A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promoveram, nos dias 9 e 10 de setembro de 2021, a oficina on-line Reescrita de Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas.
A oficina integrou o projeto Decisões Judiciais Feministas, que acompanha experiências de outros países na coordenação de esforços colaborativos entre acadêmicas feministas e profissionais do campo jurídico para o exercício de reescrita de decisões judiciais a partir de uma perspectiva feminista. O objetivo foi avaliar como o raciocínio jurídico feminista pode transformar decisões judiciais ou torná-las mais sensíveis aos interesses, necessidades e perspectivas de mulheres e de outros grupos marginalizados.
Foram realizadas duas mesas-redondas ao longo dos dois dias. Da primeira, Histórico e experiências dos Projetos de Julgamentos Feministas, participaram como palestrantes as professoras da Kent Law School Rosemary Hunter e Erika Rackley e a subdiretora de Pesquisa de Pós-Graduação Julie McCandless, todas elas ligadas à Universidade de Kent, no Reino Unido. Da segunda, Construindo o Projeto de Julgamentos Feministas no Brasil, participaram pesquisadoras e acadêmicas de instituições como Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre outras.
O evento foi transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube e pode ser conferido na íntegra pelos links a seguir.