Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP Nota CAPES: 6
FacebookInstagram

Laboratórios

Laboratórios pertencentes ao Departamento de Clínica Infantil da FORP/USP

 

1. LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA

Este laboratório encontra-se equipado (2 micrótomos, banho-maria, estufa, etc.) para o processamento histotécnico de material oriundo de pesquisas realizadas em camundongos (“knockout” e selvagens), ratos, cães, mini-pigs e humanos para a realização de colorações e de técnicas de imunohistoquímica. Este laboratório atende aos Pós-Graduandos da área de Odontopediatria, bem como atende a projetos de outros Programas, inclusive de outras Unidades da USP e outras Instituições do Brasil e do exterior, como colaboração. Conta permanentemente com um Especialista em Laboratório, de nível superior, com conhecimento da língua inglesa e com 2 anos de estágio nos Departamentos de Patologia, Histologia e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, e com um Especialista de laboratório, com título de Doutor. Conta, também, com um Auxiliar de Laboratório. Os projetos de pesquisa em andamento estão sendo desenvolvidos com a participação de pesquisadores do Brasil (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP), dos EUA (University of Minnessota, Mineapolis/USA; University of Washington – Dental School, Department of Dental School – Albert Einstein Medical Center – Philadelphia/Pennsylvania e Universidade de Pittsburg), da Espanha (Universitat de Barcelona e Universidad Rey Juan Carlos – Madrid) e do México (Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM). O funcionamento deste laboratório é financiado principalmente com verba proveniente da FAPESP, CAPES (PROEX) e do CNPq.

 

2. LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA

Este laboratório encontra-se equipado para a realização de análises histopatológicas e para obtenção de material fotográfico para publicação dos estudos em culturas de células e in vivo, além de análises de microinfiltração dos estudos “in vitro”. Conta com microscópio óptico Zeiss com máquina fotográfica acoplada, lupa e microscópio de medição e com um microscópio equipado para campo claro e fluorescência, com câmera digital colorida AxioCam HRc e software para captura e análise de imagens (mensurações e contagem de células, entre outras funções). Conta com um Especialista de laboratório, com título de Doutor, para auxiliar a realização das análises e para captação das imagens. Os projetos de pesquisa em andamento estão sendo desenvolvidos com a participação de pesquisadores internacionais. O funcionamento deste laboratório é financiado principalmente com verba proveniente da FAPESP, CAPES (PROEX) e do CNPq.

 

3. LABORATÓRIO DE ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DOS SUBSTRATOS DENTAIS E MATERIAIS ODONTOLÓGICOS

Neste laboratório são desenvolvidos trabalhos “in vitro” sobre propriedades mecânicas dos materiais (tração, microtração, microdureza, rugosidade superficial, microinfiltração marginal, perfilometria, resistência ao cisalhamento e microcisalhamento, entre outros), em diferentes condições experimentais, com ou sem emprego do laser, utilizando dentes de bovinos e de humanos (decíduos e permanentes). Esse laboratório tem sido mantido com verba proveniente da CAPES (PROEX).

 

4. LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR E DE CULTURA DE CÉLULAS

Este laboratório conta com equipamentos para a realização de técnicas de biologia molecular e cultura de células, incluindo PCR em tempo real (RT-PCR), western blotting, espectrofotometria e microscopia, entre outras. Diferentes materiais odontológicos, assim como material obtido de animais (“wild type” e transgênicos) e de humanos, são analisados com relação à expressão gênica, detecção/quantificação de proteínase detecção/identificação de micro-organismos para a ampliação do conhecimento acerca dos aspectos moleculares envolvidos nas doenças bucais mais prevalentes além de avaliação dos diferentes tratamentos dessas doenças. Estudos em epidemiologia genética (polimorfismos) também têm sido realizados em populações humanas, visando a avaliação dos aspectos fenotípicos e genotípicos dos fatores bucais e das alterações dento-faciais. Este laboratório possui computador com software EPIInfo 7.

Os projetos de pesquisa em andamento contam com a participação de pesquisadores dos EUA (University of Colorado, Denver/USA; University of Washington – Dental School; Department of Dental School – Albert Einstein Medical Center – Philadelphia/Pennsylvania; Department of Oral Biology – School of Dental Medicine – University of Pittsburgh), de Istambul-Turquia (Yeditepe University, Department of Pediatric Dentistry), da Alemanha (University of Regensburg, Departamento de Ortodontia),da Espanha (Universitat de Barcelona e Universidad Rey Juan Carlos – Madrid), do México (Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM) e do Brasil (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP).

