O PAPO precisa de mais psicólog@s!
Muitos se referem aos os impactos na saúde mental causados pela pandemia vigente como a quarta onda. A primeira onda diz respeito ao número de mortos pela COVID-19, a segunda à diminuição de recursos para outras doenças e a terceira a interrupção dos cuidados para pacientes crônicos. Difícil é saber como a onda referente à saúde mental se comporta já que os fatores de influência englobam todas as medidas de contingência: confinamento, distanciamento social, luto, medo, readaptações, etc.
Fato é que a procura pelo atendimento do PAPO teve um leve e sustentável aumento em setembro. Tal aumento era, até certo ponto, inesperado. A busca pelo nosso suporte psicológico na comunidade USP foi crescente até meados de julho quando atingimos o número de mais de mil pessoas atendidas. No entanto, desde lá, a demanda foi diminuindo pouco a pouco. Em paralelo, por razões diversas, muitos de nossos colaboradores também reduziram os horários ofertados ou solicitaram afastamento (momentâneo ou definitivo) do nosso projeto.
Neste semestre, temos assistido a uma retomada de muitas atividades interrompidas depois do súbito desenvolvimento da COVID-19 no início do ano. Com isso, diversos membros da comunidade USP têm se confrontado com a necessidade de vivenciar a experiência universitária nos moldes de um “novo normal”. Talvez por isso, os colaboradores e os supervisores do PAPO tenham percebido um aumento das queixas relacionadas à universidade nos atendimentos que, desde o começo de setembro, cresceram 14,4% segundo nossa ficha de cadastro de clientes passando a ser a segunda principal queixa, ultrapassando os problemas familiares e atrás apenas da ansiedade.
Sendo assim, gostaríamos de solicitar a ajuda de nossos leitores e leitoras psicólog@s que ainda não fazem parte do PAPO. Aqueles que puderem oferecer algum atendimento gratuito à comunidade USP podem se inscrever através do nosso formulário de cadastramento de colaboradores disponível no link: http://bit.ly/ColaboradorApoioOnline . Lembrando que, para contribuir com o PAPO, é necessário ter CRP ativo, ser ou ter sido aluno, docente ou funcionário do IPUSP e possuir um email @usp.br ou @alumni.usp.br.
Contamos com a ajuda de tod@s!!