/USP estão em consonância com os Projetos Acadêmicos do Departamento de Clínica Infantil e da FORP/USP com atuações no Aprimoramento de Gestão do Programa, no Corpo Docente e Corpo Discente; na Estrutura Curricular do Programa; nas estratégias de Nacionalização e Internacionalização.

Para o desenvolvimento de suas atividades, no ano de 2023, o Programa contou com 24 DOCENTES, sendo 21 do corpo permanente, destes 15 (aproximadamente 71.4%) EXCLUSIVOS DESTE PROGRAMA e 3 docente colaborador, além de 58 alunos de doutorado e 40 alunos de mestrado.

Nos seus 25 anos de existência, verifica-se que a atuação do Programa se dá por meio da formação de recursos humanos especializados em Docência e Pesquisa na área da Odontologia (Odontopediatria), não se restringindo à região sudeste, uma vez que os alunos estão distribuídos nas diversas regiões geográficas do Brasil, inclusive na região Norte devido ao DINTER do Programa com a Faculdade do Amazonas-IAES, e no exterior (incluindo México, Argentina, El Salvador, Guatemala, Equador, Panamá, Bolívia e Peru).

Além disso, o PPG em Odontopediatria da FORP/USP apresenta ELEVADO IMPACTO REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL uma vez que tem influência direta no Ensino da Odontologia, por meio, por exemplo, da implementação de protocolos de tratamento odontológico baseados em evidências científicas que são utilizados em diferentes Instituições do Brasil e do mundo; na qualidade de vida das pessoas com forte inserção social por meio, por exemplo, da atuação em políticas públicas e produções tecnológicas por meio de patentes; e na Internacionalização por meio, por exemplo, da publicação de artigos científicos em periódicos qualificados, capítulos de livros, intercâmbios de docentes e alunos e formalização de convênios com renomadas Instuições do exterior.

Até novembro de 2023, o curso havia titulado 160 alunos de mestrado e 89 de doutorado e 09 alunos do Dinter.

 

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação na Área de Odontopediatria possui como objetivos o desenvolvimento de projetos de pesquisa básica, clínica e translacional, com caráter interdisciplinar, multidisciplinar e multicêntrico, além de, desenvolver nos alunos a habilidade de formular hipóteses e a capacidade de buscar respostas, chegando a conclusões, formando pesquisadores pró-ativos especializados na área de Odontopediatria e correlatas.

Para que isso ocorra é enfatizado, no ensino, a leitura e análise crítica de dissertações, teses e artigos científicos, entre outros, desenvolvendo o senso de avaliação. Com isso, capacitamos o pós-graduando a planejar e executar projetos de pesquisa básica, aplicada e translacional e a desenvolver a competência para orientação de trabalhos científicos em nível de Graduação e de Pós-Graduação; desenvolvendo o espírito empreendedor nos diferentes atores (discentes, docentes, servidores técnico-administrativos) envolvidos no PPG; e incentivando o desenvolvimento de projetos que gerem depósitos de patentes.

O Programa conta, também, com o fortalecimento do Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, por meio da geração de conhecimentos advindos da realização de trabalhos de pesquisa, orientados e efetuados conjuntamente por seus docentes e a formação de profissionais qualificados para ministrar aulas (teóricas/práticas clínicas e laboratoriais) em cursos de Graduação e Pós-Graduação, com ênfase no treinamento para a preparação de recursos áudio-visuais e didáticos. Além disso, busca formar profissionais capazes de atuar nos diferentes setores do mercado de trabalho público e privado relacionado ao Ensino/Pesquisa, além do setor industrial e  3o setor; e desenvolver nos alunos responsabilidade social, por meio do envolvimento em atividades de prestação de serviços à comunidade.

Entre seu objetivos, também se encontram: incrementar ações de sustentabilidade no PPG; fortalecer interfaces com a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio); divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa em periódicos de circulação nacional e internacional qualificados; buscar a inserção internacional, por meio de convênios e parcerias com Centros e Universidades, visando a cooperação e a mobilidade entre docentes e discentes em atividades de Ensino e Pesquisa; captar recursos junto às agências de fomento, necessários para a realização de projetos, aquisição de equipamentos e para a mobilidade de docentes e discentes em atividades no país e no exterior; incentivar a formação de núcleos de pesquisa em diferentes locais do Brasil e do exterior; promover ações de acolhimento aos pós-graduandos com dificuldade emocional, financeira e/ou acadêmica, especialmente com a criação e implementação do Grupo de Acolhimento da FORP/USP.


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