Alunos da USP resgatam memórias da periferia de São Paulo em novo podcast

O podcast Memórias Quebradas foi criado pelos estudantes Lucas Leonel e Saulo Vilanova – Arte sobre foto: arquivo pessoal e Wikipédia

Qual a importância da memória? E da memória nos territórios populares e periféricos? Um podcast criado por estudantes da USP que moram na periferia da Zona Sul de São Paulo quer responder a essas perguntas e trazer discussões e histórias do Jardim Ângela, Capão Redondo, Jardim São Luís e Campo Limpo.

Criado por Lucas Leonel e Saulo Vilanova, estudantes do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) que moram na Vila da Paz (Distrito da Cidade Dutra) e no Morro do Índio (Distrito do Jardim Ângela), o programa Memórias Quebradas: um podcast à margem sul da história é uma iniciativa do Centro de Memórias das Lutas Populares Ana Dias, uma articulação de ativistas, moradores da região e pesquisadores, da qual os dois estudantes fazem parte. O programa fala sobre lutas populares, história e características do território, movimentos culturais na região, direitos e movimentos sociais.

“Acreditamos que o podcast vai gerar a compreensão para os jovens dos seus espaços na disputa pela construção da memória dentro do território em que vivem e reproduzem, compartilhando com as pessoas próximas o desejo de tomar protagonismo do que somos e do que podemos fazer com essa informação”, destaca o estudante Lucas Leonel.

Saulo Vilanova ressalta: “O Memórias Quebradas é um artifício de comunicação para mudar diversas concepções pejorativas que se criam sobre as periferias (reproduzidas, infelizmente, até pelos seus próprios moradores) através da provocação e troca de ideias sobre a memória coletiva desses territórios marginalizados”.

conteúdo relacionado