O funcionamento deste laboratório está sendo financiado com verba proveniente da FAPESP, CNPq e CAPES (Pró-Equipamentos) e conta com o apoio permanente de um Técnico de Laboratório e de um Especialista de Laboratório, ambos com nível superior, capacitados em técnicas de Biologia Molecular (PCR).

 

5. LABORATÓRIO DE APOIO CLÍNICO – ORTODONTIA

Trata-se de um laboratório destinado às necessidades dos Graduandos e Pós-Graduandos durante o desenvolvimento de atividades de pesquisas clínicas e estudos in vitro na área de Ortodontia. Possui infraestrutura e equipamentos necessários para pesquisas na área de Ortodontia e de sua interface com a Odontopediatria. Nesta área, estudos multidisciplinares têm sido realizados conjuntamente com as disciplinas de Otorrinolaringologia e Radiologia e com os cursos de Física Médica e Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Universidade de Guarulhos e disciplinas de Anatomia e de Fisiologia da FORP/USP. São desenvolvidos, também, projetos em colaboração com a Universidade de Aarhus – Dinamarca, com a University of North Carolina, em Chapel Hill, EUA e com a Universidade de Alberta, Canadá. Esse laboratório tem sido mantido com verba proveniente da FAPESP e CAPES (PROEX).

 

6. LABORATÓRIO DE APOIO AO ENSINO E PESQUISA EM ORTODONTIA

Este laboratório encontra-se equipado com recortadores de gesso, politrizes, inclusores a vácuo, vibradores de gesso, aparelhos fotopolimerizadores, bancadas individuais com motores para que os alunos de Graduação e Pós-Graduação confeccionem aparelhos ortodônticos. Possui também um espaço didático para exposição oral dos docentes e simuladores de tratamento. Este laboratório, está equipado para auxiliar na realização de pesquisas envolvendo a área de Ortodontia. Em 2012, a disciplina de Ortodontia adquiriu o Software Dolphin, para cadastro (banco de dados), armazenamento, tratamento e análise de imagens e realização de traçados cefalométricos computadorizados. Esse laboratório tem sido mantido com verba proveniente da FAPESP e CAPES (PROEX).

 

7. LABORATÓRIO DE CEFALOMETRIA

Este laboratório está estruturado no formato de uma sala para estudos cefalométricos equipada com 12 negatoscópios para realização de traçados cefalométricos, projetor multimídia e computadores. Este laboratório é usado para apresentação de seminários e estudo de casos clínicos tratados nos cursos de Graduação/Pós-Graduação e para realização de análises cefalométricas dos projetos de Pesquisa desenvolvidos no Departamento. No ano de 2020, contou com duas pós-Doutorandas.

 

8. LABORATÓRIO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS EM EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE – ESTUDOS DE COORTE

O principal objetivo deste laboratório é atender as demandas em métodos quantitativos. O laboratório tem colaboração com o Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, junto ao Núcleo de Estudos de Saúde da Criança e Adolescentes (NESCA). Estudos estão sendo realizados junto à coorte de Nascidos Vivos de Ribeirão Preto de 1994 envolvendo pesquisas na área de percepção de saúde bucal, acesso e utilização de serviços de saúde odontológicos, em parceria com São Luís/MA. Este laboratório conta com apoio financeiro da FAPESP (Projeto Temático sob a coordenação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP). Neste laboratório são realizadas análises estatísticas de projetos em desenvolvimento no Programa.

 

9. LABORATÓRIO DE APOIO CLÍNICO – ODONTOPEDIATRIA

Trata-se de um laboratório destinado às necessidades dos Graduandos e Pós-Graduandos durante o desenvolvimento de atividades de pesquisas clínicas e estudos in vitro na área de Odontopediatria e áreas correlatas como Odontologia para Pacientes Especiais, Traumatologia Dental e Terapias Complementares. No ano de 2020, contou com duas pós-Doutorandas bolsistas do CNPq e da CAPES.

 

Laboratórios Parceiros

 

1. LABORATÓRIOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO – USP

Nestes laboratórios são efetuadas análises das propriedades físico-químicas de diferentes materiais odontológicos, em espectrofotometria por absorção atômica, espectrometria na região do infravermelho, espectroscopia de fluorescência e perfilometria, além de testes de solubilidade e escoamento. Este laboratório conta com apoio financeiro da FAPESP.

