Histórico

4 de fevereiro de 2021

Histórico e contextualização

O Programa de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) foi criado em 2011 em decorrência da percepção compartilhada pelos docentes da área de que o domínio estratégico de Células-Tronco, Terapia Celular e Oncologia, por suas especificidades, necessitava da estruturação de um Programa dedicado a essas áreas do conhecimento, que são interconectadas. Fazem parte do núcleo de orientadores hematologistas, oncologistas e pesquisadores da biologia das células-tronco hematopoiéticas normais e neoplásicas que se uniram a investigadores de células pluripotentes humanas e de mamíferos, geneticistas, biólogos, bioquímicos, bioinformatas e oncologistas com o propósito de, com estratégia multidisciplinar, integrar a pesquisa, promovendo intensa colaboração entre os diversos laboratórios.

As pesquisas em desenvolvimento estão alinhadas a dois programas de pesquisa inovadores e imbricados: o Centro de Terapia Celular (Centro de Excelência em Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID-FAPESP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-tronco e Terapia Celular (INCTC-CNPq/FAPESP). Sendo considerados como os novos paradigmas para a organização de pesquisa científica no Estado de São Paulo e no País, estes programas exigem excelência em pesquisa, transferência de conhecimentos para o setor produtivo, difusão e ensino. Foi natural, portanto, o surgimento deste programa de pós-graduação ligado intimamente aos dois Centros.

O Programa é totalmente alinhado à Política Nacional de CT&I e pretende integrar, modernizar, criar ambiente favorável à inovação, disseminar conhecimentos e formar pessoal de alto nível nessa área estratégica da ciência mundial de forma a abrir novas perspectivas para a melhoria da atenção à saúde.

A modalidade é oferecida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP em parceria com o Centro de Terapia Celular) e o Hemocentro de Ribeirão Preto.