Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
14/05/2014

Gestão Educacional

Gestão Educacional e Telessaúde amplia a atuação, desde 2004, no Site PODAE (Equipe), da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP – Regimento – MAPS), da Universidade de São Paulo (USP). Conteúdos foram disponibilizados na modalidade de interatividade online denominada de: Tele-Saúde (Telessaúde)

Gestão Educacional e  Tecnologia Educacional contribuindo com as inovadoras ferramentas virtuais como . Facilitar e estimular as atividades comportamentais do Aluno (Aprendiz) com foco no Ensino e a Aprendizado interativo compartilhado as práticas docentes – a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem no cursos da área de saúde, no Brasil evitando a a prática de “educação bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão das informações, cargas horárias, pouca integração das disciplinas e exclusivamnte apoiado em aulas expositivas, fato este abordado por pesquisadores (ROZENDO et al, 1999).

Site Tele-Saúde (Telessaúde) as atividades interativas contribuíram para a formação do Grupo de Pesquisa – PODAE realizando as ações assertivas e compartilhadas em Educação Superior.

Gestão Educacional e Telessaúde no Brasil, contribui para a Inclusão Digital e a Inclusão Social estimulando a participação no conhecimento gerando a disseminação da Tecnologias da Informação (TI) em ambiental virtual tecnológico, centrados no Ensino e NO Aprendizado.

Gestão Educacional na FORP visa estimular as ações educadoras preventivas e empreendedoras auxiliando o Ensino e Aprendizado ampliando a qualidade da Saúde Bucal associado com as habilidades, competências e atitudes comportamentais do Ensino e do Aprendizado com apoio dos conhecimentos e os instrumentos pedagógicos facilitadores educacionais.

O Curso de Graduação (Odontologia – FORP) segue as orientações do Conselho Nacional de Educação e as orientações das Pró – Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, com todas as informações agrupadas no Portal Sistemas USP.

A Equipe do PODAE desenvolve e apoia a Gestão Midiática dos Laboratórios, dos Grupos de Pesquisa e dos Centros de Pesquisas com as participações voluntárias e efetivas dos Funcionários e dos Docentes associados com a Agência USP de Inovação tendo como fator desencadeante a divulgação em Sistemas Midiáticos de Livre Acesso tendo como Referencial Teórico da Produção Científicas -USP dos Pesquisadores (USP) e acervo do Banco de Tese.

As interações visam incentivar as participações nas atividades reflexivas na Inclusão Digital brasileira promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

As atualizações educacionais estão centradas nas áreas da Saúde Bucal (Odontologia) em conformidade com as recomendações das entidades Nacionais e Internacionais: Organização Mundial de Saúde (WHO), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Portal Sustentabilidade e Portal Brasil.


2014: Reformulado pela Equipe do PODAE e auxiliado pela Equipe da “Incubadora de Sites” (USP)


 Desde 2004, o Prof. dr. Luiz Carlos Pardini é Responsável pelo site do PODAE. Membro da Comissão de Informática (FORP). Currículo Lattes Indicadores de ProduçãoResearchGate – Academia.edu – –


O site do PODAE amplia as atividades em multimeios com os conhecimentos atualizados (técnicos e científicos) expandindo a globalização da comunicação virtual. Divulgar o Ensino e o Aprendizado não se limita apenas em sala de aula (Aulas Expositivas). Nas atividades Online (Teleodontologia – Tessaúde) o professor (Teleconsultor) contextualiza as informações com os métodos educacionais midiáticos apoiados em propostas pedagógicas motivadoras gerenciando as atividades educacionais e mediando os conflitos na aprendizagem. A Gestão Educacional Participativa é o foco central do saber.