ORIENTADORES

Adriano Rodrigues Azzoni

Clonagem, expressão e purificação de proteínas recombinantes e DNA plasmidial em E. coli. Desenvolvimento de nanopartículas para entrega gênica, em especial utilizando-se proteínas recombinantes modulares.

adriano.azzoni@usp.br 

Aldo Tonso

Engenharia de Bioprocessos, com ênfase em: produção de bioprodutos por células animais; monitoramento e controle de biorreatores.
a) Produção da enzima contra câncer Asparaginase pela levedura Pichia pastoris
b) Produção de bioinseticida baculovírus por células Sf9 em biorreatores
c) Produção de etanol a partir de milho e cana de açúcar

atonso@usp.br 

Antônio Carlos Silva Costa Teixeira

Processos oxidativos e foto-oxidativos avançados para tratamento de água e efluentes contendo micropoluentes emergentes (fármacos, pesticidas, hormônios etc.). Degradação fotolítica de micropoluentes emergentes em matrizes aquosas ambientais por espécies reativas fotoinduzidas.

acscteix@usp.br 

Ardson dos Santos Vianna Júnior 

Fluidodinâmica. Modelos teóricos para representar fluxo com propriedades especiais (slug flow) utilizando ferramentas de fluidodinâmica computacional (CFD). Avaliação da fluidodinâmica de diversos reatores. Estudo de cinéticas complexas de polimerização e de processos oxidativos avançados (POAs). Avaliação de outros fenômenos como a dispersão de gases em ambientes fechados e pilha térmica.

ardson@usp.br 

Carmen Cecilia Tadini

Novos processos de industrialização de frutas. Filme biodegradável ativo e inteligente. Novos processos em panificação.

catadini@usp.br 

Cláudio Augusto Oller do Nascimento

Redes neurais, modelagem matemática, tratamento de água, processos fotoquímicos, biotecnologia.

oller@usp.br 

Darci Odloak

Controle de Processos de Sistemas Multivariáveis. Controle Preditivo (MPC) de sistemas petroquímicos e de refino de petróleo. MPC com horizonte infinito para tracking de set-point. Controle robusto com incerteza de modelo. MPC multi-modelos baseado em Desigualdades Matriciais Lineares (LMI). Integração do controle avançado com a otimização em tempo real (RTO). MPC econômico baseado em aproximação de gradiente.

odloak@usp.br 

Denise Crocce Romano Espinosa

Reciclagem e tratamento de resíduos e efluentes. Principais áreas de atuação: reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, tratamento de resíduos industriais, tratamento de resíduos da mineração. Hidrometalurgia: processo de lixiviação, extração por solventes, troca iônica, eletrodiálise e eletrolise. Bioprocessamento: biossorção, bioremediação e biolixiviação.

espinosa@usp.br 

Simulação, modelagem e otimização. Identificação de sistemas e problemas de identificabilidade, com o objetivo de ajustar modelos à realidade com o cuidado de controlar a incerteza nas predições. Aplicações em modelagem de mecanismos cinéticos complexos, a otimização em tempo real de processos industriais, e mais recentemente no estudo do metabolismo de microrganismos.

galoroux@usp.br 

Idalina Vieira Aoki

Estudo da adsorção de inibidores de corrosão sobre metais e a otimização de misturas desses inibidores para diferentes ligas e meios; Obtenção e caracterização de filmes híbridos contendo polissilanos para pré-tratamento de aço carbono, aço zincado e ligas de alumínio. Desenvolvimento de “smart coatings” contendo micro/nano cápsulas contendo inibidores de corrosão ou formadores de filme como agentes de autorreparação.

idavaoki@usp.br 

Jorge Alberto Soares Tenório

Processamento térmico e aquoso para obtenção de metais a partir de resíduos ou matérias-primas. Processos de reciclagem e tratamento de efluentes. Oxidação a alta temperatura. No CEPEMA-Baixada Santista, desenvolve projetos de pesquisa na área de meio ambiente e de biossorção , biorremediação e biolixiviação.

jtenorio@usp.br 

Jorge Andrey Wilhelms Gut

Processamento térmico contínuo de alimentos líquidos: modelagem, simulação e otimização do processo / aquecimento assistido por micro-ondas e propriedades dielétricas / inativação enzimática e bacteriana.

jorgewgut@usp.br 

José Luis de Paiva

Fenômenos de Transporte aplicados a processos de transferência de calor e massa. Estudo de sistemas multifásicos em processos de separação da indústria química.

jolpaiva@usp.br 

Luis Alberto Follegatti Romero

Termodinâmica do equilíbrio de fases na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de separação (líquido-líquido, líquido-vapor, gás-líquido e supercrítica) e modelagem de sistemas homogêneos e heterogêneos com modelos clássicos e avançados.

follegatti@usp.br 

Luiz Alexandre Kulay

O Grupo de Prevenção da Poluição (GP2) realiza pesquisas que introduzem a variável ambiental em processos decisórios associados a indústria de processos químicos. Nesses termos, realiza avaliações sistêmicas, baseadas no conceito de Ciclo de Vida, para: (i) identificar focos de impactos nesses arranjos produtivos; e (ii) propor alternativas que tratem de reduzir tais constrangimentos, sempre mantendo suas eficiências de conversão.

