Guia gratuito ensina a usar plantas alimentícias não convencionais na nutrição hospitalar

Prato com Óra-pró-nobis – Arte sobre foto FSP/ Wikimedia

Você já deve ter ouvido falar que alimentar-se é um ato nutricional e social. Mas como levar essa perspectiva à dieta de um paciente internado? O E-book PANC – Hortaliças Tradicionais e Técnicas Culinárias na Nutrição Hospitalar discute o tema e apresenta opções de cardápio com as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). O livro está disponível gratuitamente e para ter acesso à publicação basta preencher o formulário on-line neste link.

A publicação é o primeiro registro de um projeto que visa refletir sobre a inserção de alimentos sustentáveis na cozinha do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Os capítulos abordam temas como sistemas alimentares sustentáveis, Plantas Alimentícias Não Convencionais e atitudes sustentáveis no serviço de nutrição dos hospitais. Além de práticas e técnicas culinárias, o livro traz uma compilação de receitas com alimentos da biodiversidade brasileira já testadas na Cozinha de Práticas e Técnicas Culinárias da Faculdade de Saúde Pública da USP. As experiências foram realizadas durante o estágio final de alunas de graduação do curso de Nutrição, em 2020.

De acordo com os organizadores, o desafio da publicação é demonstrar que é possível aumentar a biodiversidade alimentar inserindo frutas, verduras e legumes, com cardápios adequados às necessidades nutricionais de cada paciente. Tudo isso, aliando diversidade e afeto à alimentação, além de contribuir para a sustentabilidade do planeta.

conteúdo relacionado