Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP Nota CAPES: 6
FacebookInstagram

Pacientes Especiais

Serviço de Extensão à Comunidade desenvolvido no “Centro de Formação de Recursos Humanos Especializados no Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais”

Implantado desde 2000, o CAOPE funciona sob a responsabilidade dos docentes da disciplina de Odontopediatria.

São desenvolvidas, nesse Centro, atividades de atendimento odontológico a Pacientes Especiais (portadores de deficiência físicas, mentais e intelectuais; síndromes genéticas; microcefalia; distúrbios neurológicos; e doenças crônicas, entre outras), sem limite de faixa etária (bebês, crianças, adultos e idosos), de forma multidisciplinar.

Esses pacientes são, em sua maioria, de condição socioeconômica precária e que muitas vezes percorreram diversos outros serviços sem receberem o merecido e adequado tratamento odontológico. Além disso, no centro há um acolhimento não só para o tratamento da saúde bucal do paciente especial, mas também de amparo psicológico da família desses pacientes, função tão importante do profissional promotor de saúde.

O diferencial do Centro é o oferecimento de tratamento odontológico integral (procedimentos educativos e preventivos, Dentística, Prótese, Cirurgia, Endodontia, Periodontia, Acupuntura, Oclusão, etc.), em ambiente ambulatorial, sob anestesia local, sem a necessidade rotineira de anestesia geral, evitando a realização de tratamentos mutiladores.

Assim, esses pacientes, geralmente segregados, podem receber, considerando suas particularidades, tratamento ortodôntico gratuito, que favorece imensamente a sua qualidade de vida.

O CAOPE oferece formação para alunos de Graduação, Pós-Graduação e para Cirurgiões-Dentistas, para que atuem como núcleos multiplicadores, disseminando o atendimento odontológico a esses pacientes em todo o território nacional, tanto em clínicas particulares como em serviços públicos. O atendimento é semanal, sob a supervisão dos docentes da disciplina de Odontopediatria, realizado por alunos de Graduação, alunos de Pós-Graduação e por Cirurgiões-Dentistas que procuram realizar o aperfeiçoamento no atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais ou que são encaminhados pelo serviço público onde exercem suas atividades profissionais.

No referido Centro são atendidos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde provenientes da Divisão Regional de Saúde XIII que engloba a cidade de Ribeirão Preto e outros 25 municípios da região. Além disso, muitos pacientes procuram atendimento encaminhados de hospitais de Ribeirão Preto e região ou ainda por demanda espontânea.

As atividades teóricas desenvolvidas no Centro contam com a participação de docentes da Odontopediatria, além de docentes convidados da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP e da FORP-USP, entre outros centros de excelência do país.

O referido centro conta com a participação de docentes do PPG em Odontopediatria da FORP/USP, alunos de graduação/pós-graduação/especialização/aperfeiçoamento, 2 cirurgiões-dentistas contratados do Departamento de Clínica Infantil e 1 auxiliar de nível técnico.

Relevância das atividades desenvolvidas:

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 15% da população mundial é composta por pacientes especiais. No Brasil, dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010) revelam que cerca de 25% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, o que equivale a 45 milhões de pessoas. Estes indivíduos apresentam um risco aumentado de doenças bucais, como cárie e doença periodontal. Ainda, embora exista uma grande população de indivíduos com algum tipo de deficiência no Brasil, a especialidade Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais está entre as que apresentam o menor número de especialistas – 0,6% dos especialistas o que representa 735 cirurgiões-dentistas (Conselho Federal de Odontologia. Sistema de Cadastro: Quantidade Geral de Cirurgiões-Dentistas Especialistas (Rotina SISGER23). Disponível em http://cfo.org.br/website/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-especialistas. Acesso em 31/03/2020).

Dessa forma e considerando a alta demanda de atendimento odontológico por pessoas especiais, há necessidade de capacitação de recursos humanos para atuação na área. O CAOPE tem a função de fornecer atendimento gratuito a pacientes da região de Ribeirão Preto e de outros Estados, possibilitando a formação de profissionais especializados e a geração de conhecimentos, por meio da realização de pesquisas científicas. O Centro mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e com a disciplina de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Ainda, em 2009 foram iniciados, em parceria com o Centro de Tratamento Radio-Oncológico de Ribeirão Preto (CTR), estudos avaliando os “Efeitos da radioterapia e da quimioterapia sobre os substratos dentais e a influência nos procedimentos restauradores e endodônticos”, sob a coordenação da Profa. Alexandra Mussolino de Queiroz (Docente Permanente do Programa). Os projetos desenvolvidos apresentam grande alcance social e aplicabilidade clínica, pois geram conhecimentos referentes às alterações ocorridas no esmalte, na dentina, no cemento e na polpa de dentes decíduos e permanentes, propondo técnicas de tratamento mais eficazes, em pacientes submetidos à radioterapia e à quimioterapia.

 

O curso de Aprimoramento em Tratamento Odontológico de Pacientes com Necessidades Especias é gratuito e oferecido semestralmente! Quer mais informações? Ligue 16-33153995


Accessibility