Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP Nota CAPES: 6
FacebookInstagram

Linhas de Pesquisa

1. Biocompatibilidade, propriedades físico-químicas e atividade antimicrobiana de técnicas/materiais utilizados em Odontologia

Descrição: Avaliação in vitro (físico-química, mecânica, MEV e microbiológica) e in vivo (histopatológica, imunohistoquímica, microbiológica, expressão gênica, quantificação de proteínas e citocinas), de técnicas e de materiais utilizados em Odontologia.

2. Estudos clínicos em Odontologia

Descrição: Avaliação do desempenho clínico de diferentes materiais e técnicas preconizados na prática Odontológica, por meio de estudos in vivo, estudos in situ, estudos de casos, estudos clínicos randomizados e estudos epidemiológicos.

3. Etiologia e tratamento das patologias pulpares e periapicais

Descrição: Investigação in vitro e in vivo (humanos e animais selvagens e knockout) dos agentes etiológicos (microbiológicos, do hospedeiro e ambientais) envolvidos nas patologias pulpares e periapicais e avaliação dos aspectos clínicos e moleculares que atuam na resposta do hospedeiro, frente as diferentes técnicas e materiais utilizados nas terapias endodônticas.

4. Pesquisa envolvendo a interface Odontopediatria/Ortodontia

Descrição: Avaliação das alterações esqueléticas, dentárias e oclusais de crianças e adolescentes pré e pós-tratamento, bem como a avaliação dos diferentes materiais e técnicas utilizados em Ortodontia interceptativa e corretiva, por meio de estudos clínicos e empregando modelos experimentais animais e avaliação in vitro.

5. Prevenção em Odontologia

Descrição: Avaliação da eficácia de diferentes protocolos preventivos; avaliação da contaminação microbiana de escovas dentais, chupetas, acessórios ortodônticos e da eficácia dos métodos de desinfecção; avaliação da estrutura e da composição de dentes decíduos e permanentes, detectando variações, inclusive genéticas, que podem interferir na susceptibilidade à cárie dental.

Accessibility