Site da USP
Fale conosco
\ Universidade de São Paulo - Sites > Projeto de Apoio Psicológico Online do IPUSP == > Parcerias > Parceria do IPUSP com a Secretaria Estadual da Saúde e SEBRAE

Parceria do IPUSP com a Secretaria Estadual da Saúde e SEBRAE

Uma união para prover a saúde mental no estado durante a pandemia e além

Por iniciativa do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, está em processo de formação uma parceria entre o IPUSP a área técnica de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de São Paulo e o SEBRAE. A professora Marilene Proença encabeça este processo, junto a um comitê interno, que responde por esta parceria, composto por representantes dos diversos serviços online do IPUSP em atuação neste momento. Participam deste conselho o Projeto Apoio Psicológico Online do IPUSP (profª Henriette Morato e prof. Pablo Castanho), Projeto Apoiar Online (profª Leila Tardivo e profª Helena Rinaldi Rosa), Projeto Atendimento Psicológico SuCor (atendimento a profissionais do HU – prof. Avelino Luis Rodrigues) e projeto “Achar Palavra” (apoio a psicólogos hospitalares, parceria com a SBPH, profª. Maria Lívia Tourinho).

O Projeto Apoio Psicológico Online do IPUSP, por suas características, pode assumir um papel importante nesta parceria. As primeiras vídeo aulas oferecidas a SES estão sendo organizadas a partir de experiências vividas no projeto e os profissionais de saúde gestores da área de saúde mental tiveram acesso liberado aos fóruns, vídeo aulas, supervisões e atividades vivenciais do projeto a fim de conhecê-lo melhor e avaliarem quais aspectos podem ser levados a nível estadual. É possível que os colaboradores do projeto possam ter algum contato com esses novos parceiros. Esta parceria nasce da urgência da reorganização das atividades de cuidado em saúde mental neste novo contexto da COVID-19, com a perspectiva de ser o início de uma relação mais próxima e duradoura entre a universidade e a gestão desta área de saúde mental no estado de São Paulo.