 

2. LABORATÓRIOS DAS DISCIPLINAS DE MICROBIOLOGIA E DE BIOQUÍMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO – USP

Nestes laboratórios são desenvolvidos trabalhos na área de Prevenção, empregando técnicas de cultura microbiana com cepas padrão (ATCC) e cepas de campo, analisando a contaminação bacteriana de materiais odontológicos, escovas dentais, chupetas, ligaduras elastoméricas, mini-implantes e aparelhos ortodônticos fixos e removíveis. Além disso, são desenvolvidos projetos para avaliar a atividade antimicrobiana de materiais e formação de biofilme, por meio da técnica de cultura microbiana e microscopia eletrônica de varredura (em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP), efetuando-se a análise da eficácia de diferentes procedimentos preventivos e terapêuticos. Estudos sobre polissacarídeos extracelulares e quantificação de Bisfenol-A também são realizados.

A prevalência de micro-organismos e os mecanismos de formação de lesões periapicais e do biofilme apical em dentes decíduos e permanentes, além da eficácia de diferentes técnicas de tratamento endodôntico, têm sido avaliados por meio da técnica de cultura microbiana, imunofluorescência indireta e histomicrobiologia. Os trabalhos realizados nesse laboratório também contam com a participação de pesquisadores da Suécia (Institute of Odontology – The Sahlgrenska Academy at Gothenburg University), da Argentina (Universidad Nacional de Tucumán) e dos EUA (University of Washington – Dental School). Este laboratório conta com apoio financeiro da CAPES, FAPESP e do CNPq.

 

3. LABORATÓRIO DE INFLAMAÇÃO E IMUNOLOGIA DAS PARASITOSES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO – USP

São efetuados estudos avaliando os mecanismos celulares ocorridos durante processos inflamatórios induzidos por diferentes patologias pulpares, assim como por substâncias, medicamentos e técnicas utilizadas em Odontologia (cimentos obturadores de canal radicular, pastas para curativo de demora, adesivos dentinários, compósitos, soluções irrigadoras, laser, etc.). Também são realizados estudos em cultura de células (primárias e linhagens), além de quantificação de endotoxina bacteriana (LPS), proteínas plasmáticas, óxido nítrico, mediadores lipídicos e citocinas. Este laboratório conta com apoio financeiro da FAPESP e do CNPq.

 

4. CENTRO DO RESPIRADOR BUCAL

Visa o atendimento interdisciplinar às crianças respiradoras bucais, envolvendo especialidades como Odontopediatria, Ortodontia, Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia, Imunologia Pediátrica e Fisioterapia, conjuntamente com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (cursos de Medicina e de Fonoaudiologia), em um mesmo espaço físico, possibilitando a realização de pesquisas clínicas multidisciplinares.

 

5. LABORATÓRIOS DA DISCIPLINA DE IMUNOFARMACOLOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO – USP

São efetuados estudos avaliando os mecanismos celulares ocorridos durante processos infecciosos e inflamatórios, induzidos por patologias pulpares e periodontais. Os trabalhos apresentam enfoque nos mecanismos celulares que levam à reabsorção óssea. Também são realizados estudos avaliando o efeito da ativação de receptores de reconhecimento padrão sobre a diferenciação e ativação celular, obtidas em cultura de osteoclastos, osteoblastos e odontoblastos (“in vitro”). Este laboratório conta com apoio conta com o apoio de um Técnico Especializado (Mayara Santos Gomes) e auxílio financeiro da FAPESP.

 

6. LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA E MUTAGÊNESE DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO – USP

Trata-se de um laboratório destinado às necessidades dos Pós-Graduandos na área de citogenética e mutagênese, contando com a infraestrutura e equipamentos necessários para pesquisas nessa área. São efetuados estudos sobre polimorfismos de genes (GST e CYP), análise de aberrações cromossômicas (incluindo FISH), avaliação de micronúcleos e ensaio cometa. Este laboratório já prestou assessoria científica para o Ministério da Saúde e IBAMA. Atualmente, presta assessoria a diversas entidades de fomento à pesquisa como CNPq, CAPES, FINEP e FAPESP, entre outros.

