OFICINA DE DIREITO AMBIENTAL Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Oficina

A Oficina de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ligada ao Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Sustentabilidade – GPDAES, é uma atividade de cultura e extensão disponibilizada aos alunos de Graduação a partir do 1º semestre (estando aberta também para alunos de outras unidades da USP), sob a orientação da Professora Associada Ana Maria de Oliveira Nusdeo.

Os objetivos da Oficina são:

i) aprofundar a compreensão dos conflitos ambientais no qual o embate de interesses contrapostos e a violação de direitos resultam em demandas judiciais e administrativas de alta complexidade;

ii) analisar as possíveis formas de encaminhamento destes conflitos, tanto a partir da interpretação e aplicação de normas jurídicas, quanto de outras soluções (como a adequada formulação de políticas, a mediação ambiental, a participação social, o observatório de direitos, etc.); e

iii) oferecer a oportunidade de aprendizado aplicado em Direito Ambiental.

Para tanto, realizam-se a leitura de literatura básica a respeito de conflitos ambientais e encontros semanais para o debate dos projetos de pesquisa realizada pelos membros.

Ao final de cada semestre, organizamos eventos de divulgação da pesquisa realizada, abertos ao público.

Encontros: terças-feiras, das 18h30 às 20h, no Departamento de Direito Econômico da FDUSP