ORIENTADORES

Adriano Rodrigues Azzoni
Clonagem, expressão e purificação de proteínas recombinantes e DNA plasmidial em E. coli. Desenvolvimento de nanopartículas para entrega gênica, em especial utilizando-se proteínas recombinantes modulares.
adriano.azzoni@usp.br

Aldo Tonso
Engenharia de Bioprocessos, com ênfase em: produção de bioprodutos por células animais; monitoramento e controle de biorreatores.
a) Produção da enzima contra câncer Asparaginase pela levedura Pichia pastoris
b) Produção de bioinseticida baculovírus por células Sf9 em biorreatores
c) Produção de etanol a partir de milho e cana de açúcar
atonso@usp.br

Antônio Carlos Silva Costa Teixeira
Processos oxidativos e foto-oxidativos avançados para tratamento de água e efluentes contendo micropoluentes emergentes (fármacos, pesticidas, hormônios etc.). Degradação fotolítica de micropoluentes emergentes em matrizes aquosas ambientais por espécies reativas fotoinduzidas.
acscteix@usp.br

Fluidodinâmica. Modelos teóricos para representar fluxo com propriedades especiais (slug flow) utilizando ferramentas de fluidodinâmica computacional (CFD). Avaliação da fluidodinâmica de diversos reatores. Estudo de cinéticas complexas de polimerização e de processos oxidativos avançados (POAs). Avaliação de outros fenômenos como a dispersão de gases em ambientes fechados e pilha térmica.
ardson@usp.br

Carmen Cecilia Tadini
Novos processos de industrialização de frutas. Filme biodegradável ativo e inteligente. Novos processos em panificação.
catadini@usp.br

Cláudio Augusto Oller do Nascimento
Redes neurais, modelagem matemática, tratamento de água, processos fotoquímicos, biotecnologia.
oller@usp.br

Darci Odloak
Controle de Processos de Sistemas Multivariáveis. Controle Preditivo (MPC) de sistemas petroquímicos e de refino de petróleo. MPC com horizonte infinito para tracking de set-point. Controle robusto com incerteza de modelo. MPC multi-modelos baseado em Desigualdades Matriciais Lineares (LMI). Integração do controle avançado com a otimização em tempo real (RTO). MPC econômico baseado em aproximação de gradiente.
odloak@usp.br

Denise Crocce Romano Espinosa
Reciclagem e tratamento de resíduos e efluentes. Principais áreas de atuação: reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, tratamento de resíduos industriais, tratamento de resíduos da mineração. Hidrometalurgia: processo de lixiviação, extração por solventes, troca iônica, eletrodiálise e eletrolise. Bioprocessamento: biossorção, bioremediação e biolixiviação.
espinosa@usp.br

Simulação, modelagem e otimização. Identificação de sistemas e problemas de identificabilidade, com o objetivo de ajustar modelos à realidade com o cuidado de controlar a incerteza nas predições. Aplicações em modelagem de mecanismos cinéticos complexos, a otimização em tempo real de processos industriais, e mais recentemente no estudo do metabolismo de microrganismos.
galoroux@usp.br

Idalina Vieira Aoki
Estudo da adsorção de inibidores de corrosão sobre metais e a otimização de misturas desses inibidores para diferentes ligas e meios; Obtenção e caracterização de filmes híbridos contendo polissilanos para pré-tratamento de aço carbono, aço zincado e ligas de alumínio. Desenvolvimento de “smart coatings” contendo micro/nano cápsulas contendo inibidores de corrosão ou formadores de filme como agentes de autorreparação.
idavaoki@usp.br

Jorge Alberto Soares Tenório
Processamento térmico e aquoso para obtenção de metais a partir de resíduos ou matérias-primas. Processos de reciclagem e tratamento de efluentes. Oxidação a alta temperatura. No CEPEMA-Baixada Santista, desenvolve projetos de pesquisa na área de meio ambiente e de biossorção , biorremediação e biolixiviação.
jtenorio@usp.br

Jorge Andrey Wilhelms Gut
Processamento térmico contínuo de alimentos líquidos: modelagem, simulação e otimização do processo / aquecimento assistido por micro-ondas e propriedades dielétricas / inativação enzimática e bacteriana.
jorgewgut@usp.br

José Luis de Paiva
Fenômenos de Transporte aplicados a processos de transferência de calor e massa. Estudo de sistemas multifásicos em processos de separação da indústria química.
jolpaiva@usp.br

Leonardo Hadlich de Oliveira
Termodinâmica aplicada à Engenharia Química: equilíbrio de fases e propriedades
termofísicas.
Processos de adsorção e absorção a altas pressões: separação de gases contaminantes
(H2S, CO2 etc.) de gás natural e biogás e aumento de escala.
Extração líquida: separação de contaminantes (fenol, furfural etc.) de correntes aquosas.

