https://sites.usp.br/ebt/wp-admin/post.php?post=25126&action=edit
♦ Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] – Currículo Lattes – Informações Adicionais1º Fórum Pedagógico Online (Janeiro / Fevereiro 2011) – Abordagem Articular: Docente e a Dialógica Educacional / página 2
PARDINI, L.C. FORP/PAE (Disciplina): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia – Histórico. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011, ISSN 2448-1181
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), da Universidade de São Paulo (Portaria GR 3588) objetiva aprimorar a formação do Pós-graduando (Mestrado e Doutorado) com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) com ferramentas pedagógicas para atuar em atividade didática, no Curso de Graduação Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tem como principal objetivo é aperfeiçoar a formação do Educando (Pós-Graduando) para atividade acadêmicas (Ensino e Aprendizado).
Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) a Disciplina Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia está contida no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / Pr-PG / / USP) com o Proposta Educacional com os conteúdo sinalizadores: Comunicação, Emissor (Professor); Receptor (Aluno), Metodologia e Técnicas de Ensino em Odontologia (Metodologias: Tradicional e Contemporânea), Foco Educacional (Aula Expositiva e Expostiva Dialogada), Estruturação de Disciplina, Material Pedagógico, Avaliações: Apresentação (Docente)e dos Alunos (Pós-Graduação “feedback” ).
A Disciplina é extremamente necessária para conscientizar do aluno (Pós-Graduação) quanto aos melhores meios e materiais pedagógicos disponíveis (convencional ou multimídia).
O aluno de Pós-graduação (futuro profissional – professor) trabalhará com alunos da graduação (geração y – geração da Internet) que estão conectados (table, smartphone) que são receptores interativos de ensino e aprendizado das atividades pedagógicas. .
Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (” Pós-Graduação”) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras (USP – PODAE – Laciro).
REFERÊNCIAS
◊ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programas de Pós-Graduação (PgPG): Programa de Odontopediatria (Pg:Odontopediatria) / Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Recebido: 15/01/2011 – Publicado: 01/02/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181