As áreas de concentração “Células-tronco e terapia celular” e “Diferenciação celular normal e neoplásica” estão alinhadas ao perfil multidisciplinar do núcleo de orientadores com várias formações: médicos hematologistas, oncologistas, geneticistas, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, bioinformatas e odontologistas que se reuniram com o propósito de integrar a pesquisa, havendo intensa colaboração entre os diversos laboratórios para a realização dos projetos de pesquisa bem como para o oferecimento de disciplinas com objetivo de formar os egressos no perfil desejado pelo programa. Os orientadores do programa atuam de forma alinhada, colaborativa, e multidisciplinar entre as áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos de pesquisa de forma que existe uma coerência com disciplinas, dissertações, teses e produção bibliográfica.
O PPG tem registrado 5 linhas de pesquisa distribuídas entre as 2 áreas de concentração. Para a área de concentração Células-tronco e Terapia Celular, as linhas de pesquisa são Célula Tronco Somática, Célula Tronco Pluripotencial e Estudos Clínicos e pré -Clínicos em Terapia Celular. Para a área de concentração Diferenciação Celular Normal e Neoplásica, as linhas de pesquisa são Células Tronco Neoplásicas e Marcadores Tumorais. Para cada linha de pesquisa, existem de 2 a 6 projetos de pesquisa associados, de forma a garantir a coerência, consistência, abrangência com as áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa em andamento e com as áreas de atuação dos docentes de forma a propiciarem ambiente de ensino-aprendizagem e de pesquisa inter/multidisciplinar adequado e formação sólida. Ao longo do quadriênio, o PPG teve 24 projetos de pesquisa, dos quais, 6 projetos de pesquisa foram encerrados, de forma a manter a organização de forma equilibrada, hierárquica, sem sobreposição, com integração de docentes em projetos e disciplinas. Ao final do quadriênio, o PPG apresenta 18 projetos de pesquisa ativos, distribuídos em 5 linhas de pesquisa e 2 áreas de concentração. O número de docentes que participam de cada projeto de pesquisa varia de 1 a 12, fato que evidencia a interação e coerência entre os docentes, linhas e projetos de pesquisa.
Há, portanto, grande complementaridade e sobreposição na investigação científica nas áreas de oncologia clínica, células-tronco e terapia celular. Para fins pedagógicos e programáticos, o Programa contempla duas áreas de concentração, subdivididas nas seguintes linhas de pesquisa:
1 – Células-Tronco e Terapia Celular:
1.1 Células-Tronco Somáticas;
1.2 Células-Tronco Pluripotenciais
1.3 Estudos Pré-Clínicos e Clínicos em Terapia Celular.
2 – Diferenciação Celular Normal e Neoplásica:
2.1 Células Tronco Neoplásicas;
2.2 Marcadores Tumorais.