Luis Alberto Follegatti Romero
Termodinâmica do equilíbrio de fases na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de separação (líquido-líquido, líquido-vapor, gás-líquido e supercrítica) e modelagem de sistemas homogêneos e heterogêneos com modelos clássicos e avançados.
follegatti@usp.br

Luiz Alexandre Kulay
O Grupo de Prevenção da Poluição (GP2) realiza pesquisas que introduzem a variável ambiental em processos decisórios associados a indústria de processos químicos. Nesses termos, realiza avaliações sistêmicas, baseadas no conceito de Ciclo de Vida, para: (i) identificar focos de impactos nesses arranjos produtivos; e (ii) propor alternativas que tratem de reduzir tais constrangimentos, sempre mantendo suas eficiências de conversão.
luiz.kulay@usp.br

Marcela dos Passos Galluzzi Baltazar
Bioprocessos aplicados a tratamento e recuperação de resíduos sólidos urbanos e industriais. A área de pesquisa envolve estudos de interação dos microrganismos com compostos orgânicos e inorgânicos para desenvolvimento de processos de tratamento e/ou recuperação de materiais valiosos presentes em resíduos sólidos urbanos e/ou industriais. Além disso, estudamos a combinação de processos químicos/físico-químicos como alternativa/complementação de rota biológica (POA, membranas).
mgalluzzi@usp.br

Marcelo Martins Seckler
Desenvolvimento e intensificação de processos de separação com aplicações nos campos ambiental, saúde e energia, respectivamente: (i) processos de cristalização com membranas para descarte zero de efluentes líquidos industriais. (ii) precipitação de nanopartículas metálicas para terapias por entrega gênica. (iii) adsorção para estocagem de gás natural e hidrogênio.
marcelo.seckler@usp.br

Martin Schmal
Nanotecnologia Aplicada à Engenharia Quimica. Síntese e Caracterização de materiais nanoestruturados, nanoparticulas, nanocompostos,grafenos e nanotubos modificados com metais. Aplicações em processos de engenharia quimica, células a combustíveis, produtos oxigenados de alto valor agregado.
schmal@peq.coppe.ufrj.br

Martina Costa Reis
Fundamentos matemáticos da termodinâmica. Sistemas químicos fora do equilíbrio: estruturas dissipativas em sistemas de reação-difusão. Termodinâmica de eletrólitos: equilíbrios de fase, customização e otimização de modelos termodinâmicos e cálculos de propriedades físico-químicas.
martinacreis@usp.br

Moises Teles dos Santos
Engenharia de Sistemas em Processos (modelagem matemática, simulação, otimização e desenvolvimento de softwares) para projeto de Produtos e Processos derivados da biomassa. Avaliação técnica, econômica e ambiental de processos de descarbonização da indústria química. Modelagem e otimização de processos e supply chain de sistemas de produção de químicos renováveis e biocombustíveis
moises.teles@usp.br

A principal linha de pesquisa é a termodinâmica de sistemas complexos, entendidos como sistemas para os quais a descrição tradicional não é adequada, seja por envolverem compostos como proteínas ou outras biomoléculas, seja por serem constituídos de misturas cuja composição é conhecida apenas aproximadamente, seja por apresentarem estados de equilíbrio envolvendo polimorfismos ou reações em fase sólida.
pedropessoa@usp.br

Reinaldo Giudici
Engenharia Química, com ênfase em Reatores Químicos, atua principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, simulação e otimização de processos, engenharia de reações químicas, engenharia de reações de polimerização, monitoramento em linha de processos de polimerização
rgiudici@usp.br

René Peter Schneider
Aspectos fundamentais da formação de biofilmes microbianos, biofouling de membranas filtrantes (microfiltração e osmose reversa), emprego de biofilmes na biorremediação de áreas contaminadas, biofilmes em usinas hidrelétricas (biocorrosão e biofouling) e no saneamento básico (biofouling, biorreatores e biofilmes em redes de distribuição de água potável) bem como na recuperação de rejeitos da Indústria de mineração.
schneiderpqi@usp.br

Rita Maria de Brito Alves
Modelagem, simulação, otimização e síntese de processos químicos. As atividades de pesquisa incluem análise estatística de dados, modelagem cinética, análise termodinâmica, integração energética e avaliação técnica, econômica e impacto ambiental de processos químicos. As aplicações abrangem problemas da indústria de petróleo, petroquímica, gás natural e conversão de CO2 a produtos químicos.
rmbalves@usp.br

Roberto Guardani
Modelagem matemática, simulação e otimização, modelos estatísticos multivariados. As aplicações dessas técnicas concentram-se na área ambiental, como processos de tratamento de efluentes e emissões atmosféricas industriais, além de processos envolvendo partículas, como fluidização, cristalização, escoamento multifásico, e no desenvolvimento de técnicas de medição de partículas em processos e na atmosfera.
guardani@usp.br

Controle de Processos. Modelagem Microfluidica. Otimização Estocástica de Processos Quimicos. Monitoramento Bayesiano de Processos. Biorrefinaria Lignocelulósica. Integração de Processos.
sonwpark@usp.br

Thiago Olitta Basso
Estudo da fisiologia de leveduras e bactérias empregadas em processos industriais, tais como na produção de biocombustíveis, bem como o emprego de estratégias de engenharia metabólica e evolutiva para a otimização destes processos.
thiagobasso@usp.br