 

7. LABORATÓRIO DE CROMATOGRAFIA DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO – USP

O Laboratório de Cromatografia lotado no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP possui espectrômetro de massas quadrupolo Xevo™ TQD acoplado ao sistema UPLC ACQUITY H-Class. Este espectrômetro de massas tem definido um novo patamar em detectabilidade analítica na linha de espectrometria de massas permitindo, assim, aplicações quantitativas UPLC-MS/MS com alta sensibilidade, possibilitando a quantificação de substâncias em níveis de traços. Além disso, o Xevo TQD conta com uma câmera de colisão T-Wave™ que oferece novas possibilidades na aquisição de espectros de massas em modo MRM (Monitoramento de Reações Múltiplas). O Xevo™ TQD possui também fontes de ionização por eletrospray (ESI) e ionização química a pressão atmosférica (APCI). Um detector do tipo arranjo de diodos – PDA, está acoplado ao Xevo TDQ a fim de complementar os dados obtidos. Conta com auxílio financeiro da FAPESP.

 

8. LABORATÓRIO DE PESQUISA PROF. DR. HEITOR PANZERI DO DEPARTAMENTO DE MATERIAIS DENTÁRIOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO – USP

Esse laboratório é utilizado para manipulação, confecção e ensaios de diversas naturezas de corpos-de-prova de diferentes tipos de materiais odontológicos. Conta com um Técnico Especializado.

 

9. LABORATÓRIO DE HISTOPATOLOGIA ORAL DO DEPARTAMENTO DE ESTOMATOLOGIA, SAÚDE COLETIVA E ODONTOLOGIA LEGAL DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO – USP

Este laboratório é utilizado no desenvolvimento de exames histopatológicos bucais de rotina diagnóstica para pacientes SUS oriundos da Unidade e de outros serviços públicos. Também desenvolve pesquisas em Patologia Oral.

 

10. LABORATÓRIO DE IMUNOPATOLOGIA ORAL E ANÁLISE GENÉTICA DO DEPARTAMENTO DE ESTOMATOLOGIA, SAÚDE COLETIVA E ODONTOLOGIA LEGAL DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO – USP

Este laboratório é utilizado no desenvolvimento de análise imunohistoquímica e de hibridização in situ, nos diversos projetos de pesquisa em Patologia Oral.

 

11. CENTRO PARA DOCUMENTAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Esse Centro, pertencente à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP/USP), é um espaço multiusuário para a geração, edição e impressão de imagens de organismos para fins de pesquisa, extensão e ensino. Neste local, há um dos poucos equipamentos de tomografia computadorizada Nano/Micro CT-Scan do estado de São Paulo que registra, com precisão, imagens em escala nanométrica.

 

12. LABORATÓRIO DE PESQUISA EM LASER DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA DA FORP/USP

Este laboratório possui um consultório odontológico completo, equipado com diversos equipamentos de laser de alta e baixa potência, como o laser Er:YAG, Laser Er, Cr:YSGG, laser Nd:YAG, laser de CO2, laser de diodo e Diagnodent. Possui também uma máquina automática para varredura a laser e medidores de potência. Neste laboratório são efetuados trabalhos cujos preparos e tratamentos de diferentes substratos dentários são realizados com laser, além de trabalhos clínicos que empregam o laser. Este laboratório conta com apoio financeiro do CNPq e da FAPESP.

 

13. LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENDODONTIA DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA DA FORP/USP

Este laboratório conta com aparelho para estudos em microtomografia (Microtomógrafo Skyscan), Máquina de Ensaio Instron, Espectrofotômetro, Microdurômetro, Máquina de Corte e Microscópio Operatório. Esse laboratório possui equipamento fotográfico e de filmagem, que propricia a criação de material didático, e conta com o apoio de um Técnico Especializado e com auxílio financeiro da FAPESP e do CNPq.

 

14. LABORATÓRIO DE PESQUISA EM DENTÍSTICA DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA DA FORP/USP

O laboratório possui cortadeiras e politrizes metalográficas, microscópio óptico, microscópio confocal, estereomicroscópio, microdurômetros, rugosímetro, máquinas de ciclagem térmica e mecânica, máquina de escovação, pHmetro e agitadores, entre outros, tanto para o preparo de amostras como para as suas análises. Nesse laboratório, que conta com um técnico especialista com título de Doutor, são realizados os projetos de pesquisa dos Pós-Graduandos que desenvolvem dissertações e teses nesta área ou áreas afins. O referido laboratório conta com apoio financeiro do CNPq e da FAPESP.


Accessibility