OFICINA DE DIREITO AMBIENTAL Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Quem Somos

Oficina de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ligada ao Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Sustentabilidade – GPDAES, é uma atividade de cultura e extensão disponibilizada aos alunos de Graduação a partir do 1º semestre (estando aberta também para alunos de outras unidades da USP), sob a orientação da Professora Associada Ana Maria de Oliveira Nusdeo.

Os objetivos da Oficina são:

i) aprofundar a compreensão dos conflitos ambientais no qual o embate de interesses contrapostos e a violação de direitos resultam em demandas judiciais e administrativas de alta complexidade;

ii) analisar as possíveis formas de encaminhamento destes conflitos, tanto a partir da interpretação e aplicação de normas jurídicas, quanto de outras soluções (como a adequada formulação de políticas, a mediação ambiental, a participação social, o observatório de direitos, etc.); e

iii) oferecer a oportunidade de aprendizado aplicado em Direito Ambiental.

Para tanto, realizam-se a leitura de literatura básica a respeito de conflitos ambientais e encontros semanais para o debate dos projetos de pesquisa realizada pelos membros.

Ao final de cada semestre, organizamos eventos de divulgação da pesquisa realizada, abertos ao público.

Encontros: terças-feiras, virtualmente das 18h00 às 19h30.

+Quem Somos