luiz.kulay@usp.br 

Marcela dos Passos Galluzzi Baltazar

Bioprocessos aplicados a tratamento e recuperação de resíduos sólidos urbanos e industriais. A área de pesquisa envolve estudos de interação dos microrganismos com compostos orgânicos e inorgânicos para desenvolvimento de processos de tratamento e/ou recuperação de materiais valiosos presentes em resíduos sólidos urbanos e/ou industriais. Além disso, estudamos a combinação de processos químicos/físico-químicos como alternativa/complementação de rota biológica (POA, membranas).

mgalluzzi@usp.br 

Marcelo Martins Seckler

Desenvolvimento e intensificação de processos de separação com aplicações nos campos ambiental, saúde e energia, respectivamente: (i) processos de cristalização com membranas para descarte zero de efluentes líquidos industriais. (ii) precipitação de nanopartículas metálicas para terapias por entrega gênica. (iii) adsorção para estocagem de gás natural e hidrogênio.

marcelo.seckler@usp.br 

Leonardo Hadlich de Oliveira

Termodinâmica aplicada à Engenharia Química: equilíbrio de fases e propriedades
termofísicas.
Processos de adsorção e absorção a altas pressões: separação de gases contaminantes
(H 2 S, CO 2 etc.) de gás natural e biogás e aumento de escala.
Extração líquida: separação de contaminantes (fenol, furfural etc.) de correntes aquosas.

Martin Schmal

Nanotecnologia Aplicada à Engenharia Quimica. Síntese e Caracterização de materiais nanoestruturados, nanoparticulas, nanocompostos,grafenos e nanotubos modificados com metais. Aplicações em processos de engenharia quimica, células a combustíveis, produtos oxigenados de alto valor agregado.

schmal@peq.coppe.ufrj.br 

Martina Costa Reis

Fundamentos matemáticos da termodinâmica. Sistemas químicos fora do equilíbrio: estruturas dissipativas em sistemas de reação-difusão. Termodinâmica de eletrólitos: equilíbrios de fase, customização e otimização de modelos termodinâmicos e cálculos de propriedades físico-químicas.

martinacreis@usp.br 

Moises Teles dos Santos

Engenharia de Sistemas em Processos (modelagem matemática, simulação, otimização e desenvolvimento de softwares) para projeto de Produtos e Processos derivados da biomassa. Avaliação técnica, econômica e ambiental de processos de descarbonização da indústria química. Modelagem e otimização de processos e supply chain de sistemas de produção de químicos renováveis e biocombustíveis 

moises.teles@usp.br 

Pedro de Alcântara Pessôa Filho

A principal linha de pesquisa é a termodinâmica de sistemas complexos, entendidos como sistemas para os quais a descrição tradicional não é adequada, seja por envolverem compostos como proteínas ou outras biomoléculas, seja por serem constituídos de misturas cuja composição é conhecida apenas aproximadamente, seja por apresentarem estados de equilíbrio envolvendo polimorfismos ou reações em fase sólida.

pedropessoa@usp.br 

Reinaldo Giudici

Engenharia Química, com ênfase em Reatores Químicos, atua principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, simulação e otimização de processos, engenharia de reações químicas, engenharia de reações de polimerização, monitoramento em linha de processos de polimerização

rgiudici@usp.br 

René Peter Schneider

Aspectos fundamentais da formação de biofilmes microbianos, biofouling de membranas filtrantes (microfiltração e osmose reversa), emprego de biofilmes na biorremediação de áreas contaminadas, biofilmes em usinas hidrelétricas (biocorrosão e biofouling) e no saneamento básico (biofouling, biorreatores e biofilmes em redes de distribuição de água potável) bem como na recuperação de rejeitos da Indústria de mineração.

schneiderpqi@usp.br 

Rita Maria de Brito Alves

Modelagem, simulação, otimização e síntese de processos químicos. As atividades de pesquisa incluem análise estatística de dados, modelagem cinética, análise termodinâmica, integração energética e avaliação técnica, econômica e impacto ambiental de processos químicos. As aplicações abrangem problemas da indústria de petróleo, petroquímica, gás natural e conversão de CO2 a produtos químicos.

rmbalves@usp.br 

Roberto Guardani

Modelagem matemática, simulação e otimização, modelos estatísticos multivariados. As aplicações dessas técnicas concentram-se na área ambiental, como processos de tratamento de efluentes e emissões atmosféricas industriais, além de processos envolvendo partículas, como fluidização, cristalização, escoamento multifásico, e no desenvolvimento de técnicas de medição de partículas em processos e na atmosfera.

guardani@usp.br 

Controle de Processos. Modelagem Microfluidica. Otimização Estocástica de Processos Quimicos. Monitoramento Bayesiano de Processos. Biorrefinaria Lignocelulósica. Integração de Processos.

sonwpark@usp.br 

Thiago Olitta Basso

Estudo da fisiologia de leveduras e bactérias empregadas em processos industriais, tais como na produção de biocombustíveis, bem como o emprego de estratégias de engenharia metabólica e evolutiva para a otimização destes processos.

thiagobasso